Dinâmica Retrospectiva Scrum

Nos últimos anos a metodologia ágil Scrum se tornou uma das mais utilizadas pelas equipes de desenvolvimento de softwares. Dividindo o projeto em ciclos (sprints) esse método torna cada etapa mais bem desenvolvida, há mais foco em cada uma das questões que precisam ser realizadas para ter um resultado final mais consistente. ]

Ao longo do desenvolvimento de um projeto longo com inúmeros sprints é interessante realizar dinâmicas retrospectivas em que a equipe possa avaliar com mais assertividade a qualidade da produção e interação entre os membros. O objetivo é fazer uma avaliação de como o trabalho tem sido efetivo. Continue lendo para saber como realizar uma dinâmica retrospectiva Scrum no final de cada Sprint.

Como Ter Dinâmica Retrospectiva Scrum Efetiva

A seguir reunimos algumas dicas de como tornar a dinâmica retrospectiva ao final do Sprint mais eficiente criando um ambiente mais acolhedor e aberto ao diálogo. Lembrando que os objetivos principais são identificar os pontos que contribuem para um trabalho melhor e como fazer a equipe ser mais produtiva.

Dica 1 – Comece Quebrando o Gelo

A retrospectiva deve ser um momento em que os membros da equipe falam abertamente sobre como se sentiram e o que atrapalhou ou ajudou ao longo do Sprint. Contudo, boa parte das pessoas não se sente a vontade de iniciar a abordagem dos problemas. Para tornar mais simples e menos doloroso falar sobre essas questões a dica é realizar algumas dinâmicas divertidas para quebrar o gelo.

Uma dinâmica certeira é ter um quadro com diferentes climas incluindo sol, tempo nublado, chuva e tempestade. Peça que os membros da equipe colem post-its no clima que consideraram o central durante o Sprint. Se a tempestade ou chuva predominarem será mais simples conversar sobre o que pode ter dado errado sem precisar começar a conversa com trocas de acusações. Também é interessante pedir que cada participante descreva como foi o trabalho nesse Sprint em três palavras.

Dinâmica Retrospectiva Scrum

Dinâmica Retrospectiva Scrum

Dica 2 – Identificando os Problemas

Tão difícil quanto começar uma retrospectiva observando que existiram problemas é identificar quais foram eles no decorrer do processo. Uma dinâmica interessante para conseguir respostas mais assertivas dos membros da sua equipe é realizar a dinâmica da âncora. Num esquema com o desenho de barco com um supermotor e uma âncora pesada peça que os participantes fixem post-its com pontos positivos e negativos do Sprint.

Perto do barco deverão estar os post-its referentes aos pontos de sucesso enquanto que aqueles que impedem o sucesso dos projetos deverão estar fixados perto da âncora. Durante a conversa é necessário discutir a respeito dessas âncoras que estão atrapalhando o bom andamento do projeto e como tirá-las do caminho. Os membros da equipe precisam conseguir expor as suas opiniões e chegar a consensos sobre a resolução de problemas.

Dica 3 – Transforme a Conversa em Percepções

Para encontrar soluções pertinentes para os problemas identificados é necessário tornar os dados das conversas percepções. A ideia é simples, gerar padrões a partir do que foi apresentado durante o diálogo. Por exemplo, se três membros da equipe citaram a relevância de ter explicações mais detalhadas sobre os processos vale a pena considerar estender o período dessa interação.

No entanto, se por acaso apenas uma pessoa mencionou essa necessidade pode ser que esse membro da equipe esteja defasado em termos de conhecimento em relação aos demais. Uma solução pode ser oferecer um treinamento para esse indivíduo se aperfeiçoar melhorando suas entregas durante os próximos sprints.

Dica 4 – Foco nas Mudanças Que Importam

As dinâmicas de retrospectiva precisam ter como resposta uma identificação de pontos a serem corrigidos. Algo bastante negligenciado em muitos desses processos, o que os líderes não consideram é o fato de que mudar apenas alguns tópicos pode ser bem mais simples do que alterar o processo como um todo.

Então faça com que sua equipe termine o processo fazendo uma lista do que não pode se repetir no próximo Sprint. Com os tópicos definidos inicie o seu processo de mudança.

Dica 5 – Valorize a Leveza do Ambiente

A finalização da retrospectiva deve ser leve de maneira a não deixar os membros da equipe preocupados ou insatisfeitos com os temas discutidos. Uma dinâmica divertida para encerrar as discussões é a de criação de um pôster engraçado a respeito do problema.

Dois ou mais membros do grupo de discussão podem ser incumbidos da tarefa de criação desse pôster escolhendo um título e uma imagem. O trabalho em equipe contribui para desanuviar o ambiente que pode ter ficado tenso devido a abordagem de problemas.

Gostou dessas dicas de dinâmica retrospectiva Scrum?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.