O que é Uma Rede Privativa Empresarial?

Não é novidade para ninguém que a tecnologia chegou para poder ajudar o ser humano a cada vez deixar o seu trabalho mais prático e, claro, abrir portas para outros tipos de experiência. Foi assim com a criação da roda, por exemplo, que permitiu que as pessoas pudessem comprar seus próprios veículos, obtendo mais conforto e praticidade para resolver seus problemas, além de, claro, ascender socialmente.

Uma das coisas que mais diferem nós dos animais é o nosso poder de comunicação. Utilizando a nossa fala e os nossos gestos, podemos ser muito bem entendidos um entre os outros, o que faz com que muita gente fortaleça ainda mais essa “tecnologia” que nós possuímos.

E, por evolução, podemos dizer por exemplo os diversos meios de comunicação que surgiram entre a humanidade a partir da idade média até os tempos atuais: a prensa, que permitiu a democratização de livros e jornais para as pessoas, o rádio, que utiliza ondas para poder transmitir voz e música para locais afastados, a televisão, que traduziu as falas do rádio em imagens com cores e, por fim, a internet, que veio a reunir todos esses meios em apenas um só lugar.

E não para por aí: a internet está cada vez mais revolucionando o modo como se consome informação na humanidade: de mero trocador de dados de mensagem e de informações, hoje a internet consegue movimentar transações mundiais entre países. Se, por um momento ,a internet global sofrer um apagão, o prejuízo é incalculável.

A maioria das indústrias sabe a importância que se tem quando o assunto é internet. Por esse motivo, muitas delas investe muito para que se possa criar redes corporativas que possa sustentar a troca intensa de dados que comumente existem nesses lugares. Mas, você já ouviu falar da rede privativa empresarial? Aqui, iremos mostrar um pouco mais sobre ela, bem como, também, algumas informações bastante interessantes sobre ela. Confira a seguir:

A Rede Privativa Empresarial

Rede Privativa Empresarial

Rede Privativa Empresarial

Uma rede privativa industrial nada mais é do que uma rede de internet de espaço bastante restrito que utiliza endereços IP, seguindo padrões previamente estabelecidos. Tais endereços são, comumente, direcionados para computadores que devam fazer parte da rede doméstica da empresam, trocando informações entre si. O diferencial é que essa rede não têm o acesso direto da internet global.

Por causa disso, essas empresas recorrem a essas redes privadas justamente para fazer com os segredos industriais não caiam em mãos erradas ou sofram a ação de hackers, por exemplo. Geralmente, essas redes são comuns em escritórios, já que não  há a necessidade de que os demais computadores da empresa tenham um IP endereçável, já que a ideia é que eles utilizem somente uma rede, a interna da indústria, sem contato com o mundo externo.

Mas você deve estar pensando: “ E os roteadores?”. Pois bem. Eles também são programados para não receber nenhum tipo de IP fora da rede doméstica que está operando dentro da empresa. Tal isolamento garante uma segurança extra para a rede, já que é praticamente impossível que outros IP’s externos a da rede criada pela empresa possam adentrar e invadir o sistema.

Por Que Utilizar a Rede Privativa?

Bom, como já dito anteriormente, só o fato de a rede privativa não ter a influência externa para fazer com que ela seja invadida por terceiros, isso já é uma grande vantagem que essa rede consegue absorver para si. Nesse caso, a rede privada, principalmente a VPN, consegue fazer com que os dados compartilhados na rede privativa, como acesso a sites e downloads de documentos sejam criptografados, impedindo o acesso de terceiros, como os provedores de rede e outros softwares maliciosos que possam interferir para poder captar o que foi acessado para esses computadores. Vale a pena ressaltar que os responsáveis pelo tráfico de dados não são completamente invisíveis. Porém, a sua identificação é muito mais dificultada, pelo sistema de criptografia.

Como já dito, o emprego do VPN auxilia e muito para se manter a discrição e a criptografia dos dados que são compartilhados entre uma rede de computadores previamente autorizada. Mas, existem outras diversas situações onde o VPN pode ser utilizado, como é o caso de:

  • Em se tratando do funcionário, que deseja realizar o seu trabalho remotamente (de casa ou de uma viagem ao trabalho) basta com que ele tenha o VPN da empresa e, de posse dela, utilizar a rede comum do seu ambiente de trabalho.
  • Utilizando o VPN, as pessoas também podem baixar torrentes sem poderem ser caçadas por empresas que achem isso uma má-conduta.
  • Como já se pode imaginar, também, aquele usuário que acredita que está sendo vigiado a todo momento também pode fazer uso de uma rede VPN para manter os seus dados criptografados e, dessa maneira, evitar que outras pessoas possam acessar suas conversas.
  • Pessoas que estejam viajando entre países podem encontrar problemas ao utilizar serviços de streaming, como a Netflix, pois, para cada país, há um conteúdo distinto a ser oferecido. Tendo um VPN em mãos, é possível que essa pessoa possa assistir os seus conteúdos preferidos.

Vantagens do VPN

Vantagens do VPN

Vantagens do VPN

E, em falando das vantagens que a rede VPN oferece, pode destacar os principais abaixo:

  • Querendo ou não, quando se cria uma rede VPN, o nível de segurança aumenta bem mais e reduz custos contra invasões e vazamentos indesejados. A implementação de um sistema VPN permite Que gastos sejam reduzidos bem mais do que os danos incalculáveis que podem ser trazidos para uma empresa caso os seus dados sejam vazados. Estima-se que, por ano, o Brasil perde até 80 bilhões de dólares por conta de vazamentos cibernéticos.
  • Sem ter a preocupação com a segurança, já que o VPN irá cuidar disso tudo faz com que os funcionários fiquem mais “leves” e, dessa maneira, não tenham que se preocupar com esse fato, focando apenas naquilo que realmente interessa, que é a sua produtividade.
  • Uma mobilidade maior, como já exposto anteriormente, fazendo com que clientes do mundo todo possam ter acesso ao seu portfólio de maneira segura e contra vazamentos de todos os tipos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.