Sistemas Operacionais no Pen-drive

Quem tem um computador sabe que é necessário formatá-lo frequentemente, diante de vários erros comuns a usuários, ou então, muitos formatam para testar sistemas operacionais novos (principalmente os “OpenSource”, ou seja, gratuitos e de código aberto), mas acabam não gostando do novo sistema e precisam repetir todo o processo.

Esse processo é chato, complicado e se a pessoa não souber fazer, pode acabar causando danos irreversíveis ao seu computador. Além disso, como fazer para instalar um sistema operacional em um netbook que não possui drive de CD ou DVD?

Existe uma solução muito simples para isso. Basta fazer o “boot” diretamente de um pen-drive.

Programas no Pen Drive

Programas no Pen Drive

Sistema Portátil

Antes de tudo, se você não sabe o que é um “boot”: é o processo em que o computador inicia todas as suas funcionalidades. Tal processo não é regido pelo sistema operacional, e sim pela BIOS, que é a programação da placa-mãe do computador. Após iniciar todos os hardwares, a BIOS lê os dados do disco rígido e então inicia o sistema operacional. Caso não encontre o sistema operacional no disco rígido, a velha e terrível mensagem de erro será exibida.

Agora o truque: é possível configurar sua BIOS de forma que ela leia outros dispositivos antes do disco rígido, como um disquete ou um CD. Nesse caso, vamos fazer com que ela leia seu pen-drive, que já deve estar devidamente conectado em sua máquina.

Cada BIOS é diferente, mas tem cosia em comum; provavelmente a sua deve dispor alguns segundos (alguns computadores possuem o tempo de boot muito rápido, fique atento) de uma tela negra com textos brancos. Nessa tela, é possível apertar alguma tecla para entrar na configuração da BIOS (normalmente F2, F9, F10 etc.), preste atenção e procure alguma inscrição do tipo: “Press (botão) to run BIOS” ou “Press (botão) to configure”. Caso sua BIOS esteja um português, será ainda mais fácil encontrar a configuração.

Sistemas Operacionais no Pen Drive

Sistemas Operacionais no Pen Drive

Uma vez dentro do menu, procure por ordem de carregamento de hardware (normalmente referidos como “devices”), certamente está definido como “HD”, “SATA” ou “IDE”. Troque pela sua USB, salve as configurações e saia da BIOS. Pronto, o seu pen-drive será lido antes do disco rígido e iniciará o sistema operacional em seu pen-drive!

Mas e Para Conseguir um Sistema Operacional?

É simples! Basta ter um pen-drive com alta capacidade de armazenamento (é recomendado que possua no mínimo 4 gigabytes) completamente formatado e livre de vírus.

Existem vários programas que tornam o seu dispositivo USB um disco “bootável”. O mais simples, rápido e prático é o YUMI, que é gratuito e pode ser baixado no site de downloads Baixaki. Uma vez que tenha baixado o arquivo, execute-o; não é necessário instalação.

Skype no Pen Drive

Skype no Pen Drive


A tela principal do YUMI é intuitiva. Após declarar que concorda com os termos de serviço, você verá uma tela aonde poderá escolher o seu dispositivo (extremo cuidado para não escolher o pen-drive errado ou então um disco rígido), uma lista colossal de sistemas operacionais para você escolher (com a função de fazer download automaticamente do sistema caso você não o tenha) e também uma caixa para você selecionar um sistema já baixado anteriormente. Também poderá formatar seu pen-drive caso esteja cheio.

Tudo pronto, o programa irá gravar a imagem do disco em seu pen-drive, possibilitando fazer todo o processo descrito anteriormente. Lembre-se, você sempre poderá formatar seu pen-drive e utilizá-lo para armazenamento quando quiser.

Com tantos sistemas operacionais por aí, fica difícil formatar o computador e testar todos os programas. Faça boot pelo pen-drive e escolha qual mais se enquadra com você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.