Tudo Sobre Sistemas Operacionais

A tecnologia está presente em nossas vidas, e cada vez mais exerce grande influência em nosso cotidiano. Com isso, a responsabilidade para que a mesma acabe cada vez mais apresentando inovações é muito grande, e com isso, as empresas acabam diversificando seus serviços, para que seus clientes tenham assim opções de escolha e também para que aumente assim a possibilidade de melhoria em seus projetos.

O sistema operacional é um mecanismo presente em todos os eletrônicos, mesmo que na maioria das vezes acabemos só relacionando a ideia de sistema operacional a computadores e celulares.

Existem hoje diversos tipos de sistemas operacionais no mundo, que apresentam diversos tipos de complexidade entre si e também funções para que, computadores, por exemplo, possam ser devidamente configurados e assim também utilizados por seus usuários da melhor maneira.

O sistema operacional funciona basicamente como um processo que controla a iniciação de atividades de determinados tipos de produtos, para que assim, os mesmos funcionem corretamente. Esses tipos de processos, acabam sendo geralmente atualizados devido a melhorias que acabam sendo desenvolvidas no próprio software e também possíveis tipos de problemas que podem ser percebidos por alguns usuários.

Para que tenhamos acesso ao sistema operacional de determinado tipo de dispositivo, geralmente acaba sendo possível encontrar suas configurações iniciais e também seus processos de funcionamento no gerenciador de tarefas de seu aparelho.

Funções Básicas De Um Sistema Operacional

O sistema operacional é considerado a base dos processos funcionais dentro do aparelho, fazendo então com quebrou seja responsável por algumas funções básicas do mesmo, até os processos considerados mais importantes e de níveis de dificuldades maiores dentro do mesmo.

Uma das funções consideradas mais básicas dentro de um computador por exemplo é altamente influenciado pelo funcionamento do sistema operacional utilizado no aparelho, a inicialização do mesmo. O processo de início de um aparelho tem relação com o funcionamento de seu hardware e assim, o mesmo irá ditar qual será o processo para que isso ocorra.

Sistema Operacional Windows 10

Sistema Operacional Windows 10

As rotinas básicas de configurações acabam também sendo influenciadas pelo sistema operacional do aparelho. Deus forma, seu controle estará também relacionado ao desenvolvimento do sistema operacional.

A integridade e proteção do sistema contra possíveis invasores também é considerada de responsabilidade do sistema operacional dos aparelhos. Como exemplo, podemos citar os aparelhos celulares que apresentam diferentes tipos de sistemas operacionais em seu aparelho. Dessa forma, é possível fazer e observar como os mesmos se comportam de diferentes formas frente a ameaças que são relacionadas aos mesmos.

Vamos tomar como base os sistemas operacionais presentes nos computadores de hoje em dia. Os aparelhos que são considerados mais básicos, acabam apresentando esse sistema em seu contexto de forma mais simples, realizando certos tipos de funções consideradas mais usuais e diárias. Já os aparelhos voltados para processos considerados mais pesados, os sistemas operacionais presentes nos mesmos são considerados mais robustos, e então desenvolvem funções com mais facilidades e podem oferecer a seus usuários a possibilidade de uma melhor experiência com o aparelho.

Para os sistemas operacionais considerados mais robustos as funções acabam se estendendo e fazendo com que o desenvolvimento do aparelho acabe sendo mais complexo como por exemplo a total administração de alguns arquivos do computador e também o processo de criação e desenvolvimentos criados por usuários.

Os programas desenvolvidos pelos computadores acabam sendo também mais diferentes dos que presentes em sistemas operacionais considerados mais simples. Por isso, os sistemas operacionais no desenvolvimento dos programas acabam sendo mais complexos assim como o processo de desenvolvimento da comunicação dos usuários entre os aparelhos, sejam eles computadores ou até mesmos celulares.

As Partes De Um Sistema Operacional

Como todo o processo de criação e controle dos aparelhos que sofrem influência dos sistemas operacionais são consideradas mais complexas devido às milhares de linhas descritas como instrucional presentes dentro desses tipos de sistemas. Para que essas linha sejam consideradas de certa forma mais fáceis de serem entendidas e também desenvolvidas, os programadores responsáveis pelo processo de construção dos sistemas acabam os dividindo em módulos de funções, para que sejam mais facilmente compreendidos.

Partes de um Sistema Operacional

Partes de um Sistema Operacional

Esses módulos então são separados a partir de suas funções, como por exemplo o núcleo do sistema operacional, a parte responsável pelo processo de gerenciamento de processo, o escalonados e por fim o gerenciador de arquivo.

Vamos então entender melhor como se dá o funcionamento de cada um desses módulos, e também as funções que são atribuídas às mesmas.

O Núcleo Do Sistema Operacional

Também chamado em alguns casos de executivo, o núcleo do sistema operacional é responsável pelo processo de chaveamento entre alguns programas do dispositivo, o processo de controle dos hardwares e também a programação do mesmo, o controle da memória e seu gerenciamento assim como suas tarefas. O controle referente à comunicado entre os denominados processos também é uma das funções denominadas para o sistema operacional de um dispositivo, e seu módulo núcleo.

Núcleo Do Sistema Operacional

Núcleo Do Sistema Operacional

Existem também as clássicas diferenças entre os sistemas operacionais e sua capacidade de suportar determinadas quantidades de usuários, fazendo com que surjam os chamados sistemas operacionais monousuários, onde apenas um usuário acaba sendo suportado simultaneamente, os sistemas chamados de multiusuários que são formados geralmente por servidores e podem fazer com que mais de um usuário possa utilizar de forma simultânea seus programas.

Existem também os sistemas chamados de multitarefas que acabam permitindo ao usuário a execução de variados números de tarefas simultaneamente, assim como os sistemas monotarefa acabam permitindo apenas uma de cada vez.

Hoje em dia, acabássemos possível encontrar no mercado cerca de oito tipos diferentes de sistemas operacionais, e vamos agora citar cada um deles, para que seja possível se ter uma ideia de suas diferenças.

O primeiro sistema operacional é chamado de Grande Porte, e seu desenvolvimento e criação são voltados para grandes empresas, que necessitam de um servidor que possa oferecer em alguns casos maiores velocidades e potência na execução de algumas tarefas.

O segundo tipo de sistema operacional é chamado de Servidores, e são desenvolvidos para algumas finalidades de execução de tarefas mais simples do cotidiano, como o compartilhamento de internet e também de impressoras.

Os Multiprocessadores por sua vez, são sistemas que podem realizar o processo de execução de variados tipos de tarefas de forma simultânea e que oferece a seu usuário a opção de aplicação de diversos tipos de servidores e uma só placa mãe.

O sistema operacional chamado de Pessoais são desenvolvidos com a finalidade de atender ad necessidades básicas de um usuário em seu cotidiano, e acabam assim sendo os mais utilizados no mundo, já que estão presente na maioria dos dispositivos que são encontrados nas residências de todo o mundo.

Os sistemas portáteis também são altamente encontrados, já que fazem parte da constituição dos aparelhos mais utilizados pelos seres Humanos, os smartphones.

Os Embarcados são sistemas operacionais que acabam de certa forma não apresentando grande alterações em seu desenvolvimento e na maioria das vezes são desenvolvidos com finalidades mais simples, como é o caso de um sistema operacional de um micro-ondas.

O sistema Embarcados são criados e é desenvolvidos com a função de oferecer a seus usuários informações certeiras em um tempo mínimo. Geralmente, são utilizados para controle de tráfego e outros serviços que necessitam de rápida informação e controle.

Por fim, os sistemas operacionais chamamos de Smart Cards, que são executados a partir da utilização de cartões, como por exemplo, um cartão voltado para o acerto de contas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ele me ajudou a entender algumas coisas , mas poderia melhorar

    nayra 4 de julho de 2013 22:03
  • eu conseguir entender um pouco sobre o sistema operacional

    Thayná s2 1 de dezembro de 2013 21:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.