Ferramentas Para Análise de Sites

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, não é verdade? Pois bem. Se não fosse essa vontade de estar sempre inovando era bem provável que nós estivéssemos em tempos muito mais arcaicos do que estamos hoje, com pelo menos metade das tecnologias disponíveis hoje para nós.

Ao começaram a sua jornada por aqui, os nossos ancestrais sempre foram postos à prova, como uma maneira de testar a sua resistência e, acima de tudo, a sua inteligência. A partir do momento que ele começou a criar ferramentas para deixar o seu trabalho mais simplificado é que ele pôde, enfim, abrir caminho para as próximas gerações.

E hoje, em pleno século XXI, os seres humanos não podem viver sem tecnologia, não é verdade? Olhe ao seu redor: é difícil notar alguém que não esteja mexendo em seu próprio smartphone. A tendência é que a tecnologia entre cada vez mais em nossas vidas, de modo que ela fique ainda mais conectada com os novos dispositivos e, sobretudo, com a internet.

A internet, um projeto militar que foi convertido para uso civil no fim dos anos 1980 era dado como mais uma forma de comunicação que não iria tomar o lugar dos veículos tradicionais como a televisão e o rádio. Porém, esse engano veio a ser desmentido em 2010, quando o crescimento de consumo de mídia online começou a crescer vertiginosamente, tendo um pico com  a popularização dos smartphones. A alma da internet, além da presença das redes sociais (que, inclusive, é muito difícil você não ter acesso) são os sites presentes nele. Aqui, no nosso artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as ferramentas existentes para análises desses sites e para o que eles servem. Confira:

O Que É Um Site?

De uma forma bastante simples e direta um site nada mais é do que uma página online que reúne informações diversas de algum ponto em comum. Por exemplo: o Cultura Mix é um site que reúne diversos posts de variados assuntos: desde plantas e instruções como plantá-las até artigos como este, sobre tecnologia. Portanto, o Cultura Mix é um site de variedades. Porém, existem outros sites com propósitos diferentes: há os sites especializados em notícias, como é o caso do G1 e do R7, sites especializados em humor, como o finado humortadela, além de sites que ajudam a reservar hotéis em diversas localidades (dentro e fora do país), entre muitas outras coisas.

Ilustração de Site Funcionando no Monitor

Ilustração de Site Funcionando no Monitor

Nos anos 2000, os sites tinham uma composição bastante simples, com algumas poucas e curtas animações para chamar a atenção das pessoas. E, como a tecnologia evoluiu muito nesse sentido, hoje os sites contam com diversas ferramentas para que os sites fiquem cada vez mais interativos, coloridos, modernos e chamativos.

Custos de Manter Um Site no Ar

Só que, como muita gente deve saber, manter um site bom e bonito não custa muito barato: há diversos custos embutidos em manter um site no ar, levando em consideração a presença de diversos tipos de fatores. Claro que há os servidores que hospedam sites de maneira gratuita na internet. Só que tais sites são muito limitados em questão de personalização, tendo muita gente preferido fazer uma plataforma só sua. E porque não juntar propagandas para poder garantir a existência do site e, ao mesmo tempo, poder fazer uma grana para si mesmo?

A proposta das ferramentas para análise de sites é justamente esta: as pessoas terem uma noção maior de como o seu site alcança outras pessoas, bem como, também, como direcionar melhor as possíveis propagandas que ela pode vir a embutir. Talvez, a ferramenta mais conhecida e utilizada nesse sentido é o Google Analytics, do maior buscador de todo o mundo.

O Google Analytics

A função do Analytics nada mais é do que tentar filtrar as palavras chave que são mais buscadas em seu site de pesquisas,  de maneira que ele identifique a quantidade de vezes que essa mesma combinação fora buscada e, a partir deste, direcionar o dono do site melhor para poder fazer posts com essa temática. Muita das vezes, inclusive, essas palavras chave são o tema dos artigos, para fazer com que seja uma das primeiras opções que a pessoa pode clicar no site de buscas. Isso aumenta e muito o seu alcance.

Além dessa função, o Analytics tem o poder de mostrar a você o quanto tempo as pessoas costumam passar em seu site, além de mostrar se ele clicou ou não nos anúncios que foram direcionados a ele e quais outros artigos que foram linkados com o principal que ele se identificou e, portanto, clicou nele para poder acompanhar.

Google Analytics

Google Analytics

Só que devemos adiantar que esses tipos de ferramentas não tem inteligência artificial suficiente para tomar decisões pelo site. Ou seja, é necessário que uma pessoa entendida do marketing digital (o famoso ads) para que ele possa analisar os mais variados dados que essas ferramentas fornecem aos sites e, com isso, traçar metas para tomar decisões sensatas e que possam atingir o consumidor final.

Fora que, se uma pessoa que entende do assunto for solicitada para fazer a tradução dos dados para poder chegar a um consenso, com certeza ela irá tomar medidas simples e de curto prazo que os proprietários do site poderão entender e tomar sem ficar com muitas dúvidas.

Somente a Análise É Suficiente?

Mas não pense que o os problemas relacionados à análise do site serão relacionados somente com uma ferramenta e uma pessoa treinada: depois que ela conseguir sugerir os dados e soluções de longo prazo é necessário que o dono do site tenha a disposição para poder criar uma lógica e um plano de marketing, tanto para poder fazer chegar os resultados bem como para que o serviço do analista não seja levado completamente em vão.

Um exemplo para poder identificar se a sua estratégia está sendo boa ou ruim é analisar se algum tipo de propaganda que era rentável antes passou por alguma alteração depois da aplicação das novas normas. Ou seja: se esse anúncio que antes tinha uma visibilidade ruim passou a ter problemas com isso, pode ter certeza que a estratégia adotada não foi a das melhores. Atenção redobrada com isto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.