Ensino Digital

No mundo em que vivemos atualmente, o mercado de trabalho é algo disputadíssimo. Faltam vagas, na maioria das vezes, para aquelas pessoas que não são tão capacitadas ou que começaram a trabalhar agora, tendo pouca experiência ou ausente de algum requisito para preencher aquela vaga de emprego.

Para que você não seja imediatamente ignorado no momento da leitura de seu currículo, está tornando-se cada vez mais necessário ter em sua ficha algum tipo de curso técnico ou instrução superior. É normal, atualmente, que a mais enxuta vaga de emprego peça que o trabalhador tenha fluência mínima de inglês, ou algum conhecimento de informática.

Aprendizado

Porém, o que fazer quando não se tem esses e outros conhecimentos? Um curso técnico infelizmente é algo que não é viável para muitas pessoas, principalmente em relação aos altos custos se for feito em uma instituição de qualidade. Vários outros alegam faltam de tempo para se dedicarem a estudos avançados, e finalmente, os mais difíceis casos, aquelas pessoas que não possuem nem mesmo a instrução básica por qualquer motivo.

A necessidade de profissionais formados exigida pelas empresas desespera muitas pessoas na hora de procurar um emprego. Mas se você não tem dinheiro ou tempo hábil de freqüentar cursos técnicos ou então de aprender os ensinos básicos, saiba que o mundo cada vez mais informatizado ajuda você a superar obstáculos e conquistar vagas melhores no mercado de trabalho.
Iremos conhecer agora os cursos on-line.

Aprendendo em Casa

Que a rede mundial da internet é uma mão na roda para resolver vários empecilhos e facilitar a vida humana, já é conhecido. Agora o que poucos sabem é a possibilidade de encontrar ensino de qualidade no mundo virtual.

Os cursos on-line são uma ótima pedida para pessoas sem dinheiro e tempo, ou que não podem se locomover para o lugar das aulas, tanto por indisponibilidade horária ou qualquer motivo pessoal. Não há muito para explicar: trata-se de cursos (gratuitos na grande maioria dos casos) de disciplinas avançadas, ensino básico (médio e fundamental), ou reforço para aqueles que logo prestarão provas ou concursos.

É possível, na primeira categoria citada, encontrar quase infinitos tipos de cursos: informática (básica, média a avançada, abrangendo suas diversas modalidades como hardware e programação), línguas estrangeiras (geralmente espanhol e inglês), administração, artes, área de sustentabilidade, TI, indústria têxtil, empreendedorismo, e etc.

Cursos

Já nas segundas e terceiras categorias, é possível estudar, sobretudo, gramática e escrita criativa, matemática e outras matérias comuns ao ensino médio e fundamental.

Os cursos, por serem on-line, podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando ter um computador com acesso à rede. Em sua maioria os cursos apenas pedem rápidos cadastros em seus sites e pronto: não importa a idade, classe social ou região que você mora, já é possível estudar pela internet. Em alguns casos, é possível adquirir até mesmo um certificado após a conclusão dos cursos – imprimindo o mesmo após o término – que adiciona mais qualificação ao seu currículo profissional.

Está Interessado?

Então aí vão algumas dicas de boas escolas virtuais nas quais você pode acessar e começar a estudar agora mesmo.
A Fundação Bradesco sustenta o projeto Escol@ Virtual, que oferece cursos gratuitos e com certificado em várias áreas interessantes, como administração financeira, banco de dados, desenvolvimento de aplicativos, informática e programas de escritório (Office). O registro é gratuito, e uma vez iniciado o curso, você pode pará-lo e retomá-lo quando bem entender, desde que seja feito no prazo dado (que depende da duração estimada do curso).

A Fundação SEBRAE oferece dez cursos gratuitos, sendo eles: Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, D – Olho na Qualidade, Gestão de Cooperativas de Crédito, Atendimento ao Cliente, Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança, Empreendedor Individual, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio e MEG – Primeiros Passos para a Excelência. Mas atenção, os cursos do SEBRAE não acompanham certificado na conclusão, não que isto diminua a qualidade dos cursos.

Inscrição

Outra boa pedida são os cursos on-line do SENAI. Fica claro, porém, que todos os cursos da instituição são pagos, sendo o preço de cada curso. Oferece vários tipos diferentes, como na área de Metalmecânica, Eletrotécnica, Gráfica e Editorial, Mecatrônica, Têxtil e Vestuário e diversos outros. Vale ressaltar a ótima qualidade dos cursos do SENAI, que contam com certificados de conclusão e muitas vezes com material impresso.

Por fim, mas não menos importante, o ENVEST é um curso preparatório gratuito para aqueles que pretendem prestar o ENEM. Possui então revisões das matérias mais importantes estudadas no ensino médio para que você passe na prova com mais facilidade e habilidade. Por ser apenas reforço, não possui certificado.

Com esses cursos, certamente você estará apto a ganhar melhores vagas de emprego na área em que você quiser. Mas não vá com muita sede ao pote: calcule e planeje o tempo que você disponibilizará para os cursos, e de modo algum se matricule em vários ao mesmo tempo. Será uma perda de tempo, desde que será impossível manter-se focado em todos e isso fará se rendimento cair.
Boa aula!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.