Desde a evolução da internet, certos modismos têm ganhado força e se tornam tão conhecidos que são considerados como Fenômenos da Internet. Na verdade, algumas pessoas vão dizer que você não é um verdadeiro cidadão da Internet, se você não tem um meme favorito. Essa é uma lista que consideramos as mais famosas. Antes de começar, esta é uma breve definição de um meme Internet: Um meme da Internet é uma parte do conteúdo digital que se espalha rapidamente, amplamente, e organicamente de pessoa para pessoa na rede. O termo é uma referência para os memes como semelhantes a vírus de auto replicação.
Lolcats
Lolcat é uma junção de lol, que significa rindo alto e do significado de gato em inglês. É uma imagem de um gato com uma legenda engraçada abaixo. As legendas tendem a ser bastante infantis e geralmente usam mensagens de texto com ortografia ruim.
All your base
É um fenômeno que começou em 2001, com a disseminação de uma animação em flash de tomadas dos primeiros momentos de um jogo de vídeo japonês de 1989 chamado Zero Wing, criado pela produtora Toaplan. A popularidade deste vídeo vem principalmente das legendas em puro inglês nipônico contidas no clipe. Embora sua popularidade tenha diminuído um pouco recentemente, é conhecida o suficiente para que novos vídeos apareçam no YouTube de vez em quando.
Kikia
Kikia foi o primeiro exemplo de um site em flash e desencadeou uma torrente de sites assim que continua até hoje. Começando com um desenho de um menino, a escrita chinesa, e música suave, o desenho animado se move lentamente, até que de repente você está exibindo uma animação de um rosto com um grito. O kikia original foi postado em um site de Taiwan, Kimo, sob o nome de usuário Netspooky. Muitas imagens populares aparecem nestes screamers e são originadas a partir do filme O Exorcista.
Bebê Dançando
O bebê dançando (também conhecido como bebê cha-cha) foi um dos primeiros memes da Internet, sendo exibido pela primeira vez em um site, em 1996. Ele contém uma animação de bebê dançando feita em animação 3D e foi criada originalmente pela 3D Studio Max.
Coruja ORLY
ORLY é uma sigla vinda do inglês “Oh, ReaLY” e significa “Oh, realmente” e geralmente apresenta uma coruja das neves com a legenda “O RLY?”. Esta é muitas vezes seguida de uma resposta RLY YA. Algumas pessoas podem frequentemente levar uma conversa inteira usando apenas gírias da Internet. Ela foi vista pela primeira vez em agosto de 2003, geralmente em sites de grupos de discussão e fóruns, quando alguém dizia alguma besteira grande. A imagem original foi captada por John White e enviada para o site alt.binaries.pictures.animals em 2001. Tornou-se tão popular que até aparece em um jogo do Game Boy Advance. A própria legenda hoje é encontrada freqüentemente em qualquer fotografia, não apenas na fotografia original da coruja.
Hamster Dançarino
O Hamster dançando é um dos memes mais antigos da Internet, sua primeira aparição foi no Geocities (quando este estava em seu auge) apresentando linhas de hamsters e coelhos animados dançando de várias maneiras diferentes. Foi projetado em 1998 pelo estudante de arte canadense Deidre Lacarte como parte de uma competição com seu irmão para ver quem poderia gerar mais tráfego para o próprio site. É uma homenagem ao seu próprio animal de estimação, um hamster chamado Hampton. Não é uma animação lá de muito bom gosto, mais ficou famosa.
Garota Loituma
A Garota Loituma é um dos memes mais recentes a aparecer na Internet – sua primeira aparição ocorreu em 2009. O próprio nome é originário da banda, que cantou a música no clipe de flash. A banda Loituma é um quarteto finlandês utilizando o canto e estilos instrumental tradicionais da Finlândia. Em 1997, eles ganharam como a banda do Ano no Festival de Música Folk Kaustinen. O primeiro exemplo deste fenômeno on-line era um cartoon animado em flash, com ondas de choque com o qual consiste de uma animação de 4 imagens do anime Bleach, personagem do Orihime Inoue. A animação circula continuamente. Desde então, muitos outros exemplos seguiram, onde a imagem é substituída por outra coisa – mas a música é sempre a mesma.
O Garoto do Star Wars
O garoto Star Wars é um fenômeno da Internet que começou quando um vídeo gravado por Ghyslain Raza, um estudante canadense de 14 anos, fazendo uma performance bizarra com uma barra de alumínio, e que acabou vazando online. O vídeo foi filmado no estúdio de sua escola, e a fita ficou esquecida por anos dentro de um porão. O proprietário original do vídeo descobriu seus atos registrados e imediatamente compartilhou esse vídeo com alguns amigos. Pensando que seria uma brincadeira engraçada, codificaram esse vídeo em um arquivo WMV e começaram a disponibilização do mesmo, compartilhando o arquivo em uma das maiores redes de usuários desse gênero, o sistema peer-to-peer de compartilhamento de arquivos de rede Kazaa, que foi febre até mesmo aqui no Brasil.
Depois desse compartilhamento, em apenas duas semanas, o vídeo havia sido baixado vários milhões de vezes pelos usuários do Kazaa. Desde então, esse vídeo já foi baixado mais de 900 milhões de vezes, tornando um dos mais populares virais da história da Internet. Em julho de 2003, seus pais entraram com uma ação contra danos morais contra quatro de seus colegas que fizeram a distribuição do vídeo. Hoje, o estudante que entrou em profunda depressão por causa do vazamento e da ridicularização do vídeo onde estava apenas brincando, parece que ficou tão traumatizado com a história que decidiu estudar direito. O fato é que, é importante estarmos de olho nas coisas em que fazemos pela internet, pois em alguns casos a repercussão de certas ações que fazemos, principalmente em vídeos onde figuramos como personagem principal, pode nos trazer consequências desastrosas, que saltam do virtual para o real, como no caso desse menino. Por isso deixamos a dica, tome cuidado, nunca se sabe o que poderá ser feito contra você.