Qual a diferença entre Web 2.0 e Web 1.0? Pergunta simples, pensei. Mas quando me sentei para escrever este artigo percebi a explicação não é tão simples como eu tinha pensado originalmente. Web 2.0 A web 2.0 se refere à forma como estamos usando a internet hoje. Não há uma definição exata do que é a Web 2.0 (alguns acreditam que é apenas um termo de marketing) e tecnicamente não há nenhuma mudança para as tecnologias utilizadas para alimentar a web, mas há uma clara distinção entre Web 2.0 e 1.0. Como você sabe (uma vez que você está usando agora) a internet se tornou rapidamente rotina na vida cotidiana das pessoas.
Contamos com ele para se comunicar com amigos, familiares, colegas e estranhos, às vezes por completo. A Internet tem feito coisas que antes eram fora de alcance, no limite dos nossos dedos. Com a ascensão dos gigantes de redes sociais como o Facebook, a aurora da Web 2.0 está aqui. A evolução da internet Nos anos 90, a internet estava começando e as pessoas eram muito rápidas em sua conexão dial-up para enviar e-mails, conversar com amigos ou fazer uma pesquisa para um trabalho escolar. No sentido de que ela tem nos ajudado para se comunicar e aprender, a internet não mudou. É como nós estamos acompanhando a comunicação, a aprendizagem e o uso da internet mudaram. Como a internet tem se expandido, evoluiu algumas ferramentas muito mais sociais e interativas em vez de ser estáticas como eram.
Na Web 2.0 a questão não é só usar a internet, é a de interagirmos com ela. As palavras-chaves para descrever a Web 2.0 é a colaboração da comunidade. A forma como usamos a Web 1.0 era tipicamente linear. A internet foi vista como uma ferramenta para os negócios. A comunicação era entre webmaster e cliente. As páginas Web eram estáticas, pois precisavam de uma resposta do usuário e a única opção era “AskJeeves” ou “Yahoo”, agora temos a oportunidade de “Google”, “Bing” ou fazer e responder perguntas de outros usuários em fóruns.
Como são os sites agora: Os sites da Web 2.0 permitem aos usuários interagir não só com o site e webmaster, mas com outras pessoas que acessam o site. Alguns bons exemplos de sites da Web 2.0 são o Facebook, MySpace e o Digg. A Web 2.0 é basicamente sobre aplicações que os usuários podem interagir e controlar. Hoje em dia ninguém está criando suas páginas cheias de conteúdo que eles gostem. Fazer páginas está agora ao alcance de pessoas que não têm conhecimentos de programação. Na Web 1.0 a criação de sites era deixada para os “especialistas”. O uso da internet deixou de ser conduzido por especialistas para os webmasters e agora está sendo impulsionada para os usuários. Os usuários estão agora envolvidos na criação de sua própria experiência na internet.