Ser motorista de Uber se tornou uma opção para aumentar os ganhos financeiros de algumas pessoas e fonte principal de renda de outras. Contudo, há um forte questionamento a respeito do quão interessante do ponto de vista financeiro é apostar nesse trabalho. O aumento da quantidade de motoristas cadastrados nessa e em outras plataformas fez com que os ganhos a atividade parecesse um tanto desvalorizada.
A seguir vamos explicar como funciona o sistema de remuneração dos motoristas de Uber bem como se vale a pena para quem está precisando de um trabalho, seja para um extra ou para seu sustento principal.
Quanto o Uber Paga?
Atualmente, há mais de 600 mil motoristas particulares (incluindo outras plataformas de mobilidade além da Uber) que tem como média de ganhos R$ 20,00 por hora trabalhada. Claro que sendo uma média fica aberto para que alguns motoristas faturem mais ou menos do que isso. É interessante dizer que dependendo do método de trabalho utilizado pelo motorista é possível chegar a uma média mais alta do que os R$ 20,00 por hora.
Outro ponto que deve ser trazido para essa discussão a respeito de valer ou não a pena ser motorista de Uber é a quantidade de horas dirigindo. Muitos motoristas alertam que pode ser necessário fazer uma média de 10 ou 12 horas atrás do volante para faturar bem, mas é claro que a segurança deve ficar em primeiro lugar. Os motoristas não devem se manter atrás dos volantes se acreditarem que não estão em condições.
Valor de Corrida Estimada
Observando que em muitas corridas os passageiros acabavam pedindo desvios do caminho para os motoristas, a Uber, resolveu alterar o sistema de cobrança que estipulava um valor inicialmente. Agora o aplicativo faz um cálculo do valor estimado da corrida com uma faixa de preço que pode vir a ser cobrada. É uma forma de que os motoristas não acabem recebendo menos por uma corrida mais longa. Geralmente essa correção é aplicada às corridas que se tornam mais longas por desvios propostos pelos passageiros.
Vale a Pena Trabalhar Como Uber?
Para quem está precisando de uma fonte de renda e não está encontrando trabalho pode ser interessante passar a atuar como Uber. Quem gosta de dirigir e interagir com pessoas certamente não verá como um grande sacrifício. Contudo, nem todo mundo consegue manter seu equilíbrio emocional nessa atividade, esse é o ponto que deve ser usado como critério para determinar se vale ou não a pena. Não dá para ficar preso numa atividade de que não se gosta.
Se você está no grupo de quem vai enveredar por esse caminho indicamos que trace objetivos e metas. Assim o trabalho tende a se tornar mais lucrativo e você passa a ter uma ideia mais clara de quantas horas precisará dirigir para obter a renda desejada. Ter dias de folga e não passar o dia todo dirigindo são formas interessantes de equilibrar o tanto de atividade profissional para não ficar sobrecarregado. Considere o quanto esse trabalho pode ser extenuante para o seu perfil.