Parece uma fantasia de ficção científica futurista. Mas o futuro está aqui. As fotos e vídeos que você tirar com o seu smartphone e depois publicar online, podem estar revelando a sua localização a qualquer pessoa que vê a foto. Isso se chama geotagging.
O que é Geotagging?
Geotagging é o processo de adição de informações geográficas a uma foto, vídeo, site ou feed RSS. Esta informação revela a sua longitude e latitude exata quando a foto foi tirada. Muitas vezes, a marcação é feita usando geo-coordenadas GPS e dados de um sistema de posicionamento global.
É correto? Absolutamente. As geotags podem identificar a localização dentro de um metro de onde a foto foi tirada.
Metadados: O Que é e Qual Sua Importância
Os dados que estão sendo incorporados nas fotos são chamados de metadados. Os metadados estão escondidos na informação não facilmente vista pelo espectador normal.
Mas com algumas tecnologias simples e geralmente disponíveis online, esta informação é facilmente capturada. Um software online pode digitalizar as fotos e produzir as coordenadas incorporadas. Uma vez que as coordenadas são anotadas, mapas do Google oferecem uma maneira conveniente de identificar os endereços exatos e vistas para a rua.
Nem todos os telefones incorporam os metadados nas fotos e vídeos, mas muitos o fazem. O telefone deve ter um GPS embutido, a fim de adicionar geotags às fotos.
Usos para o Geotagging
Essa tecnologia pode ser útil para algumas pessoas. Por exemplo, policiais que estão resolvendo crimes podem conseguir ajuda para aqueles que dela necessitam, e que podem depender dela. Além disso, os fotógrafos podem achar que é útil como catálogo e para sistematizar o seu trabalho.
Os Perigos da Tecnologia
Mas os perigos de geotagging espreitam por toda parte. As implicações para a segurança são impressionantes. Muitas pessoas não pensam duas vezes antes de tirar uma foto da mesa da cozinha e publicá-la por aí, neste mundinho tão pequeno chamado internet. Ou se fosse a joia cara que estão tentando vender.
Mas se a câmera que eles estão usando tem a tecnologia geotagging de fotos, qualquer ladrão pode saber a localização exata da casa do vendedor e ir lá por si mesmo para roubar os itens. Se o vendedor também tem listado os melhores horários para ser alcançado por telefone, o ladrão agora também tem uma ideia de quando a casa pode estar vazia.