O Mar não Está Para Ondas

O mais empolgante lançamento do Google nas terras perdidas da internet desde o YouTube se transformou também em um dos seus maiores fracassos. O Google Wave, o serviço de trabalho cooperativo na internet se transformou em uma cidade fantasma depois de passada a euforia da sua ideia revolucionária. Parece que os usuários simplesmente não gostaram de ajudar o Google a “melhorar seu serviço”, ainda em versão de testes.

O que é Google Wave?

O Mar não Está Para Ondas

O Mar não Está Para Ondas

Google Wave é um ambiente de trabalho, misturado com rede social e onde, segundo os idealizadores, “tudo pode acontecer”. O Google Wave funciona segundo o principio das Ondas, as Waves, que são espaços onde todos os convidados escrevem e interagem em tempo real uns com os outros. É possível programar uma festa, fazer uma reunião, trabalhar em conjunto, trocar ideias, fazer listas de tarefas, os usos não tem fim.

Por exemplo, você pode criar uma Wave e convidar os componentes de um grupo de trabalho da faculdade para, ao invés de se encontrar pessoalmente, fazer o seu trabalho pela internet. Seus amigos, assim como você, vão escrevendo em qualquer lugar da onda e complementando os pensamentos dos outros, com ideias e correções.

Todo mundo pode ver o que os outros estão digitando em tempo real. Há ainda o suporte a mapas, imagens, gráficos, e posteriormente a imagens de webcam em tempo real. Depois de tudo, há a promessa de poder salvar o conteúdo da Wave em formatos como pdf, docx, xml, entre outros, além de enviá-lo por e-mail para os participantes.

Por que falhou?

Waves

Waves

É difícil arriscar um palpite do porquê do naufrágio da onda inovadora do Wave. Como usuário de testes posso dizer que o mais irritante em tudo é como tudo parece limitado. Os criadores enchem nossos olhos com vídeos explicativos contando todos os recursos que estão por vir fazendo tudo parecer o sétimo céu, mas quando vamos usar as Ondas, não tem nada daquilo ainda. O serviço é instável, são poucos os usuários, uma vez que só se entra por convites, e o não há suporte a nossa língua, ainda não, como dizem os responsáveis.

O Google Wave parece ter conseguido espantar todos os usuários em pouco tempo. Você entra no serviço uma vez, e novamente um mês depois e está tudo na mesma. Não tem nada novo, nenhum sinal de que teremos mudanças a caminho tão cedo. O Google parece estar guardando todas as melhorias para soltá-las de uma única vez, talvez numa última cartada para trazer de volta os usuários.

Interface

Versão

Versão

A interface é interessante, lembra o visual do Gmail e outros serviços do Google, e a propósito uma integração entre eles está prometida, mas é pesada e exclui os donos de conexões lentas do páreo de possíveis usuários, mais uma razão para diminuir a população do serviço. A versão final do Google Wave está a caminho, quem sabe veremos o renascimento da fênix quando tudo estiver funcionando como deveria.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.