Empresas
As grandes empresas de desenvolvimento de jogos na internet acreditam que a utilização desse tipo de publicidade nos games produzidos podem aproximar os usuários das empresas. Esse novo tipo de publicidade está ganhando cada vez mais a atenção dos diretores. Tanto é que há uma procura no mercado por desenvolvedores que sabem ou querem aprender sobre marketing.
Os jovens, público no qual as empresas querem atrair cada vez mais, mudaram o perfil, pois trocaram a televisão pelo computador. Portanto, gerou um desafio em promover propagandas na internet voltadas especialmente para esses consumidores. Segundo um estudo realizado pela Ibope/Nielsen, pelo menos sete milhões e pessoas jogam pela internet. Desse total, uma única pessoa costuma jogar até três vezes o mesmo ‘advergame’, jogo feito para divulgar um produto, e 82% deles não se incomodam em jogá-lo e nem pela colocação de propagandas durante o jogo.
Você gosta de jogar através de sites da internet? Se a resposta foi sim com certeza já se incomodou pelo menos uma vez com a publicidade intrusiva e quase sempre chata que parece imperar nesse tipo de plataforma. Entendendo como algo danoso para o bom desenvolvimento da web o Google passou a punir desde 2017 as empresas que utilizam publicidade que não respeita a privacidade dos usuários.
Há uma intensa discussão a respeito de qual seria a medida que as empresas precisam adotar para respeitar os indivíduos que vão até os sites em busca de entretenimento. É válido reconhecer que se trata de um mercado publicitário realmente muito atraente, porém, não se pode desconsiderar a questão do respeito pelo jogador do game. Para que continue sendo um canal de comunicação profícuo com os usuários é necessário não ultrapassar a linha do aceitável.
Jogos Mobile – O Meio de Comunicação Para a Publicidade
Nos últimos anos os jogos desenvolvidos para dispositivos móveis tem conquistado um lugar de destaque dentre as preferências dos gamers de maneira que eles têm sido os melhores canais para divulgação de marcas. Com um faturamento que gira em torno de US$ 108.9 bilhões ao ano é fácil entender porque o investimento em publicidade está na casa de US$ 58.7 bilhões.
Independente de onde os usuários estão jogando, se no computador ou smartphone a questão permanece a mesma, como evitar que a publicidade se torne invasiva e até mesmo impeça que o indivíduo prossiga no seu jogo. Está sendo construído aos poucos um ambiente publicitário que além de seguro para as marcas também seja agradável para os usuários. O desafio para os desenvolvedores é conseguir inserir as propagandas de maneira natural e que não cause nenhum mal-estar ou prejuízo para a experiência de jogo do gamer.
Atingindo o Público Jovem
Pesquisas do setor publicitário corroboram o que já é óbvio para quem vê de fora, os jogos são o ambiente ideal para anunciar para o público jovem. É necessário ressaltar que por público jovem entende-se a faixa dos adolescentes, mas também indivíduos entre 20 e 30 anos. O crescimento do mercado de jogos entre essa faixa etária tornou os games da internet a chave para conseguir chegar aos consumidores.
Para se ter uma ideia em torno de 70% dos usuários dos jogos de internet tem faixa etária entre 18 e 44 anos, uma margem bastante ampla que permite alcançar uma grande variedade de micropúblicos dentro do público maior e massivo. Os jogos ainda contam com a facilidade de segmentação por meio do seu conteúdo. Dependendo do tipo de jogo é mais fácil compreender quem são as pessoas que estão do outro lado da tela.
Felicidade que Ajuda na Publicidade
Quando a publicidade dentro dos jogos de internet é na medida é possível obter resultados muito bons haja vista que grande parte dos usuários se considera feliz enquanto está jogando. Pessoas que se sentem felizes absorvem com mais assertividade mensagens publicitárias. Certamente as marcas têm muito a ganhar com a publicidade inserida em jogos da internet, só não pode criar um ambiente hostil.