O mau funcionamento de um computador acontece mais frequentemente com os laptops, pois sua extrema portabilidade significa que eles estão submetidos a condições mais extremas do que seus primos PCs. Este, como a morte e os impostos, é um fato da vida sobre o qual não temos controle do que vai acontecer. Por isso é uma boa ideia saber um pouco sobre quais problemas podem ocorrer. A menos que você seja um daqueles raros indivíduos que realmente goste de chamar de suporte técnico.
Esteja atento a tudo
Apesar de ser óbvio, vai ser mencionado. Porque o óbvio é muitas vezes o que é o mais facilmente esquecido. Instintivamente, nós tendemos a olhar para um grande problema misterioso. Mas, no caso de computadores em geral, e nos laptops em particular, a razão número um do aparelho não estar funcionando – é uma bateria descarregada.
Se verificar que tudo o que é sólido em torno do invólucro da bateria, e o compartimento for completamente fechado, garantindo assim que os contatos estejam tocando nos lugares certos, então você deve olhar para ver se o seu PC tem algum tipo de trava. Os fabricantes costumam incluir esta característica, para proteger a máquina de ser ligada acidentalmente. Simples o suficiente em princípio, para corrigir. Mas, na prática, você poderia investir mais tempo do que você imaginou pesquisando o manual para ver exatamente onde esta trava de segurança está localizada. Mas, isso é parte da diversão de ter um laptop, não é?
Lentidão
A falta de velocidade é um dos outros problemas comuns num laptop. Se antes o seu PC era um foguete e hoje está se apresentando como um fusquinha, existem algumas possibilidades de culpa. A primeira, surpreendentemente, é VOCÊ mesmo! Sim, se você tiver muitos programas instalados que não utiliza. Assim, o disco rígido fica entupido de dados e tudo fica cada vez mais lento. A solução é a mais óbvia: jogar todos os programas não utilizados no lixo, mandar tudo embora! Em seguida, execute a sua escolha de utilitário de limpeza para se livrar de qualquer lixo eletrônico que pode estar contribuindo para o seu desempenho extremamente lento.
Tenha em mente também que utilitários antivírus não são todos iguais. Alguns guardam o sistema contra certas ameaças, mas não contra outras. Não é particularmente uma questão de qualidade, mas sim uma função daquilo que o software foi projetado para capturar. Nenhum antivírus pode proteger contra todas as ameaças possíveis de computador. Então, melhor ter pelo menos dois programas antivírus. Um para vírus, e o outro para spyware / malware e outras ameaças do tipo.
Conexão
Se você está conectado de maneira convencional, verifique não apenas o óbvio – para ver se tudo está conectado, mas também se as conexões estão em bom estado físico. É preciso considerar a possibilidade de que possa haver uma ruptura dentro de um ou mais dos seus cabos de conexão. Isso acontece com mais frequência do que você imagina.