RSS é uma sigla que significa Really Simple Syndication. É um método realmente eficaz para distribuir notícias, avisos e um novo conteúdo para uma grande lista de pessoas que gostam de organizar o material que recebem. Esse processo torna mais fácil para que o destinatário dos feeds possa verificar se há material que realmente lhe interesse, e assim se mantenha por dentro do que há de novo, mesmo que os horários da publicação de conteúdo novo dos sites que lhe interessem sejam totalmente imprevisíveis. Não importa se o webmaster está atualizando o blog de madrugada, enquanto você dorme, amanhã cedo você saberá de tudo o que foi colocado de novo.
Ferramenta Indispensável de Administração
O RSS é muito útil para o administrador de sites, pois faz a notificação regular de suas novidades para os leitores através de um processo automatizado. Nesse processo automatizado, o webmaster se certifica de que todos aqueles que desejam sejam notificados sobre o novo material publicado no site ou blog, que os recebe automaticamente. O uso do RSS por um blog em crescimento pode ajudar os seguidores interessados nos materiais publicados recentemente, e ajudar o leitor a não se esquecer de acompanhar o seu site favorito. Isto é muito importante para um site construir uma sequência sobre um tópico específico.
Agregadores
Os feeds RSS podem ser configurados para acesso pelos agregadores RSS. O software agregador é carregado no computador do assinante. Em seguida, acessa os feeds RSS de sites em que o assinante está interessado e em que se alimentam e apresenta para o assinante em um formato fácil de leitura. Isto evita o login em cada local de interesse do usuário. Ele permite que o novo provedor forneça atualizações em um horário irregular, enquanto está construindo um público leitor. Os tipos de informação que estão sendo alimentadas e que de alguma maneira servirão aos leitores que geralmente se interessam pelo blog, mas que não têm tempo de todo dia lá estar são:
Podcasting;
Logs de mudanças no blog distribuidor;
Alertas de atualizações para os sites já definidos;
Listas de eventos;
Notificação da chegada de novos produtos em uma loja;
Manchetes de notícias de sites de notícias, por exemplo, g1.com.br;
e assim por diante.
Não é de surpreender que, quando os leitores chegam ao seu site, eles esperam que você suporte o uso de RSS. Também não é surpreendente que a maioria dos sites seja capaz de fornecer feeds RSS, se configurados corretamente. Teste a alimentação do feed e se certifique de que seus leitores estão capacitados a receber a notificação adequada, pois é uma jogada inteligente habilitar a capacidade de distribuir feeds RSS através de um site. Basta lembrar que, depois de ter tudo no lugar e funcionando, o próximo passo é produzir conteúdo regularmente para os seus leitores. Que é, afinal, o motivo que se inscreveram para receber os feeds!