Como Funciona a Internet Por Fibra Óptica?

Neste post, você irá entender um pouco mais sobre a tecnologia da internet de fibra óptica, e o motivo que a leva a prometer uma conexão bem mais rápida do que a internet via fios comuns de cobre.

Com certeza, você já ouviu, pelo menos uma vez, alguém falar a respeito de internet, mais especificamente a de fibra óptica. Pois então, esta tecnologia de fibra óptica vem surgindo com o intuito de substituir o cabeamento feito por fio de cobre, com o objetivo de melhorar o sinal da internet e transmissão de dados digitais.

Esses cabos são confeccionados de vidros e envolvidos em duas camadas feitas de plásticos, que são bem flexíveis, sendo uma camada de refração e a outra camada de revestimento.

Tida como uma tecnologia de alta performance, a fibra óptica é considerada muito boa para a conexão de internet, embora já existam pesquisas e testes em andamentos, com algumas técnicas iguais ou superiores a da fibra óptica.

No entanto, a fibra óptica nos tempos atuais continua a oferecer o que há de melhor e mais avançado, em se tratando de conexão, o que é ótimo para o consumidor.

Como é o Funcionamento da Internet Por Fibra Óptica?

Agora, vamos conhecer e entender como se dá o funcionamento da internet via fibra óptica. Observe quais são as principais diferenças em relação à rede de cabeamento de fibra óptica, e a rede de cabeamento de fios de cobre comuns. E entenda o motivo de essa conexão ser bem mais estável e veloz em relação às redes constituídas de cabos comuns.

O que faz do uso da fibra óptica para conexões ser vantajoso e atraente, é a questão desta tecnologia permitir que tais fios suportem um volume muito maior de dados. Para se ter uma ideia, um cabo de fibra óptica, com um diâmetro idêntico a de um cabelo, tem o poder de transmissão de 2,5 mi de chamadas de telefone ao mesmo tempo.

Já um fio convencional, feito de cobre, teria que ter um diâmetro de exatos seis metros. consequentemente consumiria uma enorme quantidade de energia, para que fosse possível transmitir uma quantidade idêntica de dados.

Por ter uma imunidade a interferências, os sinais de internet provindos de cabos de fibra óptica tem uma distribuição ausente de qualquer oscilação ou falhas no sinal.

As redes que possuem uma infraestrutura feita em fios de cobre, conexões DSL por exemplo, ofertam uma transferência com velocidades de mais ou menos 768 Kb/s e 1.5 Mb/s no geral. No caso de haver condições ditas ideais, redes como esta pode alcançar os 7 Mb/s.

Já no cabeamento de fibra óptica, as velocidades variam em torno de 50 a 100 Mb/s, podendo chegar as máximas de 1 a 10 Gb/s em condições ideais.

O motivo para haver tamanha diferença é que, devido ao fato de fazer a transmissão por pulsos de luz, ao invés de eletricidade através da fiação, o cabeamento de fibra óptica tem a possibilidade de alcançar frequências bem maiores, em relação aos sinais elétricos que são gerados pelos fios feitos de cobre.

Esse valor mais elevado de frequência que pode ser entendido como “maior quantidade de pulsos de luz por unidade de tempo”, é onde está a explicação para a velocidade mais elevada, proveniente dessa espécie de cabo. E as vantagens não param por aí, há muito mais.

Como podemos observar, a capacidade de transmissão das informações por fibra óptica é muito maior. Porém, ainda há mais algumas vantagens em relação a tecnologia da fibra óptica que, agregadas, ajudam a explicar o motivo de ela tão boa.

Pelo fato de os cabos serem feitos de vidro e não de cobre, os cabos feitos de fibra sofrem bem menos com interferências eletromagnéticas. Por esse motivo há uma maior preservação da qualidade, promovendo um sinal melhor, evitando oscilações e consequentemente perdas de velocidade.

Outro fator importante é a área de cobertura que a fibra óptica alcança, que é muito maior do que a área alcançada pela fiação feita de cobre. No caso da fibra óptica, os efeitos de degradação do sinal, que carrega as informações na parte interna dos cabos, só começam a ser sentidos após ter percorrido uma distância acima de 40 km.

Já em se tratando do cabeamento feito de cobre, essa degradação já pode ser percebida a partir dos cem metros.

Uma outra vantagem impressionante, em se tratando da fibra óptica, é a resistência que ela possui. Porém, os fios existentes na parte interna dos cabos, e que tem a sua composição em vidro e que possuem uma espessura equivalente à de fios de cabelo, podem ter uma maior durabilidade e ser mais resistentes a danos do que os fios de cobre que compõe a fiação de cobre, fiação esta que está mais vulnerável a sofrer desgastes devido a oxidação, e por causa do efeito causado pela temperatura do metal que muda constantemente.

A fibra óptica, também é bem mais segura. Pois, nos cabos feitos de fibras óticas, a interceptação das informações é muito mais difícil de serem feitas do que nos cabos feitos de fiação de cobre, o que torna a troca de dados feitos na rede de fibra óptica uma operação com uma dose a mais de proteção.

Existe Alguma Desvantagem na Fibra Óptica?

A concentração dos problemas relacionados à fibra óptica estão na sua maioria na parte de investimentos. Para adotar a tecnologia da fibra óptica, as operadoras são obrigadas a fazer investimentos em instalações de redes novas.

Fato este que faz com que a oferta desta tecnologia se concentre em meio aos grandes centros, ou mesmo a operadoras que são mais especializadas na área desta tecnologia.

Já no caso das redes que são feitas por via DSL, ou mesmo cabo TV, não precisam de uma nova infraestrutura, pois já usam as já existentes nas cidades.

No caso do consumidor, existem também custos para aderir a fibra óptica, pois pode ser necessário fazer instalações novas na casa e aquisição de novos roteadores, que devem ser compatíveis com o novo sinal ótico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.