Não se pode negar que a tecnologia chegou para ficar entre nós. Desde os nossos primórdios, os nossos ancestrais tentavam buscar meios de fazer com que o seu trabalho ficasse cada e cada vez mais fácil, para economizar tempo. Ou seja, foi da curiosidade dos nossos ancestrais que itens como a machadinha e as lanças surgiram. Além disso, outras invenções possibilitaram que tivéssemos outros produtos a nossa disposição.
As Invenções
O carro é um exemplo disso. Se os nossos ancestrais não tivessem buscado métodos para poder fazer com que o transporte de peças pesadas de um lado para outro ficassem mais cômodas para nós, certamente não teríamos o nosso carrinho de cada dia. Sim, amigos: a invenção da roda foi um dos maiores marcos da humanidade: com esse item, nós conseguimos proezas incríveis. Inclusive, os pesquisadores acreditam que ela foi capaz de ajudar os nossos ancestrais a construírem as imponentes pirâmides do Egito, bem como, também, os grandes palacetes astecas e maias que se encontram na América.
A descoberta do fogo também foi primordial para todos. Com esse item, muitos passaram a cozinhar os alimentos coletados, bem como, também, utilizar o fogo para se aquecer no inverno, bem como, também, se defender dos diversos animais presentes ao redor, que costumavam ser bastante hostis.
Mas, deixando um pouco a pré história de lado, não há como negar que o ser humano está vivendo uma era tecnológica nunca antes vista, não é mesmo? Hoje, podemos consultar, praticamente, qualquer coisa na palma da nossa mão: isso é, se você tiver um smartphone com conexão à internet, você pode realizar transferências bancárias, pagamentos de boletos, comprar diversas coisas, enfim.
E, o nosso artigo de hoje irá falar sobre um recurso que está presente em, praticamente, todas as redes sociais que conhecemos hoje: sim, estou falando da função stories. Confira:
A História das Redes Sociais
As redes sociais começaram a se estruturar assim que a internet demostrou dar passos mais largos para a sua popularização. Com isso, soma-se os esforços feitos para que os computadores pudessem ficar mais acessíveis a população: nos anos 1990, um computador com configurações dignas de piada poderiam chegar a estrondosos cinco mil dólares. Ou seja, somente os mais abastados tinham condição de comprar um computador nessa escala.
Nos anos 2000, diversas novas tecnologias surgiram, o que fez possível que a indústria nesse setor crescesse ainda mais. No Brasil, por exemplo, o governo lançou um programa com a intenção de incluir as pessoas no mundo digital, com incentivos para a indústria produzir equipamentos de informática com preços mais acessíveis. Isso ajudou na popularização dos computadores de mesa, bem como, também, na contratação de serviços de internet e outros itens.
As redes sociais começaram a pipocar no país a partir desse período. A companhia que saiu na frente nesse caso foi a Google, que lançou, em 2004, o Orkut, uma rede social que prometia reunir em um só lugar amizades, familiares, assuntos interessantes, entre muitos outros. Desembarcando por aqui em 2005, o Orkut foi uma verdadeira febre, sendo que, no início, a entrada na rede social não era liberada: era necessária a obtenção de um convite. Com esses convites, as pessoas poderiam convidar os seus amigos e familiares para entrarem na rede social.
O Orkut No Brasil e o Facebook
Ela começou a pegar força, mesmo, em 2007, quando o serviço se normalizou por aqui e a população brasileira começou a ter olhos para a internet, de fato. E, assim, o crescimento do Orkut foi exponencial, ate que, a partir de 2011, um concorrente, que já estava na ativa com o lançamento do Orkut, começou a incomodar a gigante estadunidense: o Facebook. Tendo como fundadores Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, a rede social logo começou a despontar como sendo uma substituta natural do Orkut, por suas novidades que deixam a rede social do Google defasada. E, aos poucos, ela foi tomando o lugar do Orkut que foi encerrado definitivamente em 2015.
Quando o Facebook experimentou um crescimento e lançou suas ações na bolsa de valores, o sucesso foi imediato, o que possibilitou que a rede social comprasse outras, com o Instagram, que é uma rede social essencialmente de fotografias. Nesse sentido, foi sentido que essa rede social teria um futuro pela frente, e os acionistas do Facebook tinha razão: a rede social é uma das que mais crescem.
Com o passar do tempo, o Instagram foi ganhando a preferência das pessoas. Até que uma reformulação foi realizada e, assim, várias funcionalidades foram adicionadas , como é o caso dos stories.
Os stories funcionam assim: ao invés de você publicar uma foto ou vídeo diretamente na rede social, você vai ter a chance de publicar essa foto diretamente em um espaço, onde ficará disponível por 24 horas.
A ideia deu tão certo que as pessoas passaram a adotar em seu cotidiano, tendo essa ferramenta servido como uma bela plataforma de negócios, também. Muitas empresas passaram a investir em anúncios nesses stories por conta de seu alcance com a população do instagram. Isso animou o Facebook, que passou a espalhar essa funcionalidade por todos os seus produtos: Facebook, Whatsapp e Messenger.
Como Fazer Um Stories?
Para poder fazer um stories é muito fácil. Basta você ter o instagram instalado em seu celular. Feito isso, crie o seu perfil da rede social. Depois de criado, você terá acesso a uma pagina onde ficará registrado o que cada usuário que você seguir na rede social fizer. E, na parte de cima, os stories realizados por eles, também. Clicando sob a sua foto, você conseguirá acesso à câmera para poder tirar uma foto e jogá-la direto no stories, podendo selecionar, também, outra foto de sua preferência.
Os exemplos de stories mais conhecidos são os dos famosos, que costumam ser bastante vistos. O digital influencer Carlinhos Maia é um exemplo disso: é a pessoa cujo stories foi o mais visto do planeta.