Qual é a Chave de Segurança de Rede?

A chave de segurança de rede nada mais é do que o nome da sua internet e a senha que te permite ter acesso à internet seja na sua casa, escola, trabalho ou ambiente universitário. Também está englobado nesse termo o protocolo de segurança responsável por criptografar as mensagens que são enviadas pelo usuário da rede para outras pessoas ou sites, como quando você faz uma compra numa loja virtual. Continue lendo para entender melhor.

Protocolo Básico de Segurança

Essa solução foi desenvolvida com o objetivo de oferecer maior proteção às pessoas que salvam informações pessoais nos seus dispositivos móveis como smartphones e se conectam por meio de internet Wi-Fi distribuídas por aparelhos roteadores. Trata-se de um procedimento básico de segurança para as redes de internet Wi-Fi, esse é o seu protocolo principal de proteção.

Todos os dias milhões de pessoas conectam dispositivos como computadores, smartphones, notebooks e tablets a redes Wi-Fi sem fio expondo dessa forma informações pessoais que estão salvas nesses aparelhos a ação de hackers. É por esse motivo que a chave de segurança de rede sem fio foi desenvolvida para garantir maior proteção reduzindo as chances de ser vítima de crimes digitais.

Como Essa Chave de Segurança de Rede Funciona?

Essa chave de segurança atua criptografando os dados e informações pessoais que estão disponíveis na rede de internet. Um recurso de segurança que permite a criptografia de informações que foram trocadas por mensagens de texto com seus amigos, por exemplo. Também atua criptografando as informações que foram fornecidas por meio de formulários em sites de lojas virtuais.

Basicamente esse protocolo de segurança faz com que dados e mensagens que foram transmitidos pela rede mundial de computadores se tornem incompreensíveis. Os hackers que tentam acessar os seus dados não conseguirão compreendê-los de maneira que não poderão concluir o intento de utilizá-los.

Chave de Segurança de Rede

Chave de Segurança de Rede

WEP (Wired Equivalente Privacy, ou Privacidade Equivalente à Rede Cabeada)

É importante saber que a chave de segurança de rede também é conhecida como WEP (Wired Equivalente Privacy, ou Privacidade Equivalente à Rede Cabeada). Não esqueça que existem duas formas de se referir a esse protocolo de segurança. Essa chave de segurança permite que dispositivos sem fio usem a mesma chave como seu ponto de acesso Wi-Fi comunicando-se entre si por Wi-Fi.

Configuração da Chave de Segurança de Rede

É possível configurar a chave de segurança de rede sem fio através de conexões locais como WAN (Wide Area Network traduzido como Rede de Longa Distância), LAN (Local Area Networks traduzido como Rede Local), MAN (Metropolitan Area Network, traduzido como Rede Metropolitana), PAN (Personal Area Network traduzido como Redes de Área Pessoal) e WLAN (Wireless Local Area Network traduzido como Rede Local Sem Fio).

Quando estiver realizando a instalação a sua rede de internet você pode se deparar com termos como WEP, WPA e WPA2 sendo que as duas últimas siglas podem ser definidas como uma evolução da chave WEP. Essas versões têm um sistema e um protocolo de criptografia mais avançado para a proteção de dados e conexão mais segura. Logo a chave de segurança de rede também pode ser conhecida como WPA (Wi-Fi Protected Access) ou WPA2 (Wi-Fi Protected Acces II).

Conheça Cada Tipo de Chave de Proteção

Abaixo vamos explicar com mais detalhes um pouco mais sobre os diferentes tipos de chave de proteção da sua rede que são disponibilizados pelo roteador Wi-Fi.

WEP (Wired Equivalente Privacy)

No ano de 1999 o WEP foi desenvolvido e não demorou para que se tornasse popular. Esse era o único sistema que oferecia segurança para os usuários da internet. Essa é a chave de segurança mais usada no mundo todo apresentando compatibilidade com qualquer tipo de dispositivo Wi-Fi existente no mercado.

WEP

WEP

Contudo, especialistas alertam que a sua grande popularidade fez do WEP um sistema com segurança frágil. Trata-se da chave com mais possibilidades de falhas permitindo que um hacker tenha acesso a seus dados e informações de usuário na web. Uma chave de segurança com capacidade de somente 128 bits, algo que reduz significativamente as opções de combinações de senha tornando o trabalho do hacker relativamente mais simples.

WPA (Wi-Fi Protected Access)

Chave de segurança desenvolvida após as falhas do WEP serem detectadas, isso levou alguns anos de maneira que o WPA se popularizou apenas em 2003. A capacidade de criptografia do WPA é de 256 bits. Esse protocolo então oferece um sistema de segurança maior do que o WEP uma vez que oferece um universo mais amplo de possibilidades de combinações de senhas.

Porém, mais do que aumentar as combinações de senhas também é uma ferramenta que potencializa a segurança permitindo examinar potenciais invasores e hackers na sua rede de internet. Embora seja melhor do que o WEP, o WPA, começou a ser vítima de instabilidade devido ao fato de ser uma arquitetura programada que fez apenas uma atualização no primeiro não sendo uma substituição plena. O grande problema está no fato de que diversos elementos e ferramentas de chave WEP foram reaproveitados no WPA mantendo algumas sensibilidades.

Hackers conseguem acessar os sistemas secundários que utilizam a proteção herdade do protocolo WEP. Isso inclusive facilita a ação de invasores porque eles não precisam realizar nenhum ataque para ter acesso à senha ou informações da sua rede.

WPA2 (Wi-Fi Protected Acces II)

Atualmente o WPA2 é a chave de segurança de rede Wi-Fi mais segura disponível sendo essa a segunda versão do WPA. Começou a ser usado em 2006 e nos dias de hoje é o protocolo mais utilizado no mundo. Esse sistema de segurança é indicado por todos os especialistas em tecnologia por reduzir a quase zero as chances de invasão e roubo de dados.

WPA2

WPA2

A grande segurança oferecida por esse sistema se deve ao padrão AES (Advanced Ecryption Standard) criado especialmente para ele. Foi criado também um mecanismo de criptografia de dados e informações com o nome de CCMP (Conter Cipher Mode). Esse mecanismo torna possível proteger os dados que eventualmente passam pela rede do aparelho roteador.

Gostou de entender mais sobre o conceito de chave de segurança? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.