Blogger ou WordPress?

Atualmente toda pessoa, por menos que utilize a rede mundial de computadores, possui um blog ou dois. É algo que virou divertido e “na moda” depois do surgimento de serviços que facilitam muito a criação desse tipo de website. Seja para uso pessoal ou profissional (para divulgação de portfólio ou para empresas), os blogs são muito importantes e úteis de várias formas.

blog ou wordpress-1

Blogger ou WordPress?

E se você perguntar para alguns bons blogueiros qual é a melhor plataforma para se gerir um blog, certamente uma parcela responderá que é o WordPress, enquanto outra defenderá o Blogger, da Google. Enfim, qual é melhor?

Blogando com Estilo

O serviço Blogger, da empresa Google, é o mais utilizado pelo público em geral. Não é por menos; sua interface é muito mais amigável e intuitiva do que a do seu rival, WordPress. Para começar a usar o serviço do Blogger, basta fazer login com sua conta Google (a mesma usada para entrar no Orkut, Google Docs etc.). De cara, você já pode escolher entre quase infinitos temas; que na verdade não passam de variações com cores diferenciadas. Fato: os temas prontos do Blogger não são bonitos.

Depois, você começa a ver os pontos positivos: comandos fáceis e descomplicados, uma grande possibilidade de customização no design (gadgets, imagens, cores, fontes, tamanhos e quase tudo mais de seu tema), editor de postagem rápido e o principal, a possibilidade de carregar seu próprio tema e editar os códigos CSS. Isso é o que premia o blogger como serviço com mais opções de customização.

blog ou wordpress-2

Blogando com Estilo

Você pode baixar um tema (muitas vezes chamados de “templates”) de sua preferência e que tenha mais a ver com seu blog, e então enviá-lo ao Blogger e usá-lo em seu site.

Mas como nada é perfeito, vamos aos pontos negativos do Blogger. A principal razão dele ser referido como “blog amador e de diversão” se dá ao fato de que não existem, tantos gadgets inteligentes e úteis para Blogger como há no WordPress. E, apesar de todas as opções de configuração, ainda não são completas. Outro ponto negativo é a dificuldade de organizar um blog com diversos usuários. Também faltam opções cabíveis de estatísticas e outros detalhes “técnicos” que todo blogueiro presta atenção.

Blogando Profissionalmente

Já o WordPress é chamado de blog profissional, por suas opções vastas. Mas vamos com calma; as opções do WordPress realmente são vastas, mas somente se você usá-lo com uma assinatura paga ou com servidor externo.

Na versão gratuita (e da internet) do WordPress, você realmente possui muita limitação; não pode editar os códigos CSS, e nem carregar um tema de seu computador.

blog ou wordpress-3

Blogando Profissionalmente

A interface pode ser confusa para quem está acostumado com o Blogger, pois tem uma poluição visual de informações. Você contará, logo de cara, com um excelente serviço de estatísticas e gadgets interessantes (como o aplicativo do Twitter e Facebook). É mais fácil criar páginas e gerenciar postagens de outros usuários.

Mesmo assim, a limitação do visual é muito irritante. Agora, se você tem um plano de assinatura ou então baixa o WordPress (para carregá-lo em algum servidor externo, usando de FTP – File Transfer Protocol, para usuários mais avançados), o serviço mostra seu verdadeiro poder. É algo mais voltado para usuários que saibam mexer com programação, mas as opções de customização, gadgets e detalhes é impressionante; dependendo do que você souber fazer, o blog vai parecer mais um site convencional.

Qual dos Dois?

Se você quiser um blog pessoal, para postar fotos e usá-lo como diário, use o Blogger, porque é mais fácil e rápido. Agora se quer algo mais profissional, é mais recomendado usar o WordPress. Cadastre-se nele e experimente, e caso goste realmente, compre uma assinatura ou pague por um servidor e faça download da versão convencional. Você certamente não irá se arrepender.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.