Cuidado Com as Correntes

Com certeza, se você for um usuário da rede mundial da internet, já se deparou com situações nada agradáveis. Certamente, a internet, ao mesmo tempo em que é uma poderosa ferramenta de estudo, trabalho e porque não diversão, também esconde armadilhas nas quais devemos nos precaver.

Correntes de E-mail

Correntes de E-mail

Atualmente, vem crescendo muito a onda de spams, principalmente em redes sociais como Orkut e Facebook; os e-mails também não ficam por fora. Mas o que é spam?

Spam – cujo praticante é chamado de spammers – são aquelas mensagens virtuais enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo. Normalmente, os spams pregam travessuras ao receptor. O tipo mais comum de spam é aquele que diz que você misteriosamente (mesmo não tendo se cadastrado em promoção alguma) receberá prêmios gigantescos, como um computador, um carro ou até mesmo uma casa. São comuns também aqueles que criam uma falsa promoção de alguma marca famosa.

E-mail

E-mail

Nesses últimos tempos, uma enorme corrente de spam anunciava que a Microsoft, em conjunto com a companhia de e-mail AO, estaria pagando meros R$ para qualquer um que encaminhasse o e-mail em questão para apenas um amigo (podendo lucrar mais se enviasse para vários outros endereços, claro). Para colocar mais credibilidade, a mensagem ainda dizia que o anúncio teria sido publicado na famosa revista Época. Pouco tempo depois, tanto a Microsoft, AOL e Revista Época desmentiram a promoção, mas já era tarde. Milhares e milhares de endereços eletrônicos já haviam repassado a mensagem, e provavelmente trilhões de e-mails caíram em mãos de spammers.

Sempre que um spam é enviado, é dito no corpo da mensagem coisas como “recebi de uma pessoa de confiança”, ou “eu testei e recebi o prêmio!”. Bobagem. Este trecho, escrito pelo spammers, alinhado ao fato de que você sempre recebe a mensagem de algum amigo (ou alguém que usa o nome de seu amigo), faz com que as pessoas caiam rapidamente no golpe virtual.

Spam Não

Spam Não

Mais perigoso ainda são os casos em que a mensagem traz riscos em potencial para sua rede virtual ou mesmo segurança. Já foram descobertas correntes que conseguiam, de algum modo, persuadir o leitor a escrever números de senhas, seja de redes sociais ou mesmo de cartões de crédito. Na rede social Orkut, é comum você receber uma mensagem com um código de programação. Estará escrito algo como “veja este código, cole na barra de seu navegador e tome suas conclusões. Eu achei maravilhoso!”, seguido pelo código em questão, que ao ser inserido na barra de HTTP, bloqueia o perfil da pessoa e torna sua senha de propriedade do spammer.

Tome cuidado ao receber uma mensagem estranha, principalmente que te induza a clicar em um link e/ou código, ou repassar o e-mail pra todos os seus amigos. As pessoas, com euforia para descobrir algo novo e cobiça por dinheiro fácil, viram alvo fácil dos trapaceiros virtuais.

E até que haja uma boa maneira de se livrar desses incômodos, o jeito é tomar cuidado para não ficar preso nessas enormes correntes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.