Estrutura Lógica da WWW

A internet é enorme. Dizer-lhe tudo sobre como funciona a internet iria tomar um livro inteiro, se não mais do que um. Como não há uma autoridade centralizada, que é responsável pela gestão da World Wide Web, em um sentido inexplicável. No entanto, o funcionamento básico da World Wide Web pode ser simples de explicar. Qualquer pessoa que possua o seu site deve ter uma idéia de como seu site se encaixa no quadro mais amplo da internet.

Imagine a internet como um sistema postal. Cada casa que recebe e-mail (ou nome de domínio) tem um endereço (IP). As pessoas nessas casas (programas) enviam e recebem correio (pacotes) que contém informações (e-mail imagens, etc) que os residentes em seguida, abrem. A internet funciona analogamente bem como isso.

Internet

No campo do trabalho em rede, estas entidades individuais são conhecidos como nós, cada um com um nome de domínio e o seu endereço IP. Os caminhos conectam esses nós para formar a Internet, que é o conglomerado de todas essas peças e infra-estrutura que estão conectados, ou seja, todos os nós e todos os caminhos.

Os servidores e clientes (PC’s, latops e similares) compõem as partes da Internet que são mais visíveis para aqueles do lado de fora. Estes dispositivos de armazenamento interpretam os dados que a internet transmite ao redor do mundo. Há peças muito importantes de hardware e software que operam nos bastidores para fazer tudo funcionar bem e ser útil para nós.

Controle

Como afirmei anteriormente não existe nenhuma autoridade centralizada de controle da internet, uma vez que há uma espécie de hierarquia que rege a internet. Isso é conhecido como o sistema de domínio. Os domínios de nível superior (chamado TLD) são as terminações site familiares como. com,. org. e assim por diante.

Estes domínios são mantidos a par de um número relativamente pequeno de sistemas que são controlados por um pequeno número de organizações sem fins lucrativos. As redes de companhia e da forma como os domínios de segundo nível (por exemplo, Microsoft.com).

Dominio

Indo mais abaixo nesta hierarquia que temos o Microsoft.com, que é um subdomínio, mas é chamado muitas vezes (e pensado como) um host ou domínio próprio. Um host é o nome de um determinado computador (geralmente um servidor). O nome do host pode ser, mas geralmente não é precedido por um www. Na parte inferior dessa hierarquia são hospedeiros individuais (também servidores) onde a informação é armazenada e processa as solicitações.

Definindo

Estes exércitos, juntamente com os componentes de rede como roteadores e outros compõem uma rede. Todas essas redes juntas são conhecidas coletivamente como a Internet. Há alguns outros elementos que são menos visíveis mas não menos importante. Quando você clica em um link (também conhecido como uma URL ou Uniform Resource Locator), o navegador envia uma solicitação através da Internet por uma conexão e dados. Esta solicitação e os dados que são devolvidos são quebrados em pedaços chamados pacotes.

Rede

Você deve ter notado isso no trabalho antes, sem perceber. Quando uma página é carregada lentamente, isto se deve aos pacotes demorando muito para chegar. Quando se leva muito tempo, ocorre um tempo limite. Estes pacotes podem ser enviados em qualquer ordem e são reagrupados uma vez que eles alcancem seu computador.

A razão para que todos esses pacotes de encontrem o caminho para o seu destino é porque eles estão vinculados a um endereço IP que anuncia o host (o computador que detém ou “hosts” os dados). Uma vez que esses números são difíceis para o ser humano para lembrar, os nomes de domínio estão associados a estes números IP para tornar as coisas mais fáceis para nós.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.