Atualmente, boa parte das escolas públicas já possui pelo menos um computador e acesso a uma rede sem fio, no entanto, menos da metade das instituições utiliza a internet como uma ferramenta de ensino. A principal barreira apontada pelos professores dessas instituições é a velocidade baixa de conexão que torna impraticável o uso do recurso em sala de aula.
Computadores e Internet nas Escolas Privadas
Para compreender a seriedade do cenário das escolas públicas é importante traçar um paralelo com a realidade das escolas privadas. Embora apenas 47% das escolas particulares tenham laboratórios de informática há um uso mais disseminado da tecnologia em suas dependências em especial nas salas de aula. Já nas escolas públicas a história é outra, a utilização de computadores e internet se dá somente nos laboratórios. Dificilmente se tem acesso a esses recursos em sala de aula.
Laboratórios Pouco Usados em Escolas Públicas
Um levantamento indica que há laboratórios de informática em 81% das escolas públicas, no entanto, somente 59% deles estão em uso. Os professores indicam como os principais empecilhos a baixa velocidade de conexão com a internet e equipamentos defasados. A diferença entre as instituições públicas e privadas fica ainda mais evidente quando se observa quais são os principais desafios enfrentados pelos diretores das primeiras e das últimas.
Para 36% dos gestores de escolas privadas a prioridade é desenvolver novas práticas de ensino utilizando as ferramentas tecnológicas. Por sua vez 32% dos diretores de escolas públicas estão tentando encontrar formas de aumentar e melhorar a infraestrutura, conseguir mais computadores por alunos e uma internet com mais qualidade de conexão.
Percepção dos Educadores a Respeito da Tecnologia
A tecnologia é bem-vista por boa parte dos educadores que a consideram relevante para a difusão do conhecimento. Para 77% de professores consultados pela pesquisa TIC Educação – que visa mapear desde o ano de 2010 a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula – há mais facilidade para a comunicação com os alunos por meio dessas ferramentas.
Novas metodologias de ensino foram adotadas por 85% dos educadores para aproveitar as possibilidades que a tecnologia propicia. E o dado mais interessante é que 94% dos educadores apontam que tiveram acesso a materiais mais versáteis e/ou de melhor qualidade para suas aulas.
Tecnologia em Sala de Aula Por Meio dos Professores
As ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes em sala de aula, em alguns casos são levadas pelos professores com recursos próprios, usando a internet do smartphone, por exemplo, seja em escolas municipais, estaduais e até instituições privadas. Dados da pesquisa TIC Educação revelam que houve um salto de 39% do uso de tecnologia pelos professores em sala de aula, em 2015, para 49% em 2016.
Tecnologia Usada Pelos Alunos Fora de Sala de Aula
Dentre os alunos o uso da tecnologia para os estudos também apresentou um crescimento relevante, porém, em boa parte dos casos fora da escola. A explicação para esse fato é que boa parte das instituições de educação restringem o acesso à rede por meio de senha. Ainda é necessário chegar a um consenso de como fazer os alunos utilizarem a rede somente para pesquisas relevantes quando em sala de aula.