Além da conta mensal de internet do seu provedor e o roteador que você tem, você já se perguntou como seu computador se conecta à internet? Quando você digita o endereço www.google.com ou www.facebook.com no seu navegador web, você tem alguma pista sobre o que está acontecendo antes da página ser exibida em seu computador? O objetivo deste artigo é explicar de maneira fácil como tudo isso acontece.
Servidor DHCP
É o responsável pela atribuição do endereço IP para o seu computador. Não há nenhuma maneira de você se comunicar pela internet sem um endereço IP. O endereço IP é semelhante ao endereço da sua casa, pois ele aponta outras pessoas para a sua localização em uma rua particular, município, cidade, país ou continente, para que possam chegar até você. Esta é a mais simples analogia para ilustrar o endereço IP.
Servidor DNS
É o responsável pela resolução de nomes de domínio. Se os computadores se comunicassem usando o endereço IP, teríamos que escrever apenas segmentos de números como 66.249.81.104. Não é fácil lembrar um endereço IP. por isso que o 66.249.81.104 tem um nome correspondente: www.google.com. O servidor DNS é o “cara” que resolve o www.google.com para o seu endereço IP correspondente 66.249.81.104.
O endereço na internet
Os endereços na Internet funcionam em uma hierarquia. Veja um exemplo de hierarquia abaixo com o endereço www.google.com.br que pode ser resolvido a partir da esquerda para a direita.
www – é o nome do servidor web do Google
google – é o nome do domínio de segundo nível
com – é o nome do domínio de nível superior
br – identificador do país de origem
O que acontece no carregamento da página
Quando você digita o endereço www.google.com.br no seu navegador web, o computador precisa resolver o nome do endereço IP antes de se comunicar com o servidor do Google e fazer o download da página web solicitada. Assim, o computador precisa pedir ao servidor DNS o endereço IP do servidor web com o nome “www”.
Os servidores DNS sabem que o endereço IP do “www” podem ser encontrados a partir do “google”, que é de segundo nível e pertence a “com”, que é um subdomínio do domínio raiz. Este não é um beco sem saída, porque cada servidor DNS tem uma lista de todos os endereços IP dos servidores DNS de todos os domínios raiz.
Seu computador agora pergunta a um dos servidores DNS do domínio raiz para o endereço IP do servidor DNS do domínio .COM. O servidor DNS do domínio com., fornece o endereço IP do domínio “google”. Finalmente, o servidor DNS do deste, fornece o endereço IP do servidor web com o nome “www”.
Quando o endereço IP do servidor web do Google é determinado, eles podem se comunicar diretamente e começar a baixar páginas da web como você solicitar.