Mais Luxo no Celular

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está chegando a patamares nunca antes imaginados. Isso dá para abrir pensamentos de como é importante que os seres humanos tenham a consciência de onde vem e para onde vão, pois terão tecnologia suficiente para poder armazenar tais informações com bastante eficiência. Além disso, a tecnologia chegou a tal ponto que é possível fazer previsões mais realistas de como a humanidade vai caminhar daqui uns anos, não é mesmo?

Desde quando os seres humanos passaram a ter grande relevância no planeta Terra, período esse que está relacionado intimamente com o fato de que para que eles pudessem sobreviver era necessário que eles desenvolvessem tecnologias, é que nós podemos ter certeza que, se eles não tivessem feito isso, com certeza não estaríamos por aqui hoje.

Pode parecer bastante irrisório uma machadinha ou uma lança, por exemplo, só que, o nível de raciocínio que o homem primitivo teve de chegar nessa época foi de um tamanho absurdamente grande. Depois disso, demorou milhares de anos para que ele pudesse, por exemplo, desenvolver a roda, que é um dos principais itens que a humanidade já teve acesso em toda a sua existência.

E, hoje, podemos dizer que os nossos celulares, esses aparelhos maravilhosos que tiramos nossas fotos e nos comunicamos com as outras pessoas são um caso de tecnologia que nunca se viu coisa igual em qualquer outra época. Na verdade, vimos sim: ele é um sucessor natural e direto do nosso telefone fixo. Porém, a tecnologia empregada nos dispositivos eletrônicos nem pode ter comparação com o que é empregado nos telefones que estão sob as nossas mesas de canto em nossas casas.

iPhone 6S Feito em Ouro e Diamantes

iPhone 6S Feito em Ouro e Diamantes

E, aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobrea história do celular. Confira:

O Celular: História

Em uma definição mais técnica, o celular se caracteriza como um aparelho que é dotado de uma tecnologia que permite fazer diversas ligações para aparelhos que estão remotos um do outro, sem a necessidade de um fio conectando a uma antena, por exemplo. Para que os celulares consigam funcionar, é necessário que existam antenas capazes de captar os dados e transmitir aos seus respectivos donos.

O telefone foi uma grande invenção do século XIX. Alexander Bell, o seu criador, criou a companhia Bell, que era a responsável por instalar as redes de telefone fixo e fazer com que as pessoas pudessem se comunicar por meio desses aparelhos. Atualmente, essa companhia ainda existe, só que por um outro nome: AT&T. É a maior companhia de telefonia dos EUA, abrangendo agora, também, além da telefonia fixa e de celular, serviços de internet e de televisão por assinatura.

Os Primórdios do Celular

Pode-se dizer que os primeiros ancestrais diretos do celular foram os comunicadores que eram utilizados em barcos e em aviões para comunicação em terra desses veículos. O Bell Labs, mais uma vez, foi um dos pioneiros na criação desse aparelho, nos anos 1940. A Ericsson, que, junto com a Sony, foi uma das principais fabricantes de telefone celular nos anos 2000, também desenvolveu uma tecnologia semelhante nos anos 1950.

Também nos anos 1950, uma potência acabara de desenvolver o seu primeiro celular: se tratava da União Soviética que, em 1955, mostrava ao mundo o seu aparelho, que tinha mais de um quilo, além de ter inacreditáveis um quilômetro e meio de alcance. Anos depois, a URSS apresentou diversos melhoramentos do modelo que foi apresentando cada vez mais melhorias consideráveis se formos analisar o conjunto da obra desde o seu início.

Case Dourada Espelhada Para Samsung J5

Case Dourada Espelhada Para Samsung J5

Mas, o grande pontapé mesmo nessa indústria veio quando o engenheiro Martin Cooper, que trabalhava na Motorola, desenvolveu e apresentou ao mundo, em 1973, o DynaTAC 8000X. Com ele, foi possível realizar a primeira ligação de um celular para outro da história. Porém, ele só viria a ser comercializado dez anos depois, em 1983. Ainda assim, era um aparelho muito grande e caro para a maioria das pessoas.

Os Anos 1990

Os anos 1990 foram bastante cruciais para o desenvolvimento da tecnologia do celular. Isso porque, com essas tecnologias, foi possível que as pessoas pudessem se interessar por esses aparelhos. Em 1991, o novo padrão de transmissão de dados, o 2G, foi apresentado para o mercado, que, em êxtase, aprovou o uso dessa tecnologia, que permitia, entre outras coisas, a possibilidade de as pessoas transmitirem SMS uma entre as outras.

Em 1993, o primeiro passo para o desenvolvimento dos smartphones que temos acesso hoje foi dado, que é o caso do IMB Simon, que apresentava a conexão 2G e uma tela sensível ao toque. Outros aparelhos nesse sentido também apareceram, como é o caso do Apple Newton e de um aparelho apresentado pela HP.

Em 1998, com a chegada de uma nova conexão de dados, dita por 2.5G começava a chegar aos aparelhos de celular, sendo que a evolução nesse caso foi, justamente, a adição da internet para que esses aparelhos pudessem acessar conteúdos de mídia por onde estivessem. Nesse ano, também, aconteceu o primeiro download de dados utilizando um celular, na Finlândia e, em 1999, esse sistema completo de internet já estava disponível em todo o território do Japão.

Bumper Dourado Para iPhone

Bumper Dourado Para iPhone

Só que o pessoal não contava com o grande estouro da internet: em 2001, depois da incrível demanda por dados da internet, foi necessário o lançamento, no Japão, da rede 3G, sendo o primeiro aparelho da linha lançado no mesmo ano. Essa conexão permitia um acesso ainda maior à internet, bem como, também, a possibilidade de uma maior fluidez do uso dele em celulares que tivessem essa tecnologia disponível.

O Luxo dos Celulares

Se compararmos os celulares atuais com os que foram produzidos há 10 anos atrás podemos facilmente observar as grandes diferenças que eles tinham, principalmente em seu formato e em suas funcionalidades. Muitos diziam, inclusive, que o celular nunca iria sair daquilo que fora proposto para ele: de servir como um telefone que só fazia chamadas.

Hoje, fazemos muito mais do que isso: tiramos fotos, movimentamos nossa conta bancária, conseguimos ficar sabendo de eventos que ocorreram em tempo real do outro lado do mundo, entre muitas outras coisas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.