Educação Tecnológica e Políticas na Formação do Professor Gestor

A tecnologia sempre esteve muito presente em nossa vida, não é mesmo? Pois bem. Durante muitos e muitos anos, o ser humano sempre se viu rodeado de tecnologia, por onde ele passava. Basta lembrar que, se o ser humano não tivesse buscado táticas para poder sobreviver por aqui, muito provavelmente não estaríamos no século XXI.

Quando nós falamos de tecnologia, estamos falando de tudo aquilo que o ser humano conseguiu desenvolver perante os anos e que, até hoje, ainda utilizados de maneira direta ou indireta. Talvez, a tecnologia mais rudimentar já criada pelos seres humanos é, justamente, as ferramentas para a caça, como as machadinhas e as lanças. Elas ajudavam a perfurar a carne com maior facilidade, além de ser mais preciso nas caças, já que a lança ajudava a abater a presa mais facilmente.

O Ser Humano

Depois disso, quando o ser humano começou a entender o seu papel no planeta Terra, isso já não era mais tão excitante. Uma das principais demandas do ser humano que surgiu foi justamente a necessidade de carregar de um lado para outro grandes objetos, mas de uma maneira mais facilitada. E o que ser humano pensou então? Claro! Por que não criar um mecanismo que ficasse mais fácil para poder fazer o transporte desses tipos de produtos? E,  com isso, o ser humano percebeu que era possível transformar os grandes troncos de madeiras em materiais roliços, colocando os objetos sobre esses troncos e fazendo com que eles pudessem deslizar mais facilmente de um lugar para outro.

É a partir daí que a roda começa a surgir. Depois de muitos e muitos anos de desenvolvimento, ela passou a ter a configuração que possuí hoje. Basta só dizer que a roda é muito antiga. Porém, o pneu é relativamente recente: no fim do século XIX é que ele começou a aparecer e, acoplado à roda, hoje, tornou possível que muita coisa acontecesse.

Atualmente, a tecnologia, principalmente a relacionada à informática e demais eletrônicos é de grande importância para a sociedade. E, como a sua presença está cada vez mais sem passar despercebida, existem discussões de como usar essa tecnologia a favor de uma das principais bandeiras de um país: a educação. No nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco sobre como a tecnologia está ajudando os professores a melhorar ainda mais o seu trabalho. Confira:

A Tecnologia E  A Sala de Aula

Como você deve bem saber, a educação é um dos principais alicerces para que um país possa crescer e se destacar no mundo todo. Vários países desenvolvidos, como é o caso da Finlândia e do Japão, apresentam índices educacionais bastante elevados. O Brasil, infelizmente, ainda está longe de chegar a um patamar digno de país desenvolvido. Porém, ele deu alguns passos nessa direção.

Embora o ensino básico não seja muito desenvolvido, principalmente o médio, o Ensino Superior é um dos mais respeitados do mundo. Em vários rankings internacionais, muitas universidades brasileiras, principalmente as Federais, saem na frente em quesito qualidade de ensino e de pesquisa. Por conta disso, o investimento maciço sempre foi feito em Ensino Superior, embora o ideal seja um investimento equilibrado tanto no ensino básico quando nas camadas mais superiores.

Vários são os problemas a seres sanados para que a educação brasileira possa atingir uma posição de respeito perante o mundo. E, uma delas, talvez, seja a valorização do profissional que se dispõe a ensinar os outros. Ou seja, estou falando claramente da valorização do professor que, no Brasil, não acontece.

Piso Salarial

O único estado que tem um piso salarial para professores de respeito é o estado do Maranhão, que, durante o governo de Flávio Dino, assinou a alteração do piso, que passou a ser maior inclusive que a do próprio país. Mais uma vez, os professores de ensino superior saem na frente, por terem remunerações bem mais satisfatórias.

Além disso tudo, é importante reformular a grade das disciplinas a serem ministradas, incluindo matérias que estejam mais paralelas ao que se quer ensinar. O sistema implantado no Brasil já está ultrapassado há décadas, sendo que há um grande risco de as gerações futuras não conseguirem posições profissionais de respeito por conta desse atraso.

O que é proposto como novidades a serem implementadas em sala de aula é, justamente, a educação tecnológica, isso é, a colocação do contato entre o aluno e a tecnologia, para que ele possa ter a criatividade de criar coisas com elas e, assim, poder revolucionar o mundo onde vive. Além disso, uma das outras propostas é instituir o ensino de práticas econômicas e empreendedoras, visando que o aluno saia da escola não somente apreendendo a ler e a escrever: é necessário que ele seja preparado para a vida, a fim de evitar que problemas que poderiam ter sido solucionados na época de escola possam vir a assombrá-los em um futuro não muito próximo.

Como Aplicar As Tecnologias Em Sala de Aula?

Talvez, um dos principais problemas em relação à tecnologia em sala de aula é, justamente, a falta de atenção dos alunos ao utilizarem os computadores e celulares. Itens que poderiam ser muito bem empregados para incrementar ainda mais o conhecimento. Felizmente, com o desenvolvimento de aplicativos interativos, a prática de ensino ficou ainda mais facilitada: o professor tem a seu dispor uma série de ferramentas que podem unir o uso desses dispositivos eletrônicos com o ensino, como, por exemplo, jogos de perguntas que podem ser feitos em tempo real com a participação de todos os alunos.

Outra forma que o governo encontrou para que os professores pudessem se acostumar com a tecnologia em sala de aula é, justamente, a inclusão de tablets em kits educacionais distribuídos entre esses professores. Esses tablets estão equipados com diversos tipos de aplicativos que visam ajudar a facilitar a difusão de conhecimento entre alunos, por diversos tipos de plataformas.

Além disso, uma outra forma de fazer com que a tecnologia estivesse presente entre os alunos é, justamente, a inclusão de sistemas de rede de internet de alta velocidade, que propiciasse a pesquisa e o estudo feito na internet diretamente com os alunos e professores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.