O ABC da Computação em Nuvem

Em poucas palavras, a computação em nuvem é o sistema global que permite toda uma infra-estrutura como um serviço, Plataforma de Serviço e Serviço de Software sob Demanda. Isto significa que estas aplicações e infra-estruturas mais seus processos de negócios são os serviços de acompanhamento geral que podem ser entregues a você pela Internet ou através de sua própria rede também.

Como há variações das muitas formas de negócios on-line, os modelos de computação em nuvem também variam. Você pode gerenciar sua nuvem de computação ou nível de serviço através da camada de gerenciamento de atendimento.

O ABC da computação em nuvem

As camadas de gestão

Existem três níveis de gestão básica em tecnologia de computação em nuvem. A infra-estrutura, em primeiro lugar como um Serviço (IaaS), oferece armazenamento e recursos de computador utilizado por desenvolvedores e organizações de TI, afim de trazer soluções de negócios.

A Plataforma de Serviços (PaaS), por outro lado, oferece uma caixa-preta dos serviços que os desenvolvedores usam para criar aplicações em cima da infra-estrutura de informática presente. Isso pode incluir ferramentas de desenvolvimento para construir e oferecer serviços regulares ou de acesso a dados e serviços, ou a serviços de cobrança.

No Serviço de Software por Demanda (SaaS), é o prestador de serviços que irá hospedar o software para que você não precise instalá-lo, gerí-lo, nem comprar uma única peça de hardware para operar com ele. A única coisa a fazer é ligar e usar imediatamente. Nos exemplos de SaaS, a gestão de relacionamento com o cliente está incluída no serviço.

O ABC da Computação em Nuvem: Esquema

Os muitos tipos de nuvens

A tecnologia de computação em nuvem, por sua natureza, é realizada em qualquer público, privado ou híbrido. A segurança é muito importante para esta tecnologia, bem como a sua gestão. Isto é verdadeiro mesmo se a nuvem está protegida pelo firewall da sua empresa.
As nuvens públicas são centros de dados virtualizados fora do firewall da sua empresa. Em geral, os prestadores de serviço tornam acessíveis os recursos sob demanda para empresas na Internet.
As nuvens privadas são também virtualizadas nos centros de dados em nuvem, só que desta vez, eles estão dentro do firewall da empresa. As nuvens híbridas têm aspectos de ambas as nuvens públicas e privadas.

A computação em nuvem deve apresentar a maior tecnologia

Estas são as características que se deve procurar em um fornecedor de nuvem. Incluem a elasticidade, a escalabilidade, o provisionamento, a padronização e a utilização.

O ABC da Computação em Nuvem: Tecnologia

Elasticidade significa simplesmente a alocação de recursos para uma nuvem obter maior ou menor tamanho, dependendo da demanda do mercado. Escalabilidade é a capacidade da nuvem em escala ascendente sobre os horários de pico e na frente, se as demandas são mais leves. Isto também se aplica a ações como os usuários adicionados ou mudança de necessidades de aplicação.
As interfaces padronizadas significam APIs padrão, que por sua vez, fornecem instruções sobre como duas aplicações (ou fontes de dados), podem se comunicar umas com as outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.