Desde os anos 2010 é que os smartphones estão cada vez mais presentes em nossa vida, não é mesmo? Os celulares, por si só, já causaram um alvoroço nos anos 1990: imagina só poder falar com outra pessoa sem precisar utilizar um telefone fixo? Pois é. Nessa época, a Nokia, que já foi uma referência de aparelhos celulares, chegou com uma novidade ainda mais ousada: um telefone celular que poderia mandar mensagens de texto.
Atualmente, os smartphones fazem muito mais do que chamadas ou mensagens de texto: ele virou basicamente uma central multimídia de todas as pessoas, reunindo fotos (com direito a câmeras cada vez mais avançadas), documentos importantes, possibilidade de fazer transações financeiras, enfim. Tudo o que tiver direito.
E, desde então, o mundo se viu em uma guerra tecnológica levada a cabo pelo Google e pela Apple. O motivo? Era ver quem conseguiria emplacar mais em se tratando de sistema operacional e serviços: enquanto a Apple chegou em 2007 com a apresentação do primeiro iPhone – e, consequentemente, inaugurando o mercado dos smartphones – a Google chegou no ano seguinte com a proposta de um sistema operacional que poderia ser instalado em qualquer smartphone com uma configuração básica já que, afinal, ele têm um código aberto: o Android. E, assim, Android e o iOS (sistema operacional da Apple) travam uma batalha pela preferência do consumidor.
A seguir, serão mostradas algumas das vantagens do Android em relação ao iOS, além de umas informações bastante relevantes sobre a personalização do sistema operacional da gigante de buscas.
O Android
O Android é, como muita gente já sabe, o sistema operacional que foi desenvolvido pela Google e lançado no longínquo ano de 2008. Naquela época, buscava-se rivalizar contra a Apple com um sistema que fosse inteligente o suficiente para competir com o que a maçã disponibilizava em seus aparelhos. Dessa forma, com intensas pesquisas, surgiu o Android. A sua proposta era de ser o sistema operacional dos smartphones que fossem lançados a partir dali, já que, por ser código aberto, as empresas poderiam usá-los gratuitamente em seus aparelhos. Dessa forma, várias companhias importantes na produção de aparelhos (como Samsung, LG, Asus, Motorola entre outros) passaram a colocar o robozinho verde em seus produtos.
E, até os dias de hoje, o Android continua com a sua relevância intacta, lançando atualizações periódicas que buscam adicionar cada vez mais elementos que deixem o celular inteligente. Dessa forma, o Android se rivaliza par a par com o iOS.
Vantagens do Android em Relação ao iOS
As vantagens que o Android apresenta em relação ao iOS são muitas, sendo que as principais estão destacadas a seguir:
- Em se tratando de personalização, o Android oferece muito mais opções aos usuários do que os que se contentam com o sistema minimalista da Apple. Munidos de criatividade e de aplicativos, os clientes da Google podem deixar o aparelho com a sua cara, desde os formatos dos ícones na tela bem como outros itens que podem deixar o sistema com um perfil mais pessoal.
- A possibilidade de aceitar aplicativos que estejam fora da loja oficial do Google é um outro ponto a se levar em conta: não é necessário que o aplicativo esteja presente na Play Store: basta ter compatibilidade com o Android, baixa-lo e colocar para instalar manualmente. Porém, um ponto a se observar: a probabilidade de um malware se instalar juntamente com o aplicativo é bastante grande! Deve-se tomar cuidado com o aplicativo, saber onde baixou, etc.
- Atualizações realmente inovadoras: várias foram as vezes em que o Android saiu na frente do iOS em relação às novidades embutidas no sistema operacional: em alguns casos, a maçã só foi oferecer aos seus usuários uma inovação dois anos após o Android já ter oferecido aos seus usuários.
A Personalização no Android
Como já dito anteriormente, um dos pontos altos do Android em relação ao iOS são as inúmeras possibilidades de personalização do sistema. Ou seja, quando o smartphone cujo SO é o Android é vendido, ele vêm com as configurações de fábrica, incluindo aí o seu visual. Porém, ele pode ser alterado a qualquer momento, a gosto do usuário. No caso do Android “Puro”, ou seja, quando ele não tem muita interferência das fabricantes na colocação de aplicativos próprios, ele tende a ser mais leve e estável, porém, não apresenta muitas opções de personalização.
Porém isso não é problema e nunca vai ser: vários aplicativos disponíveis na Play Store, por exemplo, podem ser uma grande forma de que os usuários possam personalizar o seu aparelho: com packs de ícones, fontes, e diversos estilos para poder deixar o seu celular e a sua área de trabalho nele muito mais dinâmica e alegre, fugindo dos tradicionais estilos de design que a Google oferece.
Geralmente, um aplicativo que é utilizado para poder mudar a interface do sistema Android é conhecido por launcher. Esse aplicativo tem a possibilidade fazer mudar totalmente como o sistema é apresentado ao seu usuário. Ou seja, desde os ícones da área de trabalho até a fonte que o aparelho apresenta para poder produzir os textos. Geralmente, esses launchers também vem acompanhados de “temas”, ou seja, tudo aquilo que for personalizado estará de acordo com o tema escolhido pelo usuário.
Vamos supor que ele deseja um visual mais 3D. Se o tema permitir, tudo o que for personalizado remeterá a esse estilo de design. Agora, se o usuário quiser uma coisa mias flat e clean, o tema deverá obedecer, apresentado uma paleta de cores que realmente faça jus a esse estilo mais límpido e simples.
Aplicativo Action Launcher
Um exemplo de aplicativo que faz esse tipo de serviço é o Action Launcher. Ele, além de poder permitir que o usuário tenha criatividade ao mexer em sua área de trabalho também permite que ele possa deixar o celular com uma usabilidade ainda maior, o que é interessante principalmente para pessoas que ainda não estejam familiarizadas com esse tipo de sistema, como pessoas mais idosas. Além disso, ele não altera o desempenho do aparelho, o que é uma coisa a se pensar já que é um dos pontos mais cruciais para um smartphone.