São muitos os motivos que fazem um computador ficar “lento” saber especificamente o que está causando esse transtorno é o diferencial na hora que sua máquina te deixar na mão. Há algumas ferramentas no seu sistema operacional que merecem certa atenção quando você precisar fazer uma pequena “investigação”.
Por Que Afinal Ele Está Lento?
Você está usando seu computador e, do nada, as coias começam a acontecer bem mais devagar do que de costume. Você clica em um programa e ele só é aberto depois de vários segundos e instabilidade. Primeiramente a causa pode ser escassez de memória RAM, mas não é disto que se trata esse post. Vamos falar sobre processos lentos. Muitas vezes alguns processos comuns do Windows podem fazer seu computador ter um colapso bem na sua frente. Outras vezes, algum programa mal intencionado pode estar agindo pelas suas costas. Processos são tarefas que seu computador faz correr para que os programas e tudo o mais funcione corretamente. Um programa pode usar um ou mais processos para funcionar assim como cada processo pode conter um ou mais serviços. O ponto é que alguns processos podem estar consumindo mais recursos que seu computador pode de fato fornecer.
O Gerenciador de Tarefas
O gerenciador de tarefas é uma ferramenta poderosa para o monitoramento dos processos rodando em seu computador. Com ele você pode verificar individualmente as tarefas que sua máquina está executando e o quanto de recursos computacional está sendo requisitado para ela. Processos gastões de recursos podem ser encontrados a partir daí. Para abrir o gerenciador de tarefas clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione “gerenciador de tarefas” ou digite o comando ctrl+alt+Del. O gerenciador de tarefas se abrirá na aba aplicativos. Essa aba pode ser útil na hora de fechar programas que estejam sendo “desobedientes”.
Clique na aba processos. Nessa aba você tem controle sobre todos os processos que estão correndo na sua máquina e a demanda de recurso computacional que eles estão requisitando. Recurso computacional pode ser definido pelo número de cálculos por segundo demandados ao processador, a carga de memória RAM requisitada, o acesso ao disco rígido e recursos gráficos.
Ao lado do nome de cada processo está a coluna que relaciona a porcentagem de uso do processador demandado para esse processo. Ao lado direito, na terceira coluna, fica a coluna que monitora o uso de memória RAM. Processos que demandam porcentagens grandes de processamento ou cargas altas de memória RAM são os processos responsáveis por seu computador estar lento.
Informações Importantes
Com essa informação em mãos você pode pensar em uma solução para o problema, seja ela não abrir mais aquele programa que estava causando lentidão ou um upgrade nas suas configurações. Cuidado para não sair fechando processos no gerenciador de tarefas sem saber o que está fazendo. Alguns processos são de extrema importância para o sistema operacional e podem desestabilizar totalmente sua máquina.
Por Thiago Resende