Os computadores de hoje estão cada vez mais virando uma central multimídia: jogos, vídeos, músicas, fotos… É incrível a quantidade de coisa que dá para fazer no computador, de modo muito mais fácil e centralizado. É como entusiastas costumam dizer, “se computador tivesse um fogão, não precisaríamos de outros eletrodomésticos”.
Bem, ainda duvidamos se o computador substitui uma geladeira, mas mesmo assim, tal afirmação pode ter um pingo de verdade. Já existe sim um eletrodoméstico que o computador substitui com maestria, e que é muito usado por todas as famílias mundo afora: a televisão.
Assistindo na Telinha
Sim, se você não tem dinheiro para comprar uma Smart TV e quer assistir seus canais prediletos enquanto seu e-mail está aberto e apitando com novas mensagens, o jeito é assistir televisão no computador. Essa é uma tecnologia já antiga e que é usada por muitas pessoas, principalmente donos de notebooks e netbooks.
Existem diversas maneiras diferentes de acompanhar sua programação pelo computador. A mais fácil e tradicional é utilizando de um receptor embutido em sua máquina, as chamadas “placas de TV”. Essas não passam de simples placas internas do computador (como uma placa de vídeo ou uma USB) que são conectadas em “slots” tipo PCI. Vários computadores e netbooks mais modernos já vêm de fábrica com tal acessório, mas caso o seu não tenha e você não deseja abri-lo para instalar a placa, é possível adquirir uma que se conecte na USB.
De qualquer forma, tais placas possuem uma conexão igualzinha àquela que as televisões possuem e que você coloca a antena receptora de sinal. Tais computadores também já vêm munidos de softwares para que você possa assistir com várias opções (além de um controle remoto), como gravar a programação em diversos formatos de vídeo. Existem também placas que possuem entrada HDMI, para que o sinal captado seja digital e em alta definição.
Programas
Mas caso você considere as placas algo complicado demais para você, é possível também recorrer ao uso de programas de televisão. Esses programas podem ser baixados e instalados gratuitamente em seu computador, e exibem canais diretamente da internet como se fosse o serviço Youtube. Isso é chamado de “streaming”.
O ponto negativo desse tipo de televisão no computador é que a sua conexão banda larga precisa ser rápida; caso contrário, os vídeos travarão demais e irão demorar a carregar, tornando o uso quase impossível. O recomendado é, no mínimo, uma conexão de 2 megabytes para assistir na qualidade de uma TV convencional.
Os programas mais conhecidos para assistir em streaming são o MegaCubo, o Joost, O InternetTV e o JLC’s Internet TV, que possuem os canais convencionais e diversos outros para aumentar a diversão. Podem ser baixados no site Baixaki.
O Computador Substitui
Se você possui um notebook ou netbooks, é realmente recomendado usar um desses dois modos. Você terá televisão aonde e quando estiver. Agora, já em casa, ainda achamos mais cômodo assistir algo na tela maior da TV mesmo; ao menos que queria assistir aquele programa enquanto as outras pessoas estão assistindo outro; televisão no computador só vale realmente a pena caso você tenha uma boa conexão ou uma boa placa de vídeo.