A Internet no Brasil: Mercado de 1988 a 2000

Se comparar com os preços da média que existe ao redor do mundo se pode dizer que o Brasil está entre locais nos quais o acesso é caro. Porém, os números de brasileiros na rede mundial de computadores aumentam com destaque. Assim como aconteceu em parte do mundo, o primeiro acesso online em terras nacionais aconteceu nas universidades e entre os cientistas. O mercado apenas abriu em 1995, quando passou a representar escolha para o público em geral. Com a procura que aumenta a cada ano também cresce o número de provedores que oferecem serviços para acessar a internet.

Quando Começou a Internet no Brasil?       

.   Na segunda metade da década de oitenta do século XX e com objetivo de unir informações entre os acadêmicos e cientistas do Brasil com a comunidade acadêmica internacional, especialistas se reuniram na USP junto com a Embratel e políticos que representavam o governo. O primeiro contato na rede entre representantes brasileiros e internacionais aconteceu no ano de 1988, com o BITNET, à Universidade de Maryland. Não se pode ignorar o fato de que na mesma época a FAPESP se conectou de forma internacional e aprovou o nível eficaz do projeto.

CNPq: Internet no Brasil

A Rede Nacional de Pesquisa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico surgiram no ano seguinte para organizar e administrar o acesso à rede entre quase seiscentos nomes diferentes de centros universitários, o que se equivale à média de quase oitenta mil especialistas com licença para realizar o acesso. No primeiro ano da década de noventa do século XX o nome internet já era oficial para designar o sistema internacional. Centros acadêmicos de nível superior e instituições públicas eram os principais frutos de internautas em terras nacionais. A tecnologia da época permitia acontecer troca e download de arquivos. Meados de 1992 os governantes permitiram implantar rede para cobrir onze estados do Brasil com infraestrutura denominada “núcleo RNP”. Nesse momento a grande imprensa já sabia da novidade e começava a enfocar as maravilhas que a internet pode oferecer para a vida de internautas, em principal no que tange ao acesso de comunicação. As pessoas deixaram de lado as bibliotecas para pesquisarem por horas na rede. Ao colocar as palavras-chave nos principais centros de busca apareciam dezenas de estudos com alto valor acadêmico. Com o sucesso os especialistas passaram a escrever dados para encher a rede com informações de diferentes campos de assunto. Alunos de universidades passaram a criar sites e a dominar o conteúdo informativo.

CNPq: Internet no Brasil

CNPq: Internet no Brasil

Quando Aconteceu Primeiro Contato da Internet no Brasil?

Nos anos oitenta do século XX especialistas da USP fizeram a primeira transmissão de internet com o mundo internacional. Porém, o primeiro contato de dois computadores brasileiros na rede aconteceu entre gaúchos e paulistanos, no ano de 1995. Com o sucesso do contato o governo liberou o uso para comércio popular no território nacional e também criou instituição com o objetivo de integrar os serviços, disseminar e promover melhora nas condições técnicas: Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Mercado Profissional e Boom da Internet

Na metade da década de noventa do século XX o mundo se impressionou com a novidade disponível para qualquer computador pessoal. Entre 1995 e 2000 os profissionais que desenvolviam códigos HTML ou trabalhavam com as ferramentas de web designer ganhavam salário alto, além da média do que cargos que necessitam de longos anos de estudo para assumir. A juventude correu para os cursos e universidades que abriram grade para conteúdos da rede mundial de computadores por conta do aumento da confiança de que o sistema jamais sairia do ar ou deixaria de fazer sucesso para públicos de massa. A alta procura e salários para profissionais do gênero duraram até os primeiros anos do século XXI.

Mercado Profissional e Boom da Internet

Mercado Profissional e Boom da Internet

Celebridades e Início da Internet no Brasil

Saiu na capa de quase todos os grandes jornais nacionais o fato do cantor Gilberto Gil lançar trabalho musical online no ano de 1996. Não demorou às bandas nacionais com fama no mercado apostarem nos projetos na internet. O Universo On Line (UOL), um dos maiores portais de informação do país, entrou ao mundo virtual na mesma época. No ano seguinte o governou resolveu começar a apostar na internet para facilitar a vida dos cidadãos que usam os serviços públicos. Por exemplo, o imposto de renda já podia ser enviado online para o site da Receita Federal. Hoje em dia se pode notar que os jogadores de futebol são famosos no mundo inteiro também por causa da internet, que permite aos residentes de áreas diante dos grandes centros consumirem quase a mesma informação dos principais países em termos de economia. Você sabe quem foi o pioneiro do movimento? Acertou quem apostou no Ronaldo “Fenômeno”, visto que no ano de 1997 a 10’MINUTOS produziu o seu site. Em 1998 surgiu o site do baixinho Romário! Esse ano também entrou para a história do Brasil porque inventor brasileiro conseguiu inventar acesso online via ondas de rádio, notícia fundamental para que acontecesse a integração entre internet e espaço sideral.

No mesmo ano a internet contou com quase dois milhões de internautas. O governo observou com sucesso o projeto de imposto de renda online a apostou em divulgar resultados de pleitos do TSE (Tribunal Regional Eleitoral). Na capital econômica do país, a cidade de São Paulo, surgiu o serviço de e-mail grátis com o ZIPMAIL. Na sequência o mercado de tecnologia à internet prosperou com otimismo entre os investidores. O programa que serve para conversar de forma instantânea do UOL marcou a rotina de parte da população que passou a consumir noites e dias em conversas com pessoas desconhecidas para fazer novas amizades ou encontrar novos romances. No ano 2000 o poder público anunciou a INTERNET2 para aumentar a qualidade do acesso em principal no ritmo de tempo para acessar os sites. Também surgiram dois fenômenos que não podem ser ignorados: IG (Internet Grátis) e o site da Rede Globo (globo.com) que como publicidade inicial apostou no e-mail grátis.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.