Em Que Ano o Facebook Foi Lançado no Brasil?

O Facebook foi lançado no dia 04 de fevereiro de 2004, mas chegou ao Brasil somente em 2008. A rede social teve grande impacto na história recente do nosso país. Os protestos realizados em 2013 foram amplamente divulgados através dessa mídia, inclusive esse espaço virtual foi usado para organizar passeatas. Nesse ano o termo ‘manifestação’ foi o mais comentado nas páginas do Facebook.

Em 2014 o Facebook se tornou uma ferramenta de mídia para a comunicação entre os candidatos à presidência e seus eleitores. Num debate entre os presidenciáveis os usuários do Facebook movimentaram a rede com mais de 346 milhões de interações que incluíram curtidas, comentários e compartilhamentos. Nas eleições de 2018 a rede teve grande dificuldade de conter a difusão de fake news (notícias falsas) espalhadas por robôs.

Observando o impacto das fake news nas eleições norte-americanas em 2016 o Brasil tentou tomar medidas preventivas ainda em 2017. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Exército, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal (PF) realizaram uma força-tarefa em conjunto para combater as notícias inverídicas divulgadas em redes sociais. Ainda assim se fala sobre as fake news desse período até os dias de hoje.

O Nascimento do Facebook

Mark Zuckerberg era um estudante universitário de Harvard quando em 2014 deu início ao que viria a se tornar um grande fenômeno mundial, o Facebook. Ele contou com a ajuda do brasileiro Eduardo Saverin e os estadunidenses Chris Hughes e Dustin Moskovitz para colocar a plataforma em operação na Universidade de Harvard. O sucesso foi tão grande que logo a rede social chegou a outras universidades como Stanford, Yale e Columbia.

No final do ano letivo de 2004 Mark se mudou para Palo Alto, Califórnia e com o auxílio de Andrew McCollum estruturou a rede social que em dezembro do mesmo ano já tinha mais de um milhão de usuários. Nesse período ocorreu a primeira polêmica envolvendo a criação de Zuckerberg, ele foi processado por utilizar o código fonte do HarvardConnection sem autorização. A ação não procedeu.

No começo a rede social era dirigida a estudantes universitários que precisavam ser convidados por outros usuários para ter acesso. Ao longo de 2005 teve início uma segunda onda de expansão nas escolas secundaristas. Aos poucos o Facebook estava chegando a vários países como Canadá, Reino Unido, Austrália, Índia entre outros. Em 2006 a empresa recusou uma oferta de US$ 750 milhões estimando seu valor em US$ 2 bilhões.

Mudanças

No dia 14 de maio de 2007 foi lançado o Facebook Marketplace que é um espaço destinado adição de classificados. Em 7 de novembro do mesmo ano foi anunciado o Facebook Ads que nada mais é do que um espaço de páginas comerciais de marcas. O dia 13 de junho de 2009 ficou marcado como o dia em que o Facebook passou a usar o sistema de ‘nome do usuário’ permitindo que as páginas tivessem URLs mais simples escolhidas pelos próprios usuários.

Facebook e TIM

Facebook e TIM

Facebook e TIM

A grande difusão do Facebook no Brasil teve como grande impulsionadora a operadora de telefonia TIM. Em 18 de maio de 2010 as duas empresas anunciaram uma parceria em que os clientes pré e pós-pagos da TIM tinham acesso grátis a rede social. Houve algumas reclamações inicialmente de cobranças feitas indevidamente dos usuários. De 2009 a 2010 o Brasil deu um salto no número de usuários de internet chegando a 40 milhões de pessoas online.

Estabilização e Queda

No começo dos anos 2010 o Facebook se tornou estável em alguns países, mas apresentou queda significativa em outros. Em 2011 perdeu mais de 7 milhões de usuários no Canadá e nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano a rede social passou a oferecer a possibilidade de troca de mensagens de voz entre os usuários pelo chat e chamadas de vídeo com apoio do Skype. Também nesse ano a rede social criou o botão Assinar em que usuários podem acompanhar as postagens de outros usuários.

Reconhecimento Facial e Eventos

O Ministério da Justiça do Brasil, em junho de 2011, cobrou explicações do Facebook a respeito do uso da tecnologia de reconhecimento facial que poderia ter uso indevido. A Alemanha também fez alguns questionamentos à rede social nesse ano, mas referente aos eventos marcados pela página. O governo alemão se mostrou preocupado com superlotações em eventos criados de modo público.

Facebook

Facebook

Consolidação do Facebook no Brasil e no Mundo

Em 2012 o Facebook se consolidou como a maior rede social no Brasil e no resto do mundo com 36,1 milhões de usuários contra os 34,4 milhões da rede social do Google. No dia 29 de fevereiro de 2020 a rede lançou a função de páginas de fã, as hoje comuns fanpages. Esse ano ficou marcado na linha do tempo da empresa por ter sido o momento em que passou a ter ações negociadas na bolsa.

Uma das estratégias do Facebook para manter sua posição de destaque no universo das redes sociais é adquirir outras redes que demonstrem sucesso dentre os internautas. Em 2008, Zuckerberg, tentou comprar o Twitter, mas recebeu uma negativa como resposta. Já em 2012 conseguiu fechar o negócio de compra do Instagram, uma rede que apresentou crescimento exponencial dentre os usuários no início dos anos 2010. Em 2014 o Facebook anunciou a compra do WhatsApp.

Lucros

O Facebook é gratuito para os usuários e tem a sua receita gerada pela publicidade incluindo banners, grupos patrocinados e destaques patrocinados no feed de notícias. As interações dos usuários e suas postagens ajudam a determinar grupos com características específicas tornando a publicidade mais assertiva em termos de seleção de impactados pelas mensagens.

Cambridge Analytica

Em 2018 estourou o escândalo do uso indevido de dados de mais de 87 milhões de usuários do Facebook pela empresa britânica Cambridge Analytica. No dia 10 de abril do mesmo ano, Zuckerberg, foi chamado ao Senado dos Estados Unidos para prestar esclarecimentos a respeito da quebra da privacidade dos seus usuários.

Na audiência o dono da maior rede social do mundo admitiu o mal uso dos dados, no entanto, negou que tivesse vendido os mesmos. Em junho de 2018 foi reportado outro problema de vazamento de dados ligado ao Facebook, dessa vez em relação ao site Name Tests.

Gostou de saber mais sobre a história do Facebook no Brasil e no mundo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.