A Chegada no Brasil
O Google Street View é um serviço que já existe há três anos em outros países, mas este ano acaba de chegar Brasil.
Neste primeiro momento apenas algumas capitais brasileiras foram fotografadas, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de outras 48 cidades brasileiras, totalizando 51 municípios.
Entre as utilidades do serviço está a possibilidade de um usuário conhecer uma determinada localidade visitando virtualmente a região. O setor imobiliário aproveita o recurso para apresentar casas à venda, por exemplo.
No entanto, muitas pessoas no Brasil começam a ficar incomodadas, principalmente moradores de bairros residenciais de luxo que estão sendo capturados pelas câmeras do Google. O motivo é simples: as pessoas tem medo de que bandidos possam estar vigiando a vizinhança usando o serviço.
Embora o Google alegue que as imagens não são em tempo real e demoram as vezes meses para serem publicadas, muitas pessoas não se convencem e vários processos contra a empresa explodem em várias regiões do mundo.
Como as Fotos São Feitas
As fotos que tem causado tanta discussão no país são feitas por carros, bicicletas e atualmente até por pessoas equipadas com mochilas que possuem antenas de GPS e com torre com scanner 3D e uma câmera.
Esse carro circula pela cidade tirando fotos em todas as direções da localidade fotografada, inclusive do céu e de espaços onde aparentemente não há nada de “interessante”.
Essas imagens são depois reunidas e tratadas para que, juntas, proporcionem ao usuário uma visão de 360 graus da região visitada virtualmente.
Para que a distância correta seja respeitada, um scanner fica responsável por emitir um facho de laser nas superfícies, e de acordo com a distância revelada os objetos são dimensionados.
O GPS fica responsável por registrar a posição do local e permitir a distribuição correta das imagens no mapa.
Os Problemas que o Google se Prepara Para Enfrentar no Brasil
Os brasileiros estão vendo com muita desconfiança a implantação do serviço. Um site de compras da Inglaterra chamado My Voucher Codes, realizou uma pesquisa em março deste ano e verificou a apreensão dos brasileiros.
Entre os entrevistados pela equipe do site, 24% das pessoas acreditam que o Street View é uma ferramenta que vai auxiliar os bandidos e não apenas os usuários comuns. Já 57% dos entrevistados acreditam que o serviço do Google representa uma intromissão.
Devido a essa alta taxa de rejeição a empresa já está preparando os argumentos: o Google alega que as imagens captadas são imagens públicas pois qualquer pessoa que estiver na rua poderá ver, que as imagens não são em tempo real, que os rostos, placas ou qualquer outro meio de identificação são removidos e que é possível pedir a remoção de uma imagem do serviço.
Neto