O Que é o Modo Bridge no Roteador?

O Que é o Modo Bridge no Roteador?

Milhares de internautas já utilizam, há muito anos, o modo bridge. No entanto, eles só não sabem que esse é o seu verdadeiro nome. A tradução da palavra é “ponte”, pois é totalmente reta essa modalidade de conexão. Ou seja, não há nenhum tipo de desvio entre o modem e o servidor.

Em geral, o cabo do modem em bridge é plugado na saída telefônica. Por meio de um cabo ethernet, ele é plugado bem na saída telefônica. Dessa forma, não há possibilidade de outro aparelho usar aquela conexão. Os dados são provenientes somente do servidor, e disponibilizados para somente aquele computador.

O modem em modo bridge é o contrário do modem que conhecemos como roteador, ou do roteador em si. Pois, no caso do roteador, a conexão acaba sendo repartida. Com isso, outros aparelhos e computadores conseguem se conectar também.

Normalmente, quando o usuário tem apenas o modem bridge ou somente o roteador, não costuma ter dúvida sobre o seu funcionamento. Porém, outras pessoas costumam ter os dois. Nesse caso, as dúvidas são mais frequentes. O funcionamento de ambos em conjunto também costuma gerar dúvidas.

Nesse caso, o ideal é que cada um dos equipamentos tenha a sua própria atuação. Assim, o modem bridge continua sendo somente isso. O caso de ter um cabo ligado ao roteador, a sua função será a de rotear a conexão.

Modos e Instalação do Bridge

O uso como bridge ou como roteador sempre tem benefícios. Porém, a sua eficiência está diretamente relacionada com a velocidade da internet, bem como com o tipo de equipamento também.

Além disso, a atividade que o indivíduo está desempenhando na rede também faz toda a diferença. Para realizarem alguns downloads, os usuários costumam relatar travamento recorrente, no momento de usarem o modo bridge.

Em contrapartida, para outros usuários, ele costuma ter um desempenho superior ao do roteador. Se o internauta deseja escolher um dos dois modos, ele precisa testar ambos primeiro. Se um deles travar, ele usa o outro.

Quanto à instalação, cada modelo de modem tem a sua própria forma de configuração. Porém, para a grande maioria deles, o passo a passo é bem semelhante.

Instalação do Bridge

Instalação do Bridge

Para isso, é preciso ter um microfiltro, que deverá ser ligado, antes do fio da internet, à caixa telefônica. Caso contrário, não será possível realizar nenhuma ligação enquanto a rede permanecer conectada, da mesma forma que acontecia anos atrás, com o uso da internet discada.

Para isso, é preciso plugar o microfiltro no modem e também no telefone. Além disso, também é necessário cabo de rede para o modem, sendo que a outra ponta deverá estar no computador.

Conforme a tomado do telefone do internauta, pode ser preciso usar um adaptador, para colocar o microfiltro.

Feito isso, é preciso inserir o IP fornecido pelo fabricante do modem, e também o login de autenticação.

Deve-se usar primeiro a área Advanced Setup. Em seguida, usa-se também a área WAN. Depois disso, aparecerá uma tabela. Nesse momento, deve-se selecionar “remover” e, em seguida, “confirmar”.

É necessário que o internauta adicione uma configuração bridge. Em cada região há um número de VCI e VPI diferentes. É preciso inserir os dois, conforme a região do país. Depois é preciso ainda selecionar “Bridging”, não se esquecendo de ativar “enable bridge servisse”.

Quais as Vantagens e Desvantagens do Bridge Wi-Fi?

É certo que as conexões de internet via cabo são mais estáveis do que a conexão Wi-Fi. Porém, o que podemos fazer quando o roteador se encontrar muito longe do computador?

Nesse caso, pode usar o bridge Wireless, que consiste em um aparelho que atua como um roteador, só que ao contrário.

Ao invés de obter o sinal por meio do cabo, e o distribuir através do ar, o bridge utiliza uma antena, para que possa se conectar ao Wi-Fi, e entregar sinal através do cabo ethernet para os demais aparelhos, distribuindo a conexão.

Abaixo, listamos as suas principais vantagens e desvantagens. Confira!

Bridge Wi-Fi

Bridge Wi-Fi

Vantagens

Uma das grandes vantagens de utilizar o bridge em casa é poder estender a conexão wireless da casa para os aparelhos, aos quais só é possível se conectar por meio de cabo, e que não estão próximos o suficiente do roteador.

O internauta consegue conectar um vídeo game, um computador ou qualquer aparelho diretamente ao seu bridge que, por sua vez, irá se conectar ao Wi-Fi. Mas, para isso, é preciso que ele esteja ao alcance do sinal.

Dessa forma, o usuário tem a oportunidade de ter uma conexão mais estável, devido à conexão da antena do bridge, e também de um cabo ethernet, facilitando os jogos online e o streaming, por exemplo.

Sem contar que esse modo de conexão é mais barato, pois não necessita da aquisição de adaptadores wireless para cada um dos aparelhos que deverão ser conectados ao Wi-Fi. Com apenas um bridge, o usuário consegue ligar inúmeros dispositivos à ele, e à wireless usando um cabo.

Desvantagens

No momento de usar o bridge, é preciso ter cautela. Principalmente quando a pessoa não estiver utilizando um aparelho dedicado, que tenha sido fabricado para essa função específica.

É possível configurar alguns roteadores no modo bridge. Porém, eles não costumam apresentar o mesmo rendimento de um aparelho que tenha sido feito apenas para essa finalidade. Dessa forma, se o usuário necessita de uma performance melhor, o ideal é adquirir um bridge wireless.

Caso o sinal original do Wi-Fi não esteja ao alcance da antena do bridge, não será possível entregar a conexão com a qualidade necessária para aqueles computadores que se encontram ligados por meio do cabo. Nesse caso, é preciso que o bridge seja bem posicionado com relação ao roteador, para conseguir extrair o máximo de desempenho possível.

Nesse caso, usuário recentes, iniciantes, podem encontrar dificuldade em fazer. Pois é preciso compreender, dentre outras coisas, como deve ser feito o direcionamento das antenas do roteador, conforme o ambiente onde ele se encontra localizado. E isso costuma variar de acordo com o modelo do roteador.

O processo de configuração de um bridge é relativamente simples. Mas, se você optar por usar o roteador antigo, certamente terá mais trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.