Mesmo quem tem um computador novo diante de si pode melhorar o desempenho da sua máquina. Um PC enfrenta todos os dias diversos obstáculos para o funcionamento otimizado como não ter os programas recomendados ou apresentar configurações que o limitam.
Esses eventuais problemas de desempenho podem ser resultantes da maneira como o usuário está usando a máquina e não necessariamente do sistema operacional Windows. Então se houver um uso mais consciente é possível evitar travamentos e perdas de horas de trabalho. Vamos entender como melhorar o desempenho do PC?
Dicas de Como Melhorar o Desempenho do PC
No dia a dia de uso do computador é essencial ficar atento para algumas coisas que podem melhorar o seu desempenho diminuindo as chances de ataques e vírus assim como tornando a conclusão de processos mais rápida.
Ajuste de Configurações Gerais do Windows 7
Uma forma bastante prática para tornar melhor o desempenho da sua máquina é fazer ajustes nas configurações do Windows. O objetivo dessas adaptações é fazer com que o computador realize seus processos com mais rapidez e eficiência. Saiba que é possível melhorar muitas coisas no seu computador sem precisar realizar novas instalações. O ideal é procurar por um programa de configuração geral chamado “msconfig” no menu Iniciar.
Usando essa ferramenta, disponibilizada pelo próprio Windows, é possível melhorar os processos de inicialização além dos programas que são iniciados automaticamente pela sua máquina. Elimine o maior número de processos possível, devem ficar somente aqueles que são cruciais como os aplicativos de segurança, drivers de placas de som e vídeo, spyeares, antivírus e firewalls. Porém, antes de sair eliminando os processos informe-se a respeito do que cada um faz para não acabar cometendo erros.
Ícones na Área de Trabalho
Muitas pessoas gostam de ter diversos ícones na área de trabalho da sua máquina para tornar mais fácil o acesso a pastas e programas. Contudo, isso pode afetar o desempenho do PC haja vista que cada item na área de trabalho demanda um tempo de processamento para que seja carregado. Sempre que você acessa o seu desktop faz com que mais processos sejam realizados.
Não bastasse ainda há um recurso no Windows que faz com que parte desse processamento permaneça guardado na memória de trabalho da sua máquina. A recomendação é manter uma quantidade mínima de ícones e itens realizando limpezas constantes no desktop. Seja criterioso sobre o que realmente precisa de um acesso tão rápido.
Ícones Fixos no Menu Iniciar e Barra de Tarefas
O Windows tem uma ferramenta que permite fixar ícones dos programas na barra de tarefas tornando mais rápido o acesso aos mesmos. Você só precisa clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone que deseja fixar e clicar em “Fixar esse programa”. Se quiser remover um item da barra deve fazer o mesmo procedimento escolhendo “Desfixar o programa”.
Também é possível realizar esse procedimento para o Menu Iniciar, ficam aparentes os programas abertos ou instalados recentemente além dos mais utilizados. É possível fixar alguns deles para que sejam mais facilmente acessados. Realize o mesmo procedimento clicando sobre o ícone com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Fixar no menu iniciar”. É válido ressaltar que se deve fixar somente programas de uso constante como os navegadores de internet para evitar poluição visual e que a máquina fique lenta.
Arquivos e Pastas Organizados
Ter um sistema lógico e claro para organizar suas pastas e arquivos não necessariamente impacta na rapidez de processamento do PC, mas torna mais simples encontrar o que você precisa em seu dia a dia. Crie um sistema para nomear pastas evitando que fiquem com nomes parecidos e cuide para não ter arquivos duplicados, eles podem pesar na máquina.
Tenha Antivírus
Uma maneira de preservar o bom funcionamento da sua máquina a médio e longo prazo é instalar um bom antivírus. Há uma grande variedade de programas gratuitos para essa finalidade. Independente de optar por uma versão grátis ou paga saiba que em muitos casos o antivírus poderá deixar o PC mais lento, em particular quando estiver realizando varreduras ou atualizações.
Contudo, mesmo com esse ‘prejuízo’ é fundamental ter um programa de proteção. Afinal, passar por alguns momentos de lentidão não é nada comparado com a tranquilidade de ter uma máquina limpa e sem a possibilidade de ser invadida por vírus e hackers. Contar com um recurso de firewall para a proteção da sua conexão de internet é essencial para não sofrer com ataques que podem roubar senhas e dados. Jamais desabilite o firewall para tornar sua conexão mais veloz.
Anti-Spyware
Se você precisa utilizar sites ou programas de origem suspeita no seu dia a dia não pode abrir mão de um software anti-spyware. Um recurso que oferece mais tranquilidade para navegar pela internet. A função essencial esses programas é evitar que softwares maliciosos sejam instalados na sua máquina sem a sua permissão e ainda removem processos que podem estar prejudicando o bom funcionamento do PC.
Adote Uma Rotina de Revisão
Além de seguir os passos que listamos acima é essencial que você crie uma rotina de revisão para verificar a assertividade de todos esses elementos. É recomendado que semanalmente o antivírus e anti-spyware sejam atualizados, pois é nesse ritmo que as licenciadoras costumam atualizar seus programas para fazer frente às novas ameaças do universo digital. Depois de atualizar verifique como está o seu computador, de maneira geral as atualizações de antivírus são passíveis de verificar na própria interface.
Tenha também o hábito de limpar os arquivos temporários para que a sua máquina fique mais leve e com espaço para processamento. Para deletar os arquivos temporários você deverá clicar com o botão direito do mouse sobre o disco rígido indo a Propriedades e depois a Limpeza de Disco. A limpeza do disco pode ser feita usando ferramentas do Windows.
Verifique com alguma frequência qual o uso de memória do seu PC, você pode usar programas como o System Information for Windows para tal verificação. Por meio desse controle é possível saber quais são os processos que estão usando mais da sua memória e dentre eles quais podem ser reiniciados ou desligados.
A melhoria de desempenho da máquina depende em boa parte do usuário!