Jogos ambientados em um futuro longínquo e em partes inexploradas da galáxia são realmente comuns. Todos os dias saem genéricos desse estilo aos montes, para as mais variadas plataformas.
Mas o que difere alguns poucos entre a “maioria”, é realmente sua capacidade de transportar o jogador para seu ambiente alienígena e comover com histórias complexas e bem construídas. E nisso, o jogo Starcraft consegue, e ainda consegue, fazer com maestria. O clássico, criado pela empresa Blizzard Entertaiment em 1998, conseguiu cativar um exército de fãs com suas batalhas épicas e inesquecíveis, nesse tempo antigo e parcialmente isento de jogos de boa qualidade, para computador.
Voltando com sua segunda versão e distribuindo uma pequena versão “DEMO” (demonstração) pela internet, o jogo mostra que ainda consegue empolgar seus fãs como antigamente.
Uma Guerra nas Estrelas e no Chão
Starcraft é um RTS (Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real), ou seja, um jogo tático que não é regido por sistemas de turnos e sim em tempo real. Isso significa que você precisa tomar decisões com agilidade, e não ficar pensando muito em o que fazer ou não.
A história do jogo fala sobre um futuro em que os humanos abandonam a Terra e partem em busca de novos planetas habitáveis. Uma guerra pela conquista de territórios se desenvolve entre os Terrans (humanos), os Zergs (um alienígena de aparência horrenda e selvagem) e os Protoss (uma raça humanoide com tecnologia psiônica).
A jogabilidade era semelhante a outros jogos de estratégia: crie unidades, mova-as e faça-as explorar o cenário, adquira matéria-prima e lute contra os oponentes do cenário. Apesar disso, o que chamava a atenção era a beleza e os detalhes nas colossais construções futurísticas e as batalhas entupidas de luzes, laser e explosões. Não era qualquer um que ainda conseguia comandar suas tropas no meio daquele festival de luzes e efeitos especiais.
Uma Sequência ao Nível
Somente no ano de 2010, Starcraft retornou de modo triunfante. Starcraft II: Wings of Liberty trouxe novamente as três raças carismáticas de volta, com suas batalhas iluminadas e cheias de ação. Claro, com as novas tecnologias, os gráficos são infinitamente melhores e a experiência de jogo, mais aprofundada. Com o uso do Battle.Net, é possível jogar on-line com qualquer pessoa do mundo todo. Quem quiser curtir o jogo sozinho, as dezenas de missões do modo Campaign dão conta do recado.
O jogo atingiu ainda mais fãs, que adoraram a continuação da épica história de guerras entre os alienígenas (agora com novos visuais; destaque para os Protoss, com suas construções belíssimas e cheias de neons azuis) e melhoras nos pequenos e quase ausentes defeitos do jogo original.
Experimente de Graça!
Este ano, a Blizzard começou a distribuir uma versão de demonstração que pode ser baixada gratuitamente nos melhores sites de download de jogos, como o Baixaki. O jogo não possui todas as fases da versão completa, mas ao menos não tem limitações de tempo.
Se você ainda não conhece essas galáxias, o download é praticamente obrigatório!