Steampunk

Steampunk é um subgênero da ficção científica, que também ganhou espaço no cinema e quadrinhos. Trata-se de histórias ambientadas no passado (normalmente, usa-se o período vitoriano), semelhantes aos da história humana, mas com tecnologia avançada utilizando recursos da época. Resumidamente, é uma história de ficção científica que ocorre no passado com a tecnologia do passado tendo avançado a níveis impossíveis.

Em obras steampunk é possível notar, por exemplo, robôs feitos de madeira, computadores a vapor, gigantes máquinas com engrenagens e com motores á lenha, etc. Outro símbolo bastante presente em obras steampunk são os quase extintos dirigíveis Zepellins.

Steampunk Darth Vader

Steampunk Darth Vader

Origem

Porém, se formos observar bem, a origem das obras steampunk é algo engraçado. O início do movimento é datado em 1980 como um variante do movimento cyberpunk, sendo que o gênero já era explorado muito antes disso.

Afinal, as antigas obras steampunk eram basicamente cyberpunks mostrando tecnologias que naquele tempo eram impossíveis, mas agora são realidade. Claro, sempre usando da realidade presente naquela era, como motores a vapor. Em suma, as obras steampunk trouxeram a mesma visão de um futuro distópico e com governo autoritário do cyberpunk.

Bons exemplos de filmes clássicos steampunk são: A Liga Extraordinária, De volta para o futuro III, James West e os animes Steamboy e Full Metal Alchemist.

Steampunk Gadgets

Steampunk Gadgets

Steampunk na Atualidade

O steampunk está se tornando cada vez mais popular na atualidade, principalmente na literatura. Diversos livros foram lançados esse ano com a temática, como “O Baronato de Shoah” e “Vaporpunk” (pela Editora Draco), Steampink e Deus ex Machina (pela Editora Estronho), além de vários outros com lançamento previsto ainda para esse ano.

Além disso, a organização brasileira Conselho Steampunk ajuda a divulgar o gênero em território nacional.

Spider Robot

Spider Robot

A comunidade promove artigos sobre o gênero, moda, música, literatura, cinema, jogos, e tudo mais sobre a cultura, além de realizar eventos e divulgar novos autores que escrevem steampunk.

Esse é um gênero pouco conhecido, mas que cada vez mais ganha adeptos e fãs, com sua pitoresca beleza movida a fumaça.

“E que joguem mais carvão nas caldeiras!”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.