Como se Conectar ao MySQL Remotamente?

Como se Conectar ao MySQL Remotamente?

Você deseja se conectar remotamente ao MySQL, e não sabe como fazer? Então, continue lendo, pois ensinaremos o passo a passo bem detalhado nesse artigo.

Aqui você irá aprender como acessar remotamente o MySQL que se encontra instalado numa determinada máquina, mas que precisa ser acessado por meio de algum SGBL, que está em uma máquina diferente.

Nesse caso, a primeira coisa que precisamos é que você tenha acesso ao my.ini, arquivo do MySQL.

Como é padrão, a conexão com programas da administração que o MySQL é apenas no mesmo equipamento em que se encontra instalado o MySQL. Dessa forma, caso o MySQL esteja instalado em um computador que tenha um certo IP, será preciso ter acesso ao banco de dados que tenha o MySQL Workbench.

Quando instalamos na rede o MySQL, ou quando usamos o Wanp ou EasyPHP, a sua configuração passa a ser somente para o acesso por meio do IP127.0.01, que corresponde ao equipamento local.

Dessa forma, para que a conexão remota possa ser habilitada com aplicativos que realizam o gerenciamento, deve-se mudar essa configuração inicial.

Para isso, comece abrindo o my.ini e substituindo ao campo “bind-address=127.0.0.1, pela linha bind-adress=0.0.0.0. Com isso, o my.ini precisa ficar da seguinte forma:

[mysqld]
datadir=${path}/mysql/data
basedir=${path}/mysql
#bind-address=127.0.0.1
bind-address=0.0.0.0
#Uncomment for use on USB key
#skip-innodb
port = 3306

Após alterar no My.ini, é preciso reinicializar o banco de dados. Depois disso, deve-se garantir que o usuário a ser utilizado na conexão tenha o acesso. Você pode fazer isso usando o seguinte comando SQL: GRANT ALL ON *.* TO ‘root’@’%’ IDENTIFIED BY ‘easenha‘.

Esse sinal “%” significa que pode ser “qualquer um IP”. Dessa forma, o usuário consegue ter acesso ao banco de dados de qualquer uma das máquinas que estiver na rede. Se quiser que o acesso seja habilitado somente para um IP, basta trocar o sinal de “%” pelo endereço de IP que deseja.

MySQL

MySQL

Dessa forma, apenas o computador que tenha o IP cadastrado terá condições de se conectar ao servidor.

Para realizar essa alteração nos acessos do usuário, você também pode fazer por meio do PHPMyAdmin. Para isso, basta entrar em “Privilégios”, encontrar o usuário e clicar sobre o ícone que se encontra na última coluna dessa tabela.

Então, encontre o quadro denominado “Informação de Login”. No campo “Servidor”, você pode selecionar “Qualquer Servidor”. No campo do lado é necessário que o sinal de % apareça.

História do MySQL

O MySQL corresponde a um SGBD, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. O qual usa a Structured Query Language (SQL), ou Linguagem de Consulta Estruturada como área de interação, ou interface, como é mais comumente chamada.

O MySQL, hoje em dia, é considerado como um dos mais populares bancos de dados da multinacional Oracle Corporation. Ao todo, ela já conta com um total de instalações de mais de 10 milhões em todo o mundo.

Quem criou a MySQL foram suecos, juntamente com um finlandês. Atualmente, tanto a manutenção quanto o desenvolvimento são responsáveis por empregar mais de 400 pessoas em todo o mundo. E, para testar, interligar o programa com outros produtos e também para escrever sobre o mesmo, já são mais de 1000 pessoas.

Principais Características do MySQL

Confira abaixo quais são as principais características do MySQL com detalhes:

  • Compatibilidade: há drivers JDBC, NET, ODBC, assim como módulos da interface para várias opções de linguagens de programação, como é o caso de C/C++, ASP, Delphi, Visual Basic, Java, Ruby, Visual Basic, Perl, C#, PHP e Pthon.
  • Não exige muito quando se trata de recursos para os novos hardwares.
  • Portabilidade: é capaz de suportar quase todas as plataformas atuais.
  • É bem fácil de manusear.
  • Apresenta uma incrível estabilidade e desempenho.
  • Conta com o uso de muitos Storage Engines (Falcon, CSV, MylSAM, Solid, BDB, InnoDB, Archive e também o Federated.
  • Trata-se de um programa livre. No entanto, caso o programa usado para acessar não seja o GPL, será preciso comprar uma licença comercial.
  • O programa é capaz de suportar o controle transacional, o Triggers, Stored Procedures e o Functions e Cursors.
  • Conta com replicação de fácil configuração.
  • E ainda oferece interfaces gráficas, de fácil uso, e que a MySQL cede.

Principais Benefícios do MySQL

Agora, iremos conhecer os principais benefícios que o MySQL oferece. Confira com atenção:

  • Desempenho: esse é o banco de dados considerado mais rápido que há. Quando o assunto é sistema, a agilidade e o desempenho são pontos cruciais. Em especial quando se trata de internet.

Dessa forma, a equipe da MySQL, que atua no desenvolvimento tem apresentado um bom trabalho, pois o banco de dados apresenta um excelente desempenho. Com isso, podemos concluir que o mais rápido SGBD que há pode ficar cada vez mais rápido, sempre conseguindo atender muito bem ao que se propõe.

  • Gratuito: o MySQL é um programa gratuito. Dessa forma, é importante frisar que o mesmo não deve ser vendido juntamente com algum sistema que você tenha criado, ou seja, não deve contemplar as mídias de instalações de produtos que a sua empresa comercialize.

    Benefícios do MySQL

    Benefícios do MySQL

Somente se for enviado junto o código-fonte. Nesse caso, se você desejar distribuir algum produto relacionado ao código-fonte do banco de dados, e realizar a sua distribuição como sendo propriedade sua, ou da sua empresa, você precisará comprar a licença para essa função, de acordo com regra GNU de licenciamento.

  • Aplicabilidade: ao contrário do que muitas pessoas pensam, o MySQL não é usado apenas em aplicações de internet. Assim, ele também pode ser usado para aplicações corporativas, como um banco de dados do desktop.

E ele também é capaz de dar suporte para várias linguagens de programação, inclusive o Java, da empresa Sun, e o Delphi, da empresa Borland.

Dessa forma, os dois têm acesso ao MySQL por meio de drivers, como o MySQL JDBC e o MySQL ODBC. É possível realizar o download de ambos os drivers no site do produto.

  • Segurança: mais uma das principais características do MySQL é a segurança que o mesmo oferece. Ele conta com drivers do tipo tabela, cujas características são totalmente exclusivas do banco de dados MySQL.

Com isso, ele permite a criação de um banco de dados bem estável e seguro. Sem falar que ainda conta com restore e backup, integridade referencial, controle de acessos e de usuários e até correção e verificação de casos de corrompimento das tabelas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.