Você Precisa ou Não do FTP para Administrar Seus Sites

Um amigo começou recentemente suas aventuras online e tem passado muito tempo com essa nova maravilha chamada internet. Uma coisa que ele não entendeu em princípio, é a diferença entre o que está em seu PC e o que está na internet. Levou um tempo para entender que seus e-mails não foram armazenados em seu PC local e que ele precisava de uma conexão à internet para vê-los.

Aqui é onde aparece o FTP, que é a sigla para “File Transfer Protocol”, ou protocolo de transferência de arquivos. É apenas o nome do protocolo que move arquivos de um computador (o seu) para outro (o servidor onde o site está locado). Você pode estar se perguntando o que é um “protocolo”. Um protocolo é um conjunto de regras que, neste caso, ajudam o trabalho da internet em todos os computadores do mundo.

FTP

Alguma vez você já se perguntou por que a internet funciona, mesmo que os computadores que o utilizam não são todos iguais? Seu site pode ser executado em um servidor Linux, mas você vê perfeitamente em um PC Windows.

Você não pode instalar programas para Windows no Linux então por que você pode visualizar suas páginas da web em seu PC mesmo que os arquivos atuais estão locados em um computador Linux? A resposta é que todos os computadores que estão dentro da internet seguem um conjunto de regras conhecido como TCP / IP. Assim como o HTTP, que move as páginas web do servidor para seu computador, o FTP é apenas uma parte dessas regras.

Como Chamamos o FTP

Você pode chamar o FTP através de uma janela de linha de comando (“cmd” em máquinas Windows). No entanto, você terá que aprender alguns dos comandos básicos para abrir uma conexão para mexer nos arquivos. Não é difícil, mas desde que a maioria dos editores de páginas utilizam o FTP, você pode ter que aprender os comandos básicos do protocolo.

Por exemplo, no Dreamweaver, você cria um “site” para lidar com a transferência de arquivos para o servidor. Se no assistente de definição do site você selecionar “FTP” para compartilhar arquivos e você colocar o nome do host do site, a pasta no local onde os arquivos vão, e claro, seu nome de usuário e senha.

Comandos

Depois de ter introduzidas as informações, você pode apontar e clicar para mover seus arquivos. No entanto, mesmo que você nunca aprenda todos comandos de FTP, é útil compreender a finalidade e o conceito.

Os Geradores de Código e o CMS

Com o advento dos blogs e outras ferramentas de geração de site, você pode evitar completamente a necessidade de transferir arquivos via FTP. Com a explosão das redes sociais, existem muitas maneiras de construir uma presença online sem ter que aprender tecnologias como o FTP.

Por exemplo, você pode criar uma página no myspace ou no squidoo, um blog no wordpress ou no blogger, ou você pode até criar um site usando ferramentas como o construtor de sites Sitebuilder do Yahoo!

Opções

O que essas tecnologias têm em comum é que o usuário está construindo páginas web direto no servidor sem ter que primeiro criar os arquivos em seu computador e transferi-los usando o FTP. Este é um grande benefício para o usuário mais leigo, pois elimina um punhado razoável de problemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.