Quando usamos a Internet, não estamos sempre apenas clicando passivamente, estamos na ânsia de obter informações, como ler notícias – uma grande parte do nosso tempo on-line envolve o envio de nossos próprios dados. Para realizar algo a mais do que apenas ler o que está escrito na Internet, quer se trate de um livro, um CD ou qualquer outra coisa como um site de venda online, para nos cadastrarmos em alguma coisa na Internet, precisamos introduzir uma boa quantidade de informações pessoais e que não podem ser visíveis a qualquer um. Uma operação típica pode incluir não só os nossos nomes, e-mail, endereço físico e número de telefone, mas também de criar senhas e números de identificação pessoais.
A Sedução do Mundo Online
O incrível crescimento da Internet tem animado as empresas e os consumidores, com sua promessa de mudar a maneira como vivemos e trabalhamos. É extremamente fácil de comprar e vender mercadorias em todo o mundo enquanto está sentado na frente de um computador. Mas a segurança é uma grande preocupação sobre a Internet, especialmente quando você está usando para enviar informações confidenciais entre partes.
Há uma imensa variedade de meios de se garantir a segurança das informações através da grande rede, desde o armazenamento de informações seguras em unidades removíveis de armazenamento, como unidades de memória flash ou ainda em discos rígidos portáteis. Esse seria o processo idela de armazenamento, porém não é nem um pouco prático, abrindo espaço então para o sistema de encriptação, que consiste numa sequência de códigos que somente o computador com a chave de descodificação pode desvendar o real sentido da informação.
Sistemas de Criptografia
Os sistemas de criptografia estão montados em cima de um complexo código determinado pelos próprios computadores, pois uma vez que um sistema de código baseado apenas nos caracteres humanos seria muito fácil para um computador decifrar. As cifras são também conhecidas hoje como algoritmos, que fornecem uma maneira para criar uma mensagem e dar uma determinada gama de combinações possíveis. A chave, por outro lado, ajuda a uma pessoa ou a figura do computador a possibilidade de desvendar o código.
Criptografia Simétrica
Neste sistema, cada computador envolvido na troca de informações possui um código, e esse código serve para fazer a codificação da informação para ser enviada de maneira segura pela internet para o outro computador, que também está habilitado com a mesma chave para desvendar o código. De maneira mais grosseira, é como se estivéssemos escrevendo em código, cartas um para o outro.
Chave Pública
Um pouco mais prático é o sistema de chave pública, onde dois tipos de código estão misturados. O sistema se baseia num código total, denominado como chave privada e somente o sistema que fornece informações aos outros computadores é que possui por completo, que uma vez solicitado para trocar informações na rede, fornece uma parte do código correspondente à mensagem que se deseja enviar, ao que chamamos de chave pública.