As indústrias de ponta têm como foco a tecnologia. Ao contrário do que acontece com as demais, essas indústrias necessitam de mão-de-obra qualificada. São exemplos de segmentos onde as indústrias de ponta atuam: a computação, a navegação, satélites de comunicação, indústrias de avião, equipamentos usados em diagnóstico médico, telefone, e vários outros.
As indústrias de ponta são aquelas que atuam no desenvolvimento e na produção de bens que usam a tecnologia no decorrer das suas fases produtivas. Necessitam de profissionais especializados, e que tenham um grau de escolaridade bem alto.
Essas empresas realizam investimento elevados em pesquisas, para as suas fases tanto de desenvolvimento quanto de produção, uma vez que o seu foco é a inovação tecnológica. A maior parte das indústrias de ponta instalam suas matrizes nos países desenvolvidos.
Quais os Outros Tipos de Indústrias?
A classificação de uma indústria pode ser feita com base nos processos industriais que ele utiliza para a fabricação dos seus produtos. Confira abaixo quais são os principais tipos de indústrias existentes, além da indústria de ponta:
1 – Indústria de base: esse tipo de indústria também recebe o nome de indústria pesada. São aquelas indústrias de bens de capital (que trabalham com a fabricação de equipamentos), e também indústrias extrativas (ou de matérias-primas processadas).
São exemplos de indústrias de base de matérias-primas processadas: madeireiras, mineradoras e petrolíferas.
Como exemplos de indústrias de bens de capital, podemos citar empresas como: metalúrgicas, indústrias de máquinas e equipamentos, e as siderúrgicas.
Outro exemplo de indústria de base são as empresas que produzem energia elétrica.
2 – Indústria de bens de consumo: empresas que fabricam produtos destinados aos consumidores finais. São exemplos de indústria de bens duráveis a indústria de eletrodomésticos e a automotiva. Como exemplo de indústria de bens não duráveis, temos as indústrias de calçados, remédios, alimentos, bebidas, e etc.
3 – Indústrias intermediárias: esse setor industrial é voltado para a produção de equipamentos e peças destinados às indústrias de consumo. Por exemplo: fábricas de peças para automóveis, peças de computadores, pelas de eletrodomésticos, peças para equipamentos industrias.
A atividade industrial passou a se desenvolver a partir do séc. XVIII, devido à Revolução Industrial, que começou na Europa. À medida com que o tempo foi passando, o desenvolvimento desse tipo de atividade foi se transformando em uma verdadeira necessidade. Além de também representar um símbolo do desenvolvimento dos países, que procuram otimizar a produção fabril.
Além de receberem uma classificação conforme o tipo de bens que produz, as indústrias também podem ser classificadas quanto a sua função e conforme a tecnologia que utilizam.
1 – Classificação Quanto À Função
Temos dois tipos de indústrias que recebem essa classificação: que são as indústrias germinativas, que são aquelas que dão origem à outras indústrias, pois precisa dos materiais que elas fornecem. Um exemplo é a indústria petroquímica. E o outro tipo é a indústria de ponta, já citada acima, que são as indústrias de alto padrão tecnológico, como a indústria aeroespacial, por exemplo.
2 – Classificação De Acordo Com a Tecnologia
Nessa classificação, podemos citar dois grupos de indústrias: as tradicionais, que fazem uso de sistemas produtivos mais obsoletos e antigos, e utilizam pouca ou nenhuma tecnologia para se desenvolverem. Costumam se estruturar a partir de núcleos familiares.
E as indústrias dinâmicas, que usam materiais tecnológicos mais avançados e que costumam produzir em larga escala.
3 – Classificação De Acordo Com Os Recursos Aplicados
Trata-se da indústria de capital-intensiva: são indústrias que empregam muito investimento em capital de giro e em equipamentos.
E tem também as indústrias trabalho-intensivas: que consistem naquelas que dão prioridade para investimentos em força de trabalho.