O MySQL é um tipo de Banco de Dados relacional (RDBMS – Relational Database Management Systems) que tem sido bastante utilizado desde sua criação em 1994 pela companhia sueca MySQL AB. Em 2008 a empresa norte-americana Sun Microsystems comprou a desenvolvedora do MySQL tornando-se então a gestora desse software. No ano de 2010 a Sun Microsystems foi adquirida pela Oracle que também é dos Estados Unidos. Dessa forma atualmente o MySQL pertence a Oracle.
Entendendo o MySQL
Como mencionamos acima o MySQL nada mais é do que um banco de dados relacional. Para que fique mais claro um banco de dados nada mais é do que um local em que dados são armazenados. Quando se adiciona o termo relacional estamos nos referindo à organização desses dados em tabelas. Nesse caso as tabelas estão relacionadas de alguma forma. Se o software não oferecer o modelo relacional então é chamada de DBMS.
MySQL Tem Código Aberto
Ter código aberto quer dizer que o usuário pode fazer modificações de acordo com as suas demandas de uso. Nesses casos é necessário aprender a como usar o código para poder então redefinir a estrutura do software de acordo com as suas necessidades.
Modelo Cliente-Servidor
Recebe a denominação de cliente os computadores que rodam os softwares RDBMS. Toda vez que esses computadores precisam de dados se conectam a um servidor RDBMS para obtê-los. Como o MySQL é muito popular passou a ser visto como um sinônimo de RDBMS, contudo, é importante destacar que trata-se apenas de um dos muitos clientes possíveis.
Aplicações bastante relevantes como Google, Facebook, Yahoo!, Twitter entre outros usam o MySQL para armazenar seus dados. Hoje em dia o MySQL é compatível com várias plataformas como MacOS, Linux, Windows e Ubuntu.
SQL e MySQL
Saber diferenciar SQL de MySQL também é importante para quem vai usar esse banco de dados relacional no dia a dia. Basicamente MySQL é a marca do software mais popular que se vale do modelo cliente-servidor. Para que seja possível que o cliente e o servidor se comuniquem num ambiente RDBMS é utilizada uma linguagem específica que recebe o nome de Structured Query Language (SQL).
Logo MySQL é a marca do software de RDBMS e SQL é a linguagem usada para estabelecer a comunicação entre o cliente e o servidor nesse ambiente. Inclusive há outras marcas que usam SQL em seus nomes como Microsoft SQL Server e PostgreSQL. Geralmente os softwares de RDBMS são escritos em outra linguagem, mas tem como SQL como a sua linguagem primária. O MySQL é escrito em linguagem C e C++.
SQL: Linguagem Criada na Década de 1970
SQL é uma linguagem desenvolvida por Ted Codd no início dos anos 1970 com um IBM que se baseava no modelo relacional. Foi a partir de 1974 que a linguagem ganhou mais popularidade assumindo o lugar de outras linguagens que ficaram ultrapassadas como VISAM e ISAM.
A função do SQL é informar ao servidor o que fazer com o dado em questão. Dentre as funções desempenhadas pela linguagem estão:
– Data Query
Consiste na solicitação das informações específicas junto a um banco de dados.
– Data Manipulation
É a função para a adição, exclusão, modificação, ordenação entre outras operações que são usadas para realizar alterações nos seus dados sejam visuais ou de valores.
– Data Identity
Responsável pela definição de tipos de dados como fazer a mudança de dados numéricos para dos integrais. Nesse quesito também está estabelecer a relação entre as tabelas.
– Data Access Control
Oferece mecanismos de segurança para os dados como a definição de quem poderá visualizá-los ou fazer uso das informações das tabelas.
Como o MySQL Funciona?
O funcionamento do MySQL é bastante simples, um ou mais dispositivos clientes se conectam ao seu servidor usando uma rede específica. Cada um dos clientes pode então realizar solicitações por meio de uma interface gráfica de usuário (IGU) em suas telas. O servidor por sua vez responderá com o melhor resultado possível, os dois precisam se entender para que tudo dê certo.
De maneira geral os processos realizados num ambiente MySQL são os mesmos. Inicialmente o MySQL irá criar um banco de dados para que os dados possam ser armazenados e manipulados definindo a relação que existirá entre as tabelas. Os clientes podem fazer as suas solicitações através da digitação dos comandos específicos de SQL para o MySQL. O servidor então dá a resposta que foi pedida. O cliente geralmente deixa claro qual é o IGU MySQL que está sendo utilizado. Observe que quanto mais leve for o IGU mais ele será eficiente.
Como Mostrar Todas as Tabelas no MySQL?
Para quem já entendeu o que é MySQL e a diferença em relação a linguagem SQL vai gostar de conferir as dicas que apresentaremos a seguir de como fazer algo bastante relevante no dia a dia usando esse sistema. As tabelas do MySQL podem ser visualizadas de duas formas diferentes, ensinaremos ambas abaixo. Basta seguir as instruções para conseguir a visualização de todas as tabelas.
Show Tables
Essa é a forma mais simples, para isso você deverá acessar o MySQL e utilizar o comando “use” para então poder escolher qual será o esquema utilizado. Por exemplo, imagine que o banco de dados em questão se chame “teste”, poderemos visualizar as suas tabelas digitando “use teste” seguido por “show tables”.
Select
Outra forma de visualizar as informações das tabelas de um banco de dados é por meio do schema usando o seguinte comando:
SELECT * FROM information_schema.tables where table_schema = ‘estar’;
Se você não adicionar o where ao seu comando receberá todas as tabelas. Para os casos em que você quer somente o nome da tabela poderá usar o seguinte comando:
SELECT TABLE_NAME FROM information_schema.tables where table_schema = ‘estar’;
Listando Todas as Tabelas do Schema
Se desejar listar todas as tabelas do schema selecionado basta utilizar a seguinte instrução:
use teste;
Prossiga com o seguinte comando:
SELECT TABLE_NAME FROM information_schema.tables where table_schema in (SELECT DATABASE ());
Viu como é simples conseguir mostrar as tabelas no MySQL?
Gostou das dicas sobre MySQL? Curta e compartilhe em suas redes sociais com os seus amigos!