Muitos usuários não entendem como eles são capazes de se conectar à Internet e exatamente onde toda essa informação está. Vamos discutir primeiro o que é a Internet? A Internet é uma vasta gama de computadores, alguns enormes, alguns pequenos, de médio porte e todos interligados.
Todos estes computadores usam algum tipo de dados, aplicações para os outros virem a utilizar. Esses computadores são conectados a uma rede backbone, que é chamada de ISP, ou Internet Service Provider.
A sua empresa de cabo ou companhia telefônica é provável que seja o seu ISP. Portanto, agora temos um monte de computadores, conectados a redes de backbones. Em termos mais simples, isso é a Internet.
Sites como o YouTube, Google, Yahoo! e Twitter estão hospedados em computadores (vários, na realidade). Agora que sabemos o que é a Internet, vamos falar sobre como você se conectar a ela.
Sua rede doméstica
Como dissemos antes, você se conecta à Internet usando um provedor de Internet. O ISP fornece um dispositivo, chamado de modem. Um modem é a abreviatura de modulador / desmodulador, e simplesmente converte os sinais digitais para analógico, e vice-versa. É o dispositivo que se conecta ao ISP e permite que você conecte seus próprios dispositivos em casa.
Você pode conectar um roteador para ele ou mesmo apenas um PC. As casas de hoje usam roteadores para conectar vários dispositivos diferentes, e até mesmo alguns sem fio. Isso é chamado de LAN, ou Local Area Network. Tudo em sua casa, não incluindo o modem, é a sua rede.
Disque 192.168.1.1 para a Assistência
Vamos sentar em um computador e ir para o Facebook. Seu computador, conectado através de sua LAN, envia os dados através da WAN, logo que você digitar www.facebook.com e pronto.
Os computadores do Facebook, neste caso os servidores, recebem o pedido e enviam a página da web de volta para o seu ISP, e, finalmente, de volta para você. Isso tudo acontece em questão de poucos milésimos de segundo.
O modem envia esses dados para o roteador e o roteador envia de volta para o computador. E é assim que trilhões de solicitações da Web são manipuladas diariamente.
Você pode dizer “trilhões!?” Sim, é muito. E há uma preocupação chamada congestionamento da rede que entra em jogo aqui.
Suponha que haja 100.000 computadores todos tentando acessar o Facebook ao mesmo tempo, como no exemplo acima. O servidor do Facebook pode lidar apenas com certo número de conexões, e a fila pode chegar a um ponto que não pode atender.
Assim, seu pedido pode ter que esperar na fila por alguns segundos antes que a página da Web seja exibida. E isso explica o motivo pelo qual algumas páginas da web nem sempre aparecem imediatamente.
Informática e Internet são recursos revolucionários para a humanidade, e compreendê-los um pouco melhor cada vez que você usar só fará a sua experiência muito melhor.