Vírus: Mitos e Verdades

Ouvimos falar de vírus o tempo todo. São programas maliciosos criados por hackers para destruir seu computador por qualquer razão. Neste artigo vamos esclarecer alguns boatos e elucidar algumas verdades.

Panes não são Sempre Vírus

Vírus: Mitos e Verdades

Vírus: Mitos e Verdades

A qualquer hora algo pode dar errado com o computador, e você não pode culpar tudo de ataque de vírus. O browser não inicia, é um vírus. Minha internet é muito lenta, é um vírus. As pessoas gostam de culpar os vírus, porque eles não gostam de admitir que o problema é sua culpa, uma vez que os vírus são criados para causar problemas. Só porque você tem um problema com seu computador, e não quer pagar por um novo antivírus.

Mesmo que você Saiba que é um “Vírus”, ele Provavelmente não é o Culpado

Sobre

Sobre

As pessoas gostam de jogar Trojans, worms, spywares, adwares e muitos outros tipos de malwares em um mesmo grupo, usando o termo geral como vírus. Qualquer coisa em um computador, que seja estranha e maliciosa, é agrupada na categoria de vírus, quando ela, tecnicamente, é um malware. Um vírus é apenas um código programado para se multiplicar. Eles servem para infectar tantos computadores quanto possíveis. Um vírus entra em um computador e um flash drive é conectado a ele.

O vírus se copia para essa unidade. O flash drive é conectado a outro computador, o vírus copia a si mesmo para esse computador. Esse computador se conecta a uma unidade de rede, e o vírus se copia nela. A unidade de rede está ligada a várias dezenas de computadores, e o vírus copia a si mesmo para todos eles. Geralmente, um vírus é criado para servir a um propósito muito simples, mas se expandiu ao longo de dezenas, centenas ou milhares de computadores, e pode se tornar muito poderoso (não necessariamente assumir o controle, o que faz um cavalo de Tróia).

Apenas porque você tem um Mac, não quer Dizer que está Imune

Softwares

Softwares

É um equívoco comum dizer que os Macs não pegam vírus. Vírus em Macs são menos comuns, mas existem. É apenas uma questão de números. Mais pessoas usam PCs do que Macs, assim, os programadores e hackers acham mais rentável criar vírus para estes computadores. No entanto, algumas pessoas escrevem vírus que não funcionam em Macs, mas ainda assim a ameaça existe.

Alguns meses atrás eu estava verificando uma rede. Cerca de sete computadores e um servidor regular. Um dos computadores era um Mac. A rede estava com problemas, e por isso, uma das coisas que fiz foi uma verificação de vírus. Eu encontrei todos os computadores com Windows infectados com uma variedade de coisas, a maioria das infecções secundárias, mas houve um ou dois programas maliciosos, que se apresentaram em todos os computadores. Estudando o ataque, eu descobri que esses programas podem ser rastreados diretamente para o Mac. Mais precisamente, através do programa LimeWire, o que me leva para o meu próximo ponto:

Sim, o LimeWire Sempre foi Repleto de Vírus

Mas agora que ele foi desligado, não temos esse problema. Mas esteja avisado: se você se envolve em downloads ilegais, pelo menos obtenha um antivírus decente. De preferência, legal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.