As Mídias Sociais Causam Prejuízo Financeiro

O número de pessoas nas redes sociais é assustador. Principalmente porque geralmente as pessoas que estão em uma rede social também estão em outras. O problema é que todas essas redes precisam ser mantidas, publicando posts, comentando em comunidades e jogando em pequenos aplicativos que viraram febre em sites como Facebook e Orkut. No entanto, para manter essas redes sociais em atividade é preciso um certo tempo – que as pessoas que trabalham e estudam, por exemplo, provavelmente não terão.  Por isso muitas acabam caindo na tentação de atualizar suas comunidades durante o expediente de trabalho, provocando diminuição da produção e conseqüente queda de faturamento para as empresas. Foi exatamente a esta conclusão que um site de empregos chegou após realizar entrevistas com trabalhadores da Grã-Bretanha.

As Mídias Sociais Causam Prejuízo Financeiro

Entrevistados Atualizam Redes Sociais no Trabalho

O estudo promovido pelo site britânico chamado MyJobGroup entrevistou cerca de mil pessoas empregadas na Grã-Bretanha. O resultado foi surpreendente: entre os entrevistados, cerca de 6% revelou que utiliza o horário do expediente para atualizar suas comunidades online, durante mais de uma hora por dia. Este percentual corresponde a quase 2 milhões do total de 34 milhões de trabalhadores britânicos. Os resultados mostram uma realidade que deve ser controlada. Afinal, cerca de 2 milhões de pessoas na Grã-Bretanha gastam mais de 12% de seu dia de trabalho na internet, o que é uma perda significativa de produtividade. Com base nesses dados o site ainda calculou quanto em dinheiro às empresas britânicas poderiam estar perdendo devido a este hábito que se revelou tão comum: aproximadamente 14 bilhões de libras.

Principais

Redes Sociais São Acessadas Por Mais da Metade da Força de Trabalho Britânica

Além dos 6% que confessaram gastar mais de uma hora por dia atualizando seus perfis nas mais diversas redes sociais, outros 55% revelaram que acessam mídias sociais no horário de trabalho, embora não por tanto tempo. Mesmo assim, o tempo gasto por cada colaborador se somado pode estar sendo responsável por perda de dinheiro por parte da empresa. A maioria diz gastar mais tempo com mensagens, postagem de fotos e até de vídeos.

Grupos Sociais

Fator Prejuizo

Embora o tempo gasto com mídias sociais resulte em perda de dinheiro, a maioria dos trabalhadores entrevistados negou que o acesso à perfis de comunidades online pudesse ter efeito negativo sobre a produtividade. Além disso, uma em cada dez pessoas disse se tornar mais produtivos por poder acessar redes sociais. Apenas 14% dos entrevistados disseram concordar que o acesso às comunidades online fosse responsável por uma queda na eficiência. Mesmo com os resultados exibidos pelo site as empresas ainda enfrentam resistência quando o assunto é restringir o acesso às redes sociais no trabalho: quase 70% dos entrevistados dizem ser necessário algum meio de acesso às redes sociais durante o expediente.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.