Democratização na Internet

Nos últimos meses de 2011, o mundo conferiu o verdadeiro poder que a internet possui nos tempos atuais. A chamada “Primavera Árabe”, movimento popular realizado por diversos países do Oriente Médio e norte da África, conseguiu tirar do poder diversos ditadores, que governavam países como Líbia e Egito com mãos de ferro durante décadas. Ditadores como Muammar Gaddafi e Hosni Mubarak, que comandaram respectivamente a Líbia e o Egito durante décadas de ditadura, caíram em razão de movimentos populares organizados pelas redes sociais, como o Facebook, mostrando o quanto a democratização na internet está sendo poderosa para as realizações de protestos e organização da sociedade.

Democratização na Internet

Democratização na Internet

Até mesmo no Brasil a sociedade já está notando o poder que as redes sociais têm em realizar movimentos para combater a corrupção e mudanças na legislação. Milhares de pessoas realizaram passeatas e outros eventos nas ruas das principais capitais brasileiras para combater a corrupção. Além disso, as petições públicas, uma espécie de abaixo-assinado virtual, vêm sendo cada vez mais comum na internet. Uma das petições públicas que está em campanha na internet é a organizada por Rafael Baltresca, que perdeu mãe e irmã em um acidente ocorrido na cidade de São Paulo (SP) em setembro 2011. Amigos e familiares de Rafael, comovidos com a situação, passaram a organizar a campanha “Não Foi Acidente”, que pretende colher 1,3 milhão de assinaturas com o objetivo de alterar a legislação atual sobre os acidentes de trânsito.

Democratização na Internet

Democratização na Internet

Dessa forma, se você deseja que 2012 seja um ano melhor, que tal começar assinando essa petição pública e divulgando o site www.naofoiacidente.com.br para seus amigos e parentes? A internet está sendo considerada uma importante aliada para organizar as pessoas para tentar fazer um Brasil e um mundo melhor. Saiba mais sobre o movimento “Não Foi Acidente” pelo site http://www.youtube.com/watch?v=qCTME0jWlpk Desde o seu surgimento, no final dos anos 80, a internet, ou melhor, a rede mundial de computadores (World Wide Web), cuja sigla em inglês origina os três famosos “w” que compõem os endereços dos sites, cresceu e se desenvolveu, ficando a cada dia mais rápida e acessível.

Democratização na Internet

Democratização na Internet

Quase todo mundo deve se lembrar de quando a internet começou a funcionar no Brasil, no final da década de 90 e início dos anos 2000, quando era discada, com aquele famoso barulho de discada do modem, e se o internauta abusava no tempo de navegação, recebia uma conta astronômica de telefone no fim do mês. Mas, de 2005 para cá muita coisa mudou. A internet passou a ser de banda larga, oferecida por meio de cabos de fibra óptica, proporcionando maior estabilidade, evitando as “quedas” constantes de conexão, como o que ocorria até então com a discada. Cada vez mais empresas de telefonia e de TV por assinatura oferecem pacotes mais baratos de conexão à internet banda larga, devido aos incentivos do governo federal, que pretende investir na infra-estrutura de internet no país, tanto para aumentar a democratização da internet, quanto para melhorar o sistema de comunicação no Brasil para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, que terá uma grande demanda de usuários.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.