O Que é o WDS? Para Que Serve? Como Funciona?
Você já ouviu falar em WDS? Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Esse artigo foi feito para você! Continue lendo e saiba tudo sobre como essa tecnologia funciona e como configurar.
As redes de internet sem fio são primordiais para a vida nos tempos atuais, não é mesmo? Só que tanto em residências, como em áreas comerciais, o alcance das redes nem sempre é bem efetivo.
Em alguns casos a entrega do sinal é fraco ou ineficiente em determinados pontos, ou sinais ficam com muita oscilação, o que prejudica assim os momentos de lazer na internet ou operações de trabalho.
Pensando justamente nesse tipo de acesso, e em como ele pode ajudar uma empresa e os usuários domésticos, trouxemos aqui algumas informações sobre o WDS, que vamos conhecer a seguir:
O Que é o WDS?
Explicando de uma maneira bem simplificada, o WDS é um eficiente sistema de distribuição de conexão sem fio, e a sua principal função é promover a conexão de pontos de acesso, sem a necessidade de utilização de fios ou de cabos de internet.
Para Que Serve o WDS?
O WDS possui uma função que é bem útil para aqueles que precisam usar a internet de alta qualidade, e precisam também de uma ampliação de rede Wi-Fi, porém, não conseguem puxar uma conexão por meio de cabos.
Quando ela é ativada, é capaz de permitir que o outro roteador distribua o sinal, melhorando assim o seu acesso à internet.
Passos da Configuração da Função WDS
Você pode estar se perguntando se é possível realizar a configuração um roteador TP-link, com o objetivo que ele venha utilizar o WDS e trabalhe como uma espécie de repetidor?
Dessa forma, escolhemos descrever os passos, em um guia que foi elaborado de uma forma simples e objetiva, para você realizar essa configuração sozinho, sem nenhum problema ou dificuldade. Vamos aos passos?
Passo 01 – Para iniciar é preciso a alterar as configurações do seu roteador no navegador. Você deverá digitar o IP do seu aparelho. Apesar de não ser uma regra geral, normalmente o acesso é: 192.168.0.1, e a senha é padrão: admin/admin.
Passo 02 – No passo dois, você deverá mudar o IP do seu roteador para evitar que haja qualquer problema. Para isso, é necessário ir no campo interfaces LAN/WAN, clicar em LAN e, em seguida, alterar o IP. Depois de realizar esse passo, não esqueça de clicar para salvar.
Passo 03 – Verifique o menu do wireless, clique na opção de habilitar o seu WDS. Em seguida confirme se as configurações do seu WDS foram realmente habilitadas. Para confirmar isso, clique na aba procurar.
Passo 04 – As redes que estão habilitadas terão seu ponto para acesso aberto. Escolha a rede que o sinal deverá ser ampliado.
Passo 05 – Após clicar no campo de conectar, deverá verificar se as configurações como, por exemplo, o endereço MAC, aparecerão. Depois, você deverá escolher a criptografia que é usado no 1º roteador. Depois, digitar a senha da rede e, por último clicar em salvar.
Passo 06 – Acesse o menu e clique em wireless. Logo após, em segurança. Nesse momento. É preciso configurar para um tipo só da criptografia que está na principal rede, e use aquela mesma senha. Depois disso, é só clicar em salvar.
Passo 07 – Por último, é preciso desabilitar o DHCP. Isso é necessário para que você confirme que somente o 1° roteador irá distribuir o IP de forma automática. Para isso, é preciso clicar em DHCP. Depois, clicar em desabilitado e em salvar.
Pronto, agora sim o roteador está devidamente configurado da maneira correta para, assim, o sinal ser repetido com a função de WDS.
Caso, posteriormente, ocorra alguma queda de sinal, você poderá novamente realizar a configuração do seu roteador-repetidor nesse mesmo canal usado pelo roteador principal. Também será necessário verificar onde o roteador-repetidor ficará posicionado para que, assim, o sinal do 1° roteador seja alto e eficiente.
Com o WDS, você consegue fazer com que diversos pontos de acessos realizem uma comunicação de alta qualidade entre si. Cada roteador é de um modelo diferente, e a sua configuração, bem como a sua interface, também é diferente, e isso varia de um modelo para o outro.
O nosso passo-a-passo, que foi mencionado acima, se for um pouco diferente da do seu roteador não se preocupe, pois a lógica de passos é a mesma para todos, e você conseguirá fazer o procedimento sem nenhuma dificuldade.
Conceitos importantes
- Roteadores: são dispositivos que visam estender o sinal de um AP específico. No entanto, eles separam o tráfego que pertence a uma rede de outra. E eles podem ligar mais de duas redes entre si, caso seja necessário.
- Repetidor: Este é um dispositivo que promove uma expansão do sinal de um AP específico.
- Ponto de acesso: também chamado de access point, este é o ponto de rede que conecta vários usuários com o sinal de wireless.
Por Que Usar o WDS?
Tanto em sua residência, como em seu ambiente profissional, para que haja uma melhor qualidade no alcance das redes sem fio, é importante ter uma atenção, e também investimento nessa área.
Um sinal fraco e ruim em um ambiente profissional atrapalha toda a produtividade, e em consequência gera perda de tempo, de produtividade e de fechamento de negócios.
Ao optar por usar o WDS, a conexão fica muito mais eficiente em todas as dependências do local.
Qualidade do Sinal
A qualidade do sinal escolhido é de fundamental importância para que a sua empresa seja produtiva e eficiente. Por isso, é importante verificar se o seu modem é compatível com a função WDS.
Caso não seja, verifique a possibilidade de realizar a troca dos moldes que são usados, visando focar na sua melhor conexão.
Sabemos que o mundo digital já é a nossa realidade, e que a qualidade de sinal gera um grande valor para a sua empresa, independente do ramo a qual ela é direcionada no mercado.
Sendo necessário assim, um investimento no processo que irá promover uma maior qualidade do sinal.