A internet está aí. De fácil e rápido acesso para qualquer um que quiser usufruir de suas capacidades. Mas enquanto as pessoas usam a internet para se divertirem e relaxarem, saiba que é possível usar tão poderosa ferramenta para ampliar seu currículo e encontrar ótimas oportunidades de trabalho.
Networking pode ser traduzido do inglês como “trabalhando na rede”. É a atitude de usar a rede mundial de computadores para beneficiar seu trabalho e expor suas qualificações.
É uma grande vantagem utilizar de networking, desde que ele ajuda a aumentar seus contatos profissionais e mostrar para o mundo inteiro do que você é capaz de fazer na área de atuação profissional. Veremos direito como isso funciona.
Aproveitando as Redes Sociais
Não há sucesso maior na internet do que as redes sociais. Praticamente não existe um internauta que desfrute dessas gigantescas comunidades virtuais que conectam pessoas do mundo inteiro de maneira que, não se pode discutir, extremamente eficiente. Mas o que as pessoas deixam de enxergar é, a oportunidade que essas redes apresentam para que você leve ao mundo seus talentos.
Saiba explorar as redes sociais. Orkut, Facebook, LinkedIn e diversos outros são exemplos perfeitos disso. São nesse sites que você pode contatar diversos profissionais da sua área de atuação ou de interesse.
Faça amizades com pessoas que podem te ajudar a divulgar seu trabalho e que tenham mais experiência do que você; eles serão de muita ajuda. Atualmente, vem crescendo o número de grandes nomes a terem perfis em redes sociais – donos de grandes empresas ou segmentos, por exemplo.
Na rede social LinkedIn, por exemplo, você pode encontrar empregos filtrados através de seu currículo (previamente feito na hora do cadastro), encontrar profissionais semelhantes a você e se juntar a grupos de interesse em comum. Essa é uma poderosa ferramenta de networking.
Não se Afobe
Mas tome cuidado, pois criar perfis eletrônicos pode lhe prejudicar do mesmo modo que te ajuda em sua carreira.
Planeje sua entrada na rede.
Não entre apenas porque é uma modinha. Entre apenas naquelas redes e grupos nas quais você se destaca ou tem aptidões; não entre em um grupo sobre mecânica se a sua área é a de psicologia. Nunca perca oportunidades de aumentar sua rede de amigos, mas selecionando os contatos da mesma forma que seleciona os grupos.
Não crie perfis mentirosos ou que contenham habilidades falas e que você não domina. O maior perigo de estar em uma rede aberta ao público é exatamente o fato dela ser pública.
Tenha noção de que as informações que você prover na rede podem circular para o ouro lado do planeta. Logo, é um enorme perigo se envolver com grupos satíricos, do tipo “Odeio meu chefe”. Seu futuro chefe pode e certamente irá estar vendo isso, e logo você perderá uma vaga de emprego.
As empresas atuais sempre checam as relações virtuais dos candidatos de vagas para sua empresa.
Porém, tomadas as devidas precauções, você não terá nada a temer quando entrar nas redes sociais e grupos na internet. Lembre-se sempre, a internet é um local aonde muitos tesouros se escondem. Você só precisa procurá-los com cuidados e trata-los com delicadeza. Com calma, dedicação e comportamento, o networking pode te abrir portas para uma ótima carreira profissional.