O movimento de transição do usuário saindo da sua máquina para interagir na internet está cada vez mais presente no mundo virtual. As novas tendências baseadas em cloud computing ou computação nas nuvens estão por toda parte e estão para transformar o modo como todos nós usamos o computador. O Google Wave é uma dessas novas tendências que promete trazer espaços de trabalho, grupos de estudo, a balada com os amigos, a viagem em grupo, tudo, absolutamente tudo para a nuvem.
Como Funciona?
Wave é mais que um nome bacana para o novo serviço da gigante de tecnologia Google. Wave é o nome dado ao modo como as pessoas irão interagir umas com as outras. Você vai organizar aquela festa com seus amigos, convida todos para Onda, que seria a Wave, e lá vocês poderão discutir os detalhes interagindo uns com os outros. Você pode adicionar um mapa do Google Maps na conversa e mostrar para seus amigos como chegar no local da festa, pode enviar convites por email, não há limites.
As Ondas também podem ajudar naquele trabalho em grupo da faculdade e nem todo mundo pode ir para o encontro do grupo. Com as Waves todo mundo pode trabalhar em casa. Todos entram no serviço, se conectam em uma onda e vão escrevendo o trabalho ali, em cooperação uns com os outros. Você pode complementar ideias de outros participantes, pode responder a ela com um toque ou ideia nova. A sua onda vai virar o seu trabalho ou relatório. Fotos? Gráficos? Sem problemas, basta arrastar e soltar as imagens dentro da Wave e lá vão estar elas para todo o grupo.
Como Eu Entro Nessa Onda?
O Google Waves ainda está em versão de testes, apenas pessoas convidadas tem acesso ao preview técnico do novo serviço. Para entrar no Google Wave você deverá ser convidado por um usuário que já está dentro da Onda. Ao término da versão de testes o serviço Wave será aberto ao publico.
Há também a opção de pedir um convite ao Google. Você será submetido a três perguntas básicas para que o sistema julgue se você poderá de certa forma contribuir com os ajustes técnicos na onda com comentários, ideias, críticas, reporte de bugs e outros inconvenientes. As três perguntas estão abaixo:
Detalhes Importantes
Ele pergunta primeiramente se você está interessado em fornecer comentários e relatar problemas. Em seguida com quem você gostaria de trabalhar dentro da Onda. E em seguida solicita uma mensagem breve com as razões para que a equipe do Google o aceite no Wave.
Vale lembrar que o preview técnico ainda não está disponível em outros idiomas que não sejam inglês. A versão de avaliação apresenta instabilidades e alguns problemas, mas nada que não valha a pena para os amantes de tecnologia que quiserem dar uma espiada na “nova Onda” da internet.
Por Thiago Resende