Tipos de Internet de Alta Velocidade

Quando você decidir fazer o upgrade do seu sistema dial-up de Internet de alta velocidade, mais novos e mais rápidos sistemas de banda larga podem gerar confusão. Isto acontece porque na verdade existem vários tipos diferentes de internet de alta velocidade disponíveis, com novas gerações de serviço em constante evolução. 

As Velocidades 

Todos os tipos de conexões rápidas, também conhecidas como banda larga, vão garantir que você tenha velocidades de download entre 200kilobits por segundo (kbps) até um colossal 15 Mbps com alguns dos novos tipos de serviços. A maioria dos provedores oferece uma velocidade de download final de 6 Mbps. No entanto, a menos que você tenha necessidade de fazer muitos downloads ou uploads, que a velocidade seja mais do que rápida o suficiente para carregar quase que instantaneamente de carga e raio maior velocidade de download. Velocidades de upload variam de opção de opção e de pacote para pacote, com upload geralmente mais lento que o download. 

DSL 

Uma das opções mais comuns para muitas empresas e usuários de computadores pessoais é adotar o DSL. A sigla DSL significa Digital SubscriberLine e usa as linhas telefônicas já existentes no local. As linhas telefônicas também podem ser adicionadas especificamente para o serviço DSL, no entanto, isso não é prática comum. Muitas vezes o serviço é fornecido em conjunto com o telefone, e até mesmo com pacotes de telefone celular, para oferecer uma opção de menor custo global para todos os serviços. 

Porta DSL , USB e Ethernet

Porta DSL , USB e Ethernet

Como os dados são enviados ao longo das linhas de telefone existem vários fatores que podem afetar sua velocidade de transferência de dados. O maior problema é o número de usuários em cada ramo da linha de serviço, bem como a distância entre o hub do serviço prestado para a residência ou empresa. A maioria das linhas DSL residenciais oferecem uma velocidade maior de download com menor velocidade de upload, pois os consumidores são tipicamente de navegação e download. Há opções de maior velocidade de upload para as empresas, especialmente aqueles que oferecem streaming de vídeos para conferências ou reuniões online. 

Internet a Cabo 

Internet a Cabo Funcionando

Internet a Cabo Funcionando

Os serviços de internet por cabo são frequentemente vendidos com os serviços de TV e até mesmo com serviços de telefone. Semelhante ao DSL, a internet a cabo é enviada através do cabo coaxial que fornece a programação da sua televisão. Há uma peça adicional de hardware, um modem a cabo que é adicionado entre o cabo coaxial e o computador, para traduzir os dados para o sistema do seu computador pode controlar. A maioria dos serviços oferece as mesmas velocidades em geral, como DSL, com as mesmas limitações em geral. 

Fibra Ótica 

A fibra ótica é um dos tipos de internet de alta velocidade mais novos e dos mais rápidos. É um serviço oferecido por empresas de telefonia em áreas urbanas e ainda não atingiu muitos dos pequenos centros e áreas rurais. A fibra ótica requer um cabo especial que é preenchido com linhas de vidro que são do diâmetro de um cabelo humano. Estas linhas de vidro permitem que os dados de transferência em distâncias maiores sem qualquer perda ou redução da velocidade, em comparação aos tipos tradicionais de fios de telefone de cobre. 

Fibra Ótica 

Fibra Ótica

Com o avanço da tecnologia, a internet também evoluiu muito. E, hoje, nós podemos encontrar internet de todas as velocidades e para todos os bolsos disponíveis no mercado. Confira abaixo quais são os principais tipos de internet que podemos encontrar: 

 Internet via Satélite: o objetivo desse serviço é disponibilizar uma internet que não precisa de cabos. E essa acabou se tornando uma boa alternativa para levar o serviço aos locais onde não tem como levar outras formas de acesso à internet. Trata-se de um serviço com uma boa velocidade. E a comunicação acontece do usuário para o satélite, e desde para o servidor. Tudo de forma ultra veloz.  

Internet via Satélite

Internet via Satélite

Essa internet recebe e envia dados, da mesma forma que acontece com as outras internets banda larga. O que diferencia a internet via satélite das demais é que, no caso dessa, ela usa antenas, ao invés de cabos, para levarem o serviço até a residência do usuário. 

Porém, para possibilitar o acesso, é necessário que o usuário tenha os aparelhos receptores adequados para os sinais que são transmitidos. Além do mais, também possui tem um custo bem mais elevado, o que o torna um pouco inviável para muitas pessoas. E a sua performance pode ser afetada em algumas situações como, por exemplo, se um objeto passar na frente da sua antena.  

 Internet via Fibra Óptica: esse serviço é muito bom, e o fornecimento não é interrompido por alguma interferência. Essa, inclusive, é uma das maiores vantagens da internet via fibra óptica: ela é imune à interferência. E também não apresenta erros de sinal. Possui uma boa velocidade, pois não envia as informações da mesma forma que acontece com os cabos convencionais. 

Essa internet tem capacidade de chegar a 50 Gbps, entregando um desempenho muito bom para as empresas e para os usuários domésticos. Ideal para realizar downloads e para jogar games. 

 Internet via Rádio: essa internet tem uma excelente cobertura. Para a sua instalação, é usado um conjunto de antenas, que permitem uma abrangência em uma área bem extensa. E isso é muito bom, pois possibilita que a internet possa ser levada para várias localidades, e até mesmo para comunidades locais. 

Internet via Rádio

Internet via Rádio

Uma das grandes vantagens desse tipo de internet é que ela funciona de uma maneira independente, uma vez que não precisa de TV a cabo e nem de telefone para funcionar. O que é muito bom, pois o cliente não precisa contratar um serviço que, muitas vezes, nem vai utilizar, só para ter acesso à internet. E não é só isso! Uma vez instalada, e de forma correta, geralmente, precisa de pouco manutenção. 

A internet via rádio consegue resolver problemas em regiões onde a fibra óptica ainda não consegue alcançar e onde a rede via cabo de cobre se encontra sobrecarregada. Em contrapartida, essa internet costuma apresentar muita instabilidade e falhas, pois trabalha com ondas eletromagnéticas. 

Caso aconteça eventos como tempestades, por exemplo, a conexão costuma sofrer uma queda. E também é bem difícil encontrar uma provedora que ofereça um serviço de internet com conexão com mais de 20 MB. Normalmente, elas são mais direcionadas para fins comerciais. Para os usuários comuns, as velocidades disponíveis costumam variar de 1 a 10 MB. 

 Internet a Cabo: semelhante ao antigo sistema chamado ADSL, mas com algumas pequenas diferenças. Nesse serviço não há assimetria no recebimento e envio dos dados, ou seja, é a mesma velocidade tanto para download quanto para upload. E a estrutura que se usa é a de cabeamento de TV, e não telefônica. 

Internet a Cabo

Internet a Cabo

É um tipo bem comum de internet para usuários domésticos. E não exige a instalação de linha telefônica. No entanto, devido à grande expansão dos serviços que usam a fibra óptica, esse sistema não tem tido tanta vantagem, uma vez que o serviço que usa a fibra é bem melhor e ainda tem um ótimo custo-benefício. 

Em determinados horários, a velocidade da conexão pode sofrer redução. E também é preciso ter modem específico e cabeamento de TV para usá-la. 

A velocidade da internet via cabo para downloads é muito boa, pois a velocidade para upload também é boa e permite obter lds mais altas.  

Como vimos, existem vários tipos diferentes de internet de alta velocidade. Você só precisa verificar a disponibilidade para a sua região e qual delas atende melhor à sua necessidade. Também é importante verificar antes o histórico da empresa, e opiniões sobre a qualidade do serviço oferecido por ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.