Como A Tecnologia Foi Criada?

É inegável que os seres humanos tiveram um grande desafio ao começarem a se firmar no Planeta Terra, planeta este que tem como grande missão, já que é, até hoje, o único lugar nesses cosmos que consegue acomodar vida da maneira como conhecemos. Porém, a NASA, a Agência Espacial Americana, acredita que até o ano de 2025 a humanidade já vai ter a certeza de que não está sozinha nesse grande Universo.

A idade da Terra é estimada em mais de 4,7 bilhões de anos. Embora tenha uma idade muito elevada, a chegada do Ser Humano pode ser considerada muito recente, já que estima-se que o primeiro homo sapiens pisou na superfície da Terra há aproximadamente 200 mil anos atrás. Se compararmos a idade da Terra com o aparecimento do homem, é como se a vida humana na Terra acontecesse no último minuto do último dia de um ano.

Mas já se imaginou como é que os seres humanos conseguiram se estabelecer por aqui? Bom, é evidente que foi necessário que eles se adaptassem a alguns aspectos que não só garantiram a sua sobrevivência por aqui, mas também ajudou a escrever a história da dinâmica natural no planeta.

Os Primeiros Passos do Seres Humanos

Quando os seres da espécie “Homo sapiens” começaram a chegar por aqui, há 200 mil anos atrás, o seu único objetivo era sobreviver, procurando comida e se defendendo dos muitos animais que aqui existiam. A partir do momento que eles começaram a entender o seu papel por aqui, foi ficando mais fácil identificar o que era perigoso, hostil e o que era bom e seguro de se fazer.

Ilustração de um Homo Sapiens

Ilustração de um Homo Sapiens

Com o tempo, o ser humano foi percebendo que ele poderia fazer muito mais do que ele acreditava que poderia fazer: utilizando lascas de madeira e de pedra, estes poderiam se transformar em ferramentas poderosas que seriam aplicadas não somente para a busca de alimentos, mas também para a defesa e para o desenvolvimento de outras técnicas que iriam ser cruciais para o desenvolvimento do raciocínio humano.

Aliás, acredita-se que foi a partir do momento que os seres humanos passaram a consumir carne que o cérebro ganhou condições para poder se desenvolver e tomar a dimensão que ele tem hoje, propiciando uma capacidade de raciocínio acima de qualquer outro animal presente aqui na Terra.

Durante muitos e muitos anos, essas ferramentas que foram criadas pelos seres humanos permitiram que eles pudessem obter mais alimentos e, também, mais chances de sobrevivência. Com o tempo, essas ferramentas foram sendo aperfeiçoadas e o trabalho, por sua vez, foi ganhando cada vez mais praticidade.

Até que se chegou um momento no qual o ser humano percebeu que não era mais preciso vagar entre as regiões em busca de alimentos e de água. Era possível que se pudesse concentrar tudo isso em uma região, construindo, a partir daí, uma base para que ele pudesse se manter e viver mais tranquilamente. Foi aí que marcou a transição do estado nômade para o sedentarismo.

Só que, por trás das ferramentas e do fato de o ser humano se fixar em um local somente esconde muitas outras coisas: é aí que entra o termo tecnologia.

Tecnologia, de uma forma mais didática, nada mais é do que a forma de fazer algo ou deixar algo mais fácil de ser executando, utilizando maneiras que indiquem que o caminho para se fazer algo, realmente, é o mais facilitado.

Como se sabe, para que o ser humano pudesse se fixar em apenas uma região seria necessário que ele conhecesse técnicas de plantação, colheita, domesticação de animais, entre outros aspectos. Tudo isso foi sendo desenvolvido aos poucos, não foi uma coisa repentina: o plantio de alimentos foi o primeiro passo que se seguiu, como uma forma de garantir o sustento quando não se existia animais por perto. Posteriormente, o ser humano aprendeu maneiras de se comunicar com os animais e, a partir disso, domesticá-los, utilizando como alimento ou apenas como animal de companhia. Dessa maneira, os cachorros e os gatos, descendentes de animais selvagens, começaram a estreitar cada vez mais a sua relação com os seres humanos.

Aproveita-se aqui para poder diferenciar a técnica da tecnologia: quando o ser humano começou a cultivar as primeiras hortas, ele tinha a técnica de colocar as sementes em um pequeno buraco cavado, distanciados igualmente as sementes. A tecnologia, por exemplo, viria depois, com a instalação de dutos para irrigação que iriam potencializar a produção de alimentos. Ou seja, a técnica e a tecnologia estão mais do que andando juntas: uma não sobrevive sem a outra.

A Roda: Um Outro Grande Passo Tecnológico

A partir do momento que o ser humano viu que era possível o desenvolvimento de várias coisas para o seu beneficiamento, ele percebeu que a criação de algo que pudesse ajudar no transporte de cargas viria muito a calhar. Dessa maneira, ele estudou diversas formas de tentar transformar isso em realidade. Com o uso de troncos, foi-se criados calços que permitiam o deslocamento de objetos sem depender, necessariamente, da força humana para que pudessem ser mudados.

Notou-se, então, que o formato circular desses troncos eram os responsáveis por ajudar no deslocamento dos objetos. A partir daí, começou-se a utilizar pesquisas para poder entender em como chegar a um resultado parecido (ou melhor) do que a dos troncos de árvores tombados. Dessa maneira, a roda surgiu e foi sendo moldada, até chegar ao formato que é conhecida hoje. Nem é preciso dizer, por exemplo, que a criação da roda foi um marco na história humana: muitos pesquisadores acreditam que essa foi a verdadeira tecnologia que permitiu que o ser humano conseguisse avançar milhares de anos na história.

Feitos de madeira, somente no século XIX e XX, com a ascensão dos automóveis é que a roda ganhou uma “capa”, que foi chamada de pneu.

Ou seja, através desse outro exemplo, nota-se que a técnica nada mais é do que a possibilidade de se utilizar algo em benefício próprio e a tecnologia, por sua vez, é o aperfeiçoamento de uma técnica que visa deixar um processo melhor.

Em outras palavras, a tecnologia foi criada a partir de uma necessidade humana. E ela está constantemente sendo recriada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.