Dada a grande concorrência entre todo tipo de fim publicitário na internet, a criatividade e o uso de inovações é essencial nesse ramo. A seguir algumas considerações e formatos já conhecidos, mas que podem trazer um diferencial necessário.
Animação: Flash, HTML 5 ou Javascript?
Animações são muito comuns e cada vez mais simples de produzir e utilizar em um meio cuja velocidade de acesso vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Anúncios estáticos são raramente usados hoje em dia (salvo a presença de logomarcas e selos, obviamente) e não tem tanto retorno quanto peças animadas de maneira correta e chamativa.
Dentre as tecnologias utilizadas para a animação, embora o Adobe Flash e a linguagem javascript sejam as tecnologias mais utilizadas no momento, existe um bocado de discussão sobre quais serão as dominantes nos próximos anos.
O Flash é uma ferramenta proprietária com capacidade de produzir animações de ponta e integrar tecnologias inovadoras (como modelos 3D, por exemplo) e embora tenha sofrido baques com o abandono por parte da Apple e concorrência cada vez maior, ainda é a ferramenta escolhida quando se tem de produzir animações extremamente detalhadas.
O javascript oferece uma alternativa leve e gratuita, para aqueles que têm domínio de habilidade de programação ao menos básico. Sua precisão em quesito animação não é a mesma do flash, mas é plenamente utilizável para a maioria das necessidades de criação em publicidade Web (principalmente com o uso da biblioteca gratuita Jquery)
Recentemente muito se fala sobre o HTML5 (e o CSS3). A linguagem HTML estava há muitos anos sem atualizações e esta que se tornará o novo padrão para a world wide web inclui entre outros avanços, diversos aprimoramentos revolucionários:
-Novas API’s, entre elas uma para desenvolvimento de gráficos bidimensionais
-Controle embutido de conteúdo multimídia
-Aprimoramento do uso off-line
-Melhoria na depuração de erros
Embora se tenha que aguardar até que todos os browsers estejam totalmente de acordo com o novo padrão, ele promete dispensar muitos softwares necessários para animação, principalmente nos casos mais simples. É algo que não deve deixar de ser estudado por webdesigners atualizados.
Mais formatos de publicidade web
Anúncios expansíveis
Na atual briga por espaço para publicidade, uma das técnicas utilizadas é a dos anúncios que se expandem quando o mouse paira sobre eles, revelando mais informações enquanto o cursor estiver lá. São desenvolvidos em javascript ou Flash e seu uso deve ser limitado para não tornar desagradável a navegação.
Flip Page
Seguem a idéia do anúncio expansível, mas incluem um elemento que deve ser arrastado com o mouse para revelar o conteúdo. Muitos imitam o efeito do virar de uma página (por isso seu nome). Mostram geralmente apenas uma pequena chamada visual ou imagem com a indicação de como se vislumbrar o restante.
Scrolling banner
Banners que seguem a navegação vertical da página são comuns apenas para anúncios de patrocinadores do portal, ou permitem que o usuário os feche ou ainda desaparecem depois de um determinado tempo. De outra forma seriam intrusivos a não ser que estejam atrelados a algum elemento de navegação que justifique sua presença constante. Geralmente encontram-se nas bordas da página.
Image slider
Rotacionadores de imagem que mostram anúncios e chamadas de notícias que passam de tempo em tempo, geralmente desenvolvidos em javascript (a biblioteca Jquery fornece vários) ou Flash. Mesmo em sliders voltados a notícias as vezes insere-se uma ou outra imagem publicitária.
Game advertising
A publicidade em jogos eletrônicos de toda espécie vem crescendo vertiginosamente. Na internet vamos encontrá-la mais comumente na forma de anúncios fragmentados em telas pré-jogo e pequenas amostras dentro de jogo, ou na forma de jogos desenvolvidos especificamente para divulgar produtos ou marcas.